
Apple 20 Set
01 de outubro de 2024 6
Mantendo a estratégia de gerações anteriores, a Apple apresentou sua nova linha de celulares com diferentes opções de processadores. O A18 é o chipset mais simples que equipa o iPhone 16 e iPhone 16 Plus, enquanto o A18 Pro garante um desempenho maior e recursos adicionais ao iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max.
Na segunda-feira (31), fotografias divulgadas pelo site Chipwise mostraram detalhes da arquitetura interna do A18 e A18 Pro, revelando algumas diferenças na organização dos núcleos de CPU e GPU, e provando que ambos são chips projetados separadamente — portanto, não são baseados em uma mesma matriz.
A imagem acima mostra a embalagem e arquitetura do A18 e A18 Pro. Ambos são produzidos com o Integrated Fan-Out Package-on-Package (InFO-PoP) da TSMC, que consiste em empilhar a memória dinâmica na matriz do chipset, adicionando também camadas de redistribuição de alta densidade através do método Through InFO Via.
Em suma, isso significa que a embalagem dos novos processadores é menor, mas possui desempenho térmico e elétrico superior às técnicas de produção convencionais da TSMC. Os chips são fabricados utilizando a litografia de 3 nanômetros de segunda geração — também conhecida como “N3E” —, que também melhora a eficiência energética.
Embora a fonte não tenha inserido legendas para ajudar a identificar cada bloco de processamento do A18 e A18 Pro, é possível deduzir, com base em fotografias de chips anteriores da Apple, que os grandes quadrados e retângulos brancos são as memórias cache, que são compartilhadas entre núcleos de CPU e GPU.
À esquerda, os blocos maiores podem ser o cache de nível do sistema (SLC), enquanto os demais são os caches da CPU. Desta forma, à esquerda do cache de nível do sistema do A18, é possível encontrar os cinco núcleos da GPU. O A18 Pro possui seis núcleos gráficos, rendendo um desempenho extra em jogos e outros aplicativos de renderização.
O bloco de memória cache na área central dos processadores é compartilhado entre os quatro núcleos de alta eficiência da CPU, enquanto os dois blocos de memória cache à direita são compartilhados entre os núcleos maiores de alto desempenho. Na parte inferior dos chips, é possível ver o que poderia ser o Neural Engine.
É comum que fabricantes de processadores criem diferentes produtos a partir de uma única matriz. Como exemplo, um Intel Core i7-14700KF possui matriz idêntica ao Core i7-14700K, mas tem sua placa de vídeo integrada desabilitada por possíveis falhas na produção. Isso permite que a fabricante reduza prejuízos na fabricação do hardware.
No entanto, ao observar as imagens, fica claro que a Apple utilizou matrizes completamente diferentes para o A18 e A18 Pro — mesmo que ambos os chips tenham várias semelhanças na CPU, GPU e NPU.
O iPhone 16, iPhone 16 Plus, iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max já estão disponíveis em pré-venda no Brasil com preços sugeridos variando entre R$ 7.799 e R$ 15.499. Esta é a primeira geração otimizada para a Apple Intelligence, a suíte de ferramentas de inteligência artificial da marca, mas as funções ainda não estão disponíveis em nosso país.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários