
17 Junho 2015
Quando você entra no Google e tenta procurar por imagens de termos como "mãos" e "pés" os resultados são sempre os membros de pessoas brancas. A estudante de design sueca, Johanna Burai, percebeu o problema ao procurar a imagem de uma mão negra. Ao digitar o termo "hand" no Google, os primeiros 800 resultados são para mãos de pessoas brancas.
Para encontrar partes do corpo com mais diversidade étnica é necessário escrever termos mais específicos nos parâmetros de busca. Tendo em vista este problema, o estudante decidiu criar um movimento batizado de Wolrd White Web (um trocadilho com o nome "oficial" da internet World Wide Web), que visa lutar por uma internet mais democrática etnicamente.
A ideia do grupo é eliminar a falta de diversidade nos buscadores da internet ao trazer a percepção deste problema para as empresas responsáveis por eles. O site da campanha mostra seis imagens de mão diferentes, que devem ser compartilhadas de forma ampla na Web para que seu ranking no Google seja aprimorado e ela apareça mais vezes nas buscas.
O site da campanha também apresenta várias informações no campo da diversidade, como o privilégio dos brancos e o racismo institucional. Johanna Burai diz que o que a motivou para criar o movimento.
"Eu acho que representação é um problema importante para todos nós. Ser representado de uma forma positiva ou neutra por todos os tipos de mídia, como televisão, revistas, comerciais e filmes. Por esta razão eu quero fazer o Google Images o mais diverso possível."
Com menos de uma semana, a imagem já foi compartilhada por mais de 5 mil pessoas no Facebook, será interessante observar o impacto desse gesto tão importante.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários