
Curiosidade 28 Set
03 de março de 2025 0
Como você bem sabe, usar um serviço de e-mail costuma ser uma ação que exige internet. Afinal, é preciso de conexão para acessar e responder as mensagens que recebeu. Mas e se não precisasse ser exatamente assim?
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira como usar o Gmail offline para ler e responder os e-mails da sua caixa de entrada mesmo sem uma conexão com a internet.
O Gmail conta com um modo offline que possibilita aos usuários ler, responder e gerenciar seus e-mails mesmo sem uma conexão com a internet. O serviço sincroniza as mensagens recentes e torna possível pesquisar por e-mails, abrir anexos e até mesmo responder mensagens. Assim, permite manter a caixa de entrada atualizada mesmo em um local com baixa ou nenhuma conectividade.
Mas não tem milagre: embora o recurso passe a impressão de que o trabalho continua a ser feito mesmo sem internet, as ações realizadas só surtem efeito real quando a conexão é restabelecida; como se ficassem em standby aguardando a conexão.
Então, todos os e-mails redigidos durante o período serão armazenados em uma caixa de saída e só serão enviados – automaticamente – quando o dispositivo for conectado novamente. Da mesma forma, as ações tomadas na caixa de entrada só serão sincronizadas quando a conexão for restabelecida.
Para ativar e usar o recurso no seu computador, é preciso usar o Google Chrome em uma aba padrão, já que ele não é compatível com outros navegadores e nem com as janelas anônimas do browser. Confira as instruções:
Como você pode imaginar, quanto maior a quantidade de dias sincronizados, mais armazenamento da máquina será necessário. Da mesma forma, optar por “Baixar anexos” também exigirá mais espaço.
Em “Segurança”, pode ser mais viável “Manter os dados off-line no computador” mesmo depois de sair da conta ou mudar de senha caso o dispositivo em questão seja utilizado somente por você e não corra grandes riscos de ser furtado. Do contrário, “Remover dados off-line do computador” pode a uma opção mais indicada, mesmo que isso implique em um pouco de lentidão em alguns momentos.
Em qualquer uma as opções, os dados serão apagados caso o usuário retorne ao mesmo menu, desative os e-mails offline e salve as alterações.
Lembre-se que o modo offline não sincroniza entre aparelhos. Ele precisa ser ativado em todos os dispositivos em que você pretende usá-lo.
Quando o modo offline estiver ativado, você poderá continuar a lidar com seus e-mails no Gmail quase como se estivesse on-line. Poderá abrir sua caixa de entrada no Chrome, pesquisar por e-mails antigos, ler mensagens e até respondê-las, se quiser. A única diferença, como mencionamos, é que os e-mails enviados, assim como as alterações realizadas, só serão efetivadas quando uma conexão com a internet for estabelecida.
Mas alguns pontos precisam ser destacados. Embora a pesquisa por mensagens antigas funcione, ela só se estende pelo período sincronizado: 7, 30 ou 90 dias. Se você precisa de um e-mail que ultrapassa esse prazo, precisará se reconectar a internet.
Outro ponto que pode ser afetado é o dos anexos. Se um e-mail foi sincronizado offline com seu anexo, o anexo poderá ser visualizado mesmo sem internet. No entanto, baixar novos anexos, assim como enviar e-mails com anexos muito grandes, também exigirá uma conexão de dados.
O modo offline do Gmail pode ser de grande ajuda para quem não pode ficar muito tempo longe da sua caixa de entrada, mesmo sem internet. Com ele, você pode se manter produtivo mesmo estando offline.
Mas se você ainda tem internet por dados móveis no celular e precisa acessar uma mensagem ou baixar um anexo rapidinho, pode transformar seu aparelho em um ponto de acesso wi-fi para fazer isso. Confira esses nossos outros tutoriais:
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários