LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Primeira mão: Motorola explica como "RAM Virtual" pode aumentar desempenho do celular

17 de maio de 2024 32

Utilizar vários aplicativos no celular ao mesmo tempo se tornou algo natural no cotidiano dos usuários. Fazer pesquisas na web, abrir documentos, navegar nas redes sociais e realizar outras tarefas simultaneamente é uma das funções mais importantes em um smartphone, e para isso, um recurso muito importante é a memória de acesso aleatório (RAM).

Já comentamos sobre a importância desse componente em um notebook, e agora, em primeira mão ao TudoCelular, a Motorola explica por que a capacidade da memória tem um impacto direto na experiência dos usuários de smartphones, destacando também seu recurso exclusivo que promete aumentar o desempenho de multitarefa: o RAM Boost.

(Imagem: Reprodução)

Além de permitir executar vários aplicativos ao mesmo tempo, uma boa capacidade de memória RAM é fundamental para que o usuário rode jogos em seu celular, tablet ou PC. A função dessa memória é armazenar dados do sistema operacional e dos aplicativos em execução temporariamente, tornando os processos mais rápidos.

Quando muitos aplicativos estão abertos ao mesmo tempo, o smartphone utilizará mais RAM. Atualmente, a maioria dos celulares básicos possui 4 GB, o que pode nem sempre ser suficiente para lidar com os aplicativos modernos — que se tornam cada vez mais exigentes quando o assunto são os requisitos de hardware.

Em vez de forçar o consumidor a buscar celulares mais poderosos, atualmente, existe uma tecnologia chamada de “memória virtual”, que permite utilizar parte do armazenamento interno do celular como RAM. A função entra em cena somente quando necessário, isto é, quando houver pouco espaço disponível na memória de acesso aleatório.

(Imagem: Reprodução)

Com isso, os dados que precisam ser constantemente lidos pelo sistema operacional — que deveriam estar na memória de acesso aleatório — podem ficar guardados na unidade de armazenamento e ser acessados de maneira rápida. Quando o uso da memória diminui, o recurso pode ser desativado e tudo volta ao estado normal.

“É uma função opcional que ajuda seu smartphone a ter mais aplicativos abertos ao mesmo tempo, melhorando o desempenho geral quando as pessoas mais precisam”, afirma Marcelo Daou, head de Produtos da Motorola.

RAM Boost é mais eficiente, segundo Motorola

Cada fabricante tem seu próprio recurso de memória virtual. A Motorola destaca o RAM Boost, que está presente em seus celulares de diferentes linhas e gerações — incluindo o Moto G04, Moto G34 5G, Moto G84 5G e o Edge 40.

De acordo com a empresa, essa funcionalidade se destaca por ser mais eficiente ao utilizar uma parte mínima do armazenamento interno como se fosse memória RAM. A função consome apenas 1/3 da memória física. Com isso, 4 GB de RAM Boost ocupa apenas 1,3 GB do armazenamento interno; 8 GB de RAM Boost ocupa 2,6 GB.

Para verificar se o recurso está disponível em seu Motorola, basta seguir o caminho: Configurações > Sistema > Desempenho > Otimização de RAM.

Veja mais!

Mais Notícias

32

Comentários

Primeira mão: Motorola explica como "RAM Virtual" pode aumentar desempenho do celular
  • Kkk um monte de mi-mi-mi
    Ajuda no desempenho sim. Um leitor de PDF, ocupa 100 a 150mb de ram num PDF muito grande. Se está ali sem uso e é jogado para a ram virtual, vai ser em segundos, com as memórias atuais passando dis 200mbs em celulares básicos.
    E ficará lá aguardando ser usado para voltar a ram física.
    Só não tem milagre em jogos! Que aí é fechar tudo e usar somente o jogo em questão.
    Aí, vai desgastar a memória do celular kkk
    As memórias de armazenamento dos celulares já suportam 10.000 ciclos antes de atingir a vida útil e não significa que vai estragar de fato. Um aparelho com 128gb, será 1,247 terá de vida útil.
    Se todos os dias você gravar e apagar 128gb no armazenamento interno do celular, levaria mais de 27 anos para atingir a vida útil! Você vai usar 27 anos o celular?
    Mesmo usando 512gb por dia, que é 4X a memória interna, levaria uns 7 anos para queimar o chip.
    Isso em um aparelho com 128gb, pois se for de 256GB, já levará o dobro, e 512gb, 4 vezes esse tempo.
    Se usa o celular para jogos, desliga a ram virtual. Não usa jogos, só abre vários aplicativos mesmo? Pode ligar a ram virtual e ser feliz!
    Vai esquentar o celular?
    Aí, mais esquenta o celular! História! Vai esquentar igual, se forçar!
    O resto é só Maria vai com as outras!

      • Observo que esquenta mas quando tá ativado é não ajuda em nada por causa da velocidade todas as marcas eu desativo

          • Memória virtual existe há eras no pc . NÃO USEM ISSO! Degrada o dispositivo de armazenamento.

              • Nao, nao pode, isso e balela, esta briga por quantidade de RAM oferecida esta exatamente igual foi a briga pelo megapixel na epoca das cameras digitais, vieram uma e outra marcas anunciando os megapixel interpolado. Que fazia uma camera con sensor nativo de 4mp poder ser anunciando como uma camera de 12MP.
                No inicio enganou muita gente, mas no final o povo aprendeu. E notou que em muitos casos as cameras de 12MP interpolado tinha qualidade de imagem extremamente inferiores que outras de 4 ou 8 MP.

                O principal intuito da RAM e ser uma memória de acesso rapido. E eu uso virtualizado faz o funcionamento ser exatamente o oposto.

                BALELA BALELA BALELA ISSO.
                E puro marketing para vender aparelhos de 4 de RAM como se fossem de 8.
                Ou vender aparelhos de 8 como se fossem de 16.

                Nao caiam nesta historia.
                Quem ainda acredita nesta historinha vai pesquisar sobre o que e e para que serve a memoria RAM. So depois va comprar o Celular.
                Duvido muito aceitar uma RAM virtualozada
                Kkkkkkkk

                  • Meehhh

                      • Papo furado da Motorola! tenho um Edge 40 com o lixoso Dimensity 8020 MediaTek, 8 RAM fantasma e não influi nada é puro placebo digital.

                        • Aqui temos piadistas, palhaços e bobo da corte né Motoirola.

                            • Se não me engano, a memória virtual só entra em ação quando esgota a memória principal..tendo 8gb de RAM, é bem raro que isso seja usado.

                                • Ta,

                                  Tem alguns problemas com essa história. O primeiro, os jogos não enxergam como memória extra então não serve muito. Segundo, mesmo smartphones com UFS 3.1 pra cima vão sofrer com a velocidade de escrita e acesso e deixar seu celular lento.

                                    • OI
                                      TUDO BEM
                                      BOA NOITE
                                      MEU CELULAR E DA MARCAR SAMSUNG GALAXY S23 ULTRA 5G
                                      A MEMÓRIA INTERNA 1TB E A MEMÓRIA RAM 12GB E MAIS AUMENTA 8GB DE MEMÓRIA RAM E VÊM COM ANDROID 13 INATIVO A SEGUNDA VERSÃO
                                      ELE JÁ RECEBEU ANDROID 14 A SEGUNDA VERSÃO
                                      MEU CELULAR VAI RECEBER ATÉ 4 ANDROID 4 ANOS
                                      E 5 ANOS PECHT DE SEGURANÇA

                                      • Pelo menos a Motorola já aprendeu que é bom trazer os celulares com 8 de ram mas deixar a versão de 4 de ram disponível. Também vender na própria loja mais barato que no mercado aberto . Espero que a Samsung acorde pra ver a sacanagem que é lançar vários e vários celulares nesse ano com 4 de ram e simplesmente lá fora tem a versão de 8 o que é sacanagem. A Samsung tem capacidade de vender bem e é mais barato pra ela fazer isso. A Motorola bem mais atrás tá conseguindo fazer. Interessante que foi ela que começou a fazer a coisa de básico e médio tem processador fortes aí do além os outros fizeram e mas depois ela recuou . Aí agora ela tá com ram melhor e Full snapdragon ou mediateks brutos . Espero que ela consiga influênciar novamente ao mercado a se enxergar novamente. A tela LCD da pra ir pelo menos ela é confiável e bem legal em jogos e principalmente em emuladores e não sofre de bugs . Ate não ser snapdragon da pra ir . Agora deixar o povo sem ram suficiente que nun pode sair do navegador ou do YouTube pra mexer no whatsapp que quando volta o celular fechou o aplicativo anterior é sacanagem. Em 2020 já era meio apertado pra os celulares ter 4 de ram .aí tá até agora insistindo em fazer o público aturar 4 de ram . A ram plus ajuda sim muito mas é uma sobrevivência pra uma vida longa do celular, não é a base dele , o celular trabalha um pouco mais e pode afetar a temperatura do celular tirando todo o equilíbrio do sistema e principalmente do jogo. Espero que isso mude se não vai começar a bombar a Motorola denovo por causa do básico ser realmente um básico de respeito e os outros indo atrás dela novamente sendo que poderiam está estáveis se mantivesse a evolução direito necessária dos aparelhos

                                          • Vai fazer seu processador trabalhar o tempo todo para transformar armazenamento em RAM sem necessidade, a maioria não exige tanto do multitarefas do celular

                                              • O celular fica lento no multitarefa? Sim. Vc amplia seu multitarefa? Sim tmb. Coloque na balança. Mas o correto seria o mínimo 6gb ram+.

                                                  • Sabemos que na prática só sentimos impacto de 10% se o tipo de armazenamento foi UFS 3.0 pra cima.

                                                      • O bom mesmo é só a RAM de verdade, hoje já tem no mercado aparelhos básicos com 8GB de RAM.

                                                          • Só funciona de verdade se for armazenamento UFS 2.0 pra cima, com armazenamento eMMC é só travamento.

                                                              • realidade: não serve pra nada além de fazer marketing dizendo que tem "16 GB de RAM virtual"

                                                                • E a gente sabe que de fato não melhora

                                                                    • e mesmo assim trava.

                                                                      • Essas informações do tipo de armazenamento deveria ter nas avaliações do TudoCelular, pois são bem relevantes..

                                                                        • Talvez faça alguma pequena diferença se o armazenamento for no mínimo UFS 3.0 pra cima, do contrário piora o desempenho e o carregamento de apps...

                                                                          Android

                                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                          Android

                                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                          Especiais

                                                                          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                          Software

                                                                          Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2