
Motorola 16 Mai
17 de maio de 2024 32
Utilizar vários aplicativos no celular ao mesmo tempo se tornou algo natural no cotidiano dos usuários. Fazer pesquisas na web, abrir documentos, navegar nas redes sociais e realizar outras tarefas simultaneamente é uma das funções mais importantes em um smartphone, e para isso, um recurso muito importante é a memória de acesso aleatório (RAM).
Já comentamos sobre a importância desse componente em um notebook, e agora, em primeira mão ao TudoCelular, a Motorola explica por que a capacidade da memória tem um impacto direto na experiência dos usuários de smartphones, destacando também seu recurso exclusivo que promete aumentar o desempenho de multitarefa: o RAM Boost.
Além de permitir executar vários aplicativos ao mesmo tempo, uma boa capacidade de memória RAM é fundamental para que o usuário rode jogos em seu celular, tablet ou PC. A função dessa memória é armazenar dados do sistema operacional e dos aplicativos em execução temporariamente, tornando os processos mais rápidos.
Quando muitos aplicativos estão abertos ao mesmo tempo, o smartphone utilizará mais RAM. Atualmente, a maioria dos celulares básicos possui 4 GB, o que pode nem sempre ser suficiente para lidar com os aplicativos modernos — que se tornam cada vez mais exigentes quando o assunto são os requisitos de hardware.
Em vez de forçar o consumidor a buscar celulares mais poderosos, atualmente, existe uma tecnologia chamada de “memória virtual”, que permite utilizar parte do armazenamento interno do celular como RAM. A função entra em cena somente quando necessário, isto é, quando houver pouco espaço disponível na memória de acesso aleatório.
Com isso, os dados que precisam ser constantemente lidos pelo sistema operacional — que deveriam estar na memória de acesso aleatório — podem ficar guardados na unidade de armazenamento e ser acessados de maneira rápida. Quando o uso da memória diminui, o recurso pode ser desativado e tudo volta ao estado normal.
“É uma função opcional que ajuda seu smartphone a ter mais aplicativos abertos ao mesmo tempo, melhorando o desempenho geral quando as pessoas mais precisam”, afirma Marcelo Daou, head de Produtos da Motorola.
Cada fabricante tem seu próprio recurso de memória virtual. A Motorola destaca o RAM Boost, que está presente em seus celulares de diferentes linhas e gerações — incluindo o Moto G04, Moto G34 5G, Moto G84 5G e o Edge 40.
De acordo com a empresa, essa funcionalidade se destaca por ser mais eficiente ao utilizar uma parte mínima do armazenamento interno como se fosse memória RAM. A função consome apenas 1/3 da memória física. Com isso, 4 GB de RAM Boost ocupa apenas 1,3 GB do armazenamento interno; 8 GB de RAM Boost ocupa 2,6 GB.
Para verificar se o recurso está disponível em seu Motorola, basta seguir o caminho: Configurações > Sistema > Desempenho > Otimização de RAM.
7 meses atrásQuando colocamos lado a lado estes smartphones da Samsung e da Motorola, temos o melhor dentre os mais modestos em qual fabricante? É isso que vamos descobrir agora, no Comparativo do TudoCelular.
8 meses atrásComo já é de costume, chegou o momento de sabermos quais foram os dez celulares mais buscados do mês anterior no TudoCelular, com as informações relativas a novembro de 2024.
9 meses atrásSmartphone intermediário pode ser encontrado com desconto por tempo limitado.
10 meses atrásChegou o momento de a gente conferir o ranking dos celulares mais buscados no TudoCelular, com as informações atualizadas de outubro de 2024.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários