
Segurança 15 Mai
Embora o fim do suporte oficial do Windows 10 já tenha data marcada: 14 de outubro de 2025, a Microsoft continua lançado atualizações para o sistema antes de dar o último adeus (ou quase isso). Agora, em um novo update, a empresa deu um passo atrás e resolveu trazer de volta a marcação de segundos do relógio do Windows 10.
Talvez você nem tenha notado a diferença, ou talvez de fato ela nem tenha chegado para você – uma vez que essas mudanças costumam ser graduais –, mas no último mês de janeiro a Microsoft liberou um update para o Windows 10 que adicionava mais informações para o menu de data do sistema operacional; aquele que sobe sempre que você clica no relógio, no canto da tela.
Nesta atualização, a companhia adicionou novas opções para uma interação mais completa com os eventos marcados no calendário, mas ao mesmo tempo removeu o relógio completo da parte superior, que trazia a marcação de segundos. A mudança não chegou a ser informada em nenhum dos relatórios de atualização do sistema.
Mas ao que parece, a alteração não noticiada levantou reclamações. Isso, pois além de confirmar que havia removido os segundos deliberadamente em algum momento no passado, a empresa informou que trará a marcação (junto ao relógio completo) de volta. A “novidade” foi identificada nas anotações de lançamento da Build 19045.5912 do Windows 10:
“Traz de volta a visualização do relógio que exibia os segundos no calendário que havia sido removida”, informou.
Apesar do retorno não tão triunfal do relógio completo, o restante do menu deverá permanecer o mesmo, com a opção de visualização dos eventos logo abaixo do calendário. Ou seja, para quem gostou da novidade e para quem gostava dos segundos, uma vitória completa.
A mudança estará disponível para parte dos usuários do sistema a partir da atualização opcional do final deste mês de maio – sendo amplamente disponibilizada a partir de um patch do próximo mês de junho.
Para quem não gostou da exibição dos eventos do dia, a interface traz a opção de ocultá-los: basta clicar no ícone de três pontos no topo do menu e clicar em “Ocultar configuração da agenda”.
Para aqueles que deixarem a interface ativada, clicar em um evento ou no seu ícone faz com que o calendário abra uma nova aba do Edge com uma pesquisa do Bing para o evento; caso seja uma data comemorativa ou um feriado, por exemplo.
Embora tenha tirado o relógio completo do menu do Windows 10 em algum momento no passado, a Microsoft fez o movimento contrário no Windows 11; como se estivesse fazendo uma espécie de transferência entre os sistemas. Desde o último mês de abril, a versão mais atual do S.O conta com um relógio muito parecido com o antigo (e agora “novo”) relógio do Windows 10 – trazendo inclusive os segundos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários