Google 04 Set
O Google acaba de disponibilizar a versão final do Android 15, mas parece que algumas mudanças significativas do sistema operacional devem ficar reservadas para o Android 16. Conforme detalhado por Mishaal Rahman, jornalista especializado no Android, a próxima versão do software pode trazer uma grande mudança em seu painel de notificações.
Aparentemente, a gigante das buscas está experimentando internamente um novo design que separa o painel de notificações da área de configurações rápidas. Rahman encontrou códigos referentes a essa mudança enquanto analisava o código-fonte da versão beta do Android 15 QPR1, que será a primeira atualização trimestral do software.
Para contexto, no Android 15, ao deslizar o dedo uma vez de cima para baixo, o usuário acessa o painel de notificações, onde também são exibidos alguns atalhos fixos para configurações, como Wi-Fi e Bluetooth. Deslize mais uma vez, e o painel de configurações rápidas é mostrado com todas as opções de controle disponíveis.
O vídeo a seguir mostra como funcionaria o novo design do painel superior. Rahman afirma que, ao deslizar o dedo de cima para baixo, o sistema operacional continua exibindo as notificações, mas o painel agora ocupa apenas uma pequena parte da tela. Ao “puxar” o painel uma segunda vez, ele não abre as configurações rápidas.
Em vez disso, o painel de configurações rápidas pode ser acessado ao deslizar dois dedos a partir do topo da tela. Ao realizar esse gesto, todas as configurações são mostradas. É possível deslizar para a esquerda ou direita para ver mais opções disponíveis.
É possível observar que o design renovado ainda requer polimento, uma vez que vários botões e elementos da interface de usuário estão inacabados. Além disso, os painéis ainda não se adaptam corretamente ao modo claro do sistema operacional, uma vez que o texto branco é impossível de ser lido em um fundo claro.
As capturas de tela divulgadas pelo jornalista mostram uma etiqueta na parte inferior que diz “flexi🥛” — uma versão estilizada com emoji do codinome “Flexiglass”, que é o termo utilizado para se referir à grande reformulação que o Google está preparando para o SystemUI, o componente que gerencia a interface gráfica do Android.
Embora esteja presente no código-fonte da atualização QPR1, é improvável que o novo design seja implementado no Android 15. A melhor aposta é que o Google reserve essa grande novidade para o lançamento do Android 16, que deve ocorrer em meados de 2025.
Cabe lembrar que o HyperOS, da Xiaomi, já possui uma característica muito semelhante ao que o Google propõe com o novo design que chegaria a bordo do Android 16. Dispositivos que rodam o software da gigante chinesa têm painéis separados para notificações e configurações rápidas, e é possível que esse design também chegue à One UI 7.0 da Samsung.
Google Pixel 9
Comparar Aviso de preço Expandir3 semanas atrásSerá que a Apple consegue bater de frente com seus principais concorrentes com os iPhone 16 e 16 Plus? Descubra agora.
1 mês atrásO Google Pixel 9 foi lançado em conjunto com os modelos da linha Pro e, por incrível que pareça, esse aparelho traz um custo-benefício muito melhor para quem procura ter o seu primeiro Pixel. Saiba mais neste hands-on feito pelo TudoCelular para o público brasileiro.
1 mês atrásParece que a empresa mudou alguns critérios de como o Android vê os carregadores rápidos
1 mês atrásModelo de entrada da linha teve sua reparabilidade avaliada por famoso canal do YouTube.
Comentários