
Google 04 Set
06 de setembro de 2024 13
O Google acaba de disponibilizar a versão final do Android 15, mas parece que algumas mudanças significativas do sistema operacional devem ficar reservadas para o Android 16. Conforme detalhado por Mishaal Rahman, jornalista especializado no Android, a próxima versão do software pode trazer uma grande mudança em seu painel de notificações.
Aparentemente, a gigante das buscas está experimentando internamente um novo design que separa o painel de notificações da área de configurações rápidas. Rahman encontrou códigos referentes a essa mudança enquanto analisava o código-fonte da versão beta do Android 15 QPR1, que será a primeira atualização trimestral do software.
Para contexto, no Android 15, ao deslizar o dedo uma vez de cima para baixo, o usuário acessa o painel de notificações, onde também são exibidos alguns atalhos fixos para configurações, como Wi-Fi e Bluetooth. Deslize mais uma vez, e o painel de configurações rápidas é mostrado com todas as opções de controle disponíveis.
O vídeo a seguir mostra como funcionaria o novo design do painel superior. Rahman afirma que, ao deslizar o dedo de cima para baixo, o sistema operacional continua exibindo as notificações, mas o painel agora ocupa apenas uma pequena parte da tela. Ao “puxar” o painel uma segunda vez, ele não abre as configurações rápidas.
Em vez disso, o painel de configurações rápidas pode ser acessado ao deslizar dois dedos a partir do topo da tela. Ao realizar esse gesto, todas as configurações são mostradas. É possível deslizar para a esquerda ou direita para ver mais opções disponíveis.
É possível observar que o design renovado ainda requer polimento, uma vez que vários botões e elementos da interface de usuário estão inacabados. Além disso, os painéis ainda não se adaptam corretamente ao modo claro do sistema operacional, uma vez que o texto branco é impossível de ser lido em um fundo claro.
As capturas de tela divulgadas pelo jornalista mostram uma etiqueta na parte inferior que diz “flexi🥛” — uma versão estilizada com emoji do codinome “Flexiglass”, que é o termo utilizado para se referir à grande reformulação que o Google está preparando para o SystemUI, o componente que gerencia a interface gráfica do Android.
Embora esteja presente no código-fonte da atualização QPR1, é improvável que o novo design seja implementado no Android 15. A melhor aposta é que o Google reserve essa grande novidade para o lançamento do Android 16, que deve ocorrer em meados de 2025.
Cabe lembrar que o HyperOS, da Xiaomi, já possui uma característica muito semelhante ao que o Google propõe com o novo design que chegaria a bordo do Android 16. Dispositivos que rodam o software da gigante chinesa têm painéis separados para notificações e configurações rápidas, e é possível que esse design também chegue à One UI 7.0 da Samsung.
2 semanas atrásPixel 7 tem vendas banidas no Japão. Pixel 8 e Pixel 9 podem ser os próximos!
1 mês atrásO TudoCelular informa a você quais celulares já podem ser contemplados com a mais recente versão do sistema operacional do Google.
3 meses atrásA assistente de IA estava prevista para ser lançada em conjunto com a família Pixel 9.
4 meses atrásUm dos maiores pedidos dos usuários será atendido por donos de celulares Pixel com o Android 16.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários