
Economia e mercado 24 Abr
03 de março de 2025 152
Mais recente topo de linha premium da Samsung, o Galaxy S25 Ultra acaba de ter o conjunto de câmeras avaliado pelos especialistas do portal DXOMARK. Sem trazer grandes mudanças em relação aos antecessores, o dispositivo entrega boa qualidade, mas não empolga, empatando com alguns aparelhos mais antigos e passando longe de rivais modernos com sensores e lentes superiores.
Em termos de hardware, o conjunto de câmeras do Galaxy S25 Ultra não é tão diferente do visto no Galaxy S24 Ultra, apostando no novo processador Snapdragon 8 Elite for Galaxy e em uma lente ultrawide aprimorada para oferecer melhorias. O smartphone vem equipado com quatro sensores traseiros, liderados por uma câmera de 200 MP com abertura de f/1.7, foco automático por detecção de fase (PDAF) e estabilização óptica (OIS).
Também estão presentes a nova ultrawide de 50 MP com abertura de f/1.9, PDAF e campo de visão de 120°, telefoto de 10 MP com zoom óptico de 3x, abertura de f/2.4, PDAF e OIS, e telefoto periscópio de 50 MP com zoom óptico de 5x, abertura de f/3.4, PDAF e OIS.
Segundo os engenheiros do DXOMARK, o dispositivo entrega desempenho sólido em fotografia, e é forte em gravação de vídeos, mas ainda está bem distante de concorrentes recentes.
Foram apontados como pontos positivos o bom nível de detalhes com zoom, especialmente de longo alcance; a boa exposição e o alcance dinâmico amplo em vídeos em ambientes bem iluminados; e o bom nível de detalhes em fotos e vídeos na maioria das condições de luz.
Outros pontos fortes incluem as tonalidades de pele precisas em cenas pouco desafiadoras, e a renderização de cores naturais com um balanço de branco neutro em gravações feitas em boas condições de luz e em ambientes internos.
Como pontos negativos, são mencionados instabilidades no foco automático e problemas com adaptação da exposição em vídeos; presença notável de ruído em gravações feitas em baixa luz; ruído notável em fotos de alto contraste e feitas em cenas noturnas; artefatos de coloração do balanço de branco ocasionais, especialmente sob baixa luz; e erros ocasionais na ativação do modo bokeh em retratos.
Diante desses resultados, o Galaxy S25 Ultra obteve um total de 146 pontos, empatando com modelos menos avançados, como o Motorola Edge 50 Ultra, e até concorrentes mais antigos, incluindo o iPhone 14 Pro, posicionando-se assim na 24ª colocação do ranking de câmeras do portal.
Com essa pontuação, o aparelho passa longe de rivais mais modernos, como o Huawei Pura 70 UItra e o OPPO Find X8 Pro, que apostam em câmeras e sensores mais robustos, aliados a um pós-processamento mais poderoso que os coloca no topo do tabela. O modelo da Samsung ainda tem boa qualidade geral e entrega avanços em comparação com a geração anterior, mas não seria a opção para quem quer o melhor em fotografia.
Lançado no final de janeiro, o Samsung Galaxy S25 Ultra trouxe no geral refinamentos em relação ao antecessor, tendo como destaques o design reto de cantos arredondados, processador Snapdragon 8 Elite for Galaxy, tela Dynamic AMOLED 2X com resolução Quad HD+, taxa de 120 Hz e novo vidro antirreflexo Gorilla Armor 2. A novidade já está à venda com preços oficiais que partem dos R$ 11.999, ainda que já haja promoções agressivas na casa dos R$ 7 mil.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários