LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

A espinha dorsal da internet! Veja um mapa com todos os cabos submarinos que interligam o mundo

14 de agosto de 2017 7

A internet é, hoje, usada por bilhões de pessoas. Em computadores, notebooks, celulares, tablets, relógios e TVs inteligentes, câmeras e até mesmo eletrodomésticos estão começando a ficar conectados. Apesar da maioria das pessoas saber como usar a internet, poucas delas sabem como essa grande e incrível rede funciona.

Hoje você só consegue conversar com alguém do outro lado do mundo instantaneamente graças às dezenas de cabos submarinos que interligam todos os continentes. Sim, a infraestrutura inteira da internet é formada por cabos, que atravessa oceanos e conectam continentes inteiros. Fazendo uma analogia simples, é como se esses cabos fossem a "espinha dorsal" da internet, aquilo que a possibilita ficar de pé.

Embora todo esse "esqueleto da internet" seja invisível para a maioria das pessoas, o site Submarine Cable Map permite a qualquer um visualizar essa infraestrutura e entender um pouco melhor como a internet funciona. A tela inicial do site exibe o mapa mundi com várias linhas coloridas interligando os continentes e vários pontinhos nas regiões costeiras.

Site Submarine Cable Map

As linhas coloridas, obviamente, são os cabos submarinos que levam o sinal da grande rede para todo o mundo. E os pontinhos brancos são as "landing stations", ou seja, estações terrestres que recebem esses cabos submarinos e distribuem o sinal entre todas as operadoras atuantes naquela região.

Por exexmplo, no Brasil temos várias operadoras de internet, tais como Oi, Vivo, Claro, TIM, NET e tantas outras. Todas essas empresas pegam o seu sinal diretamente dessas landing stations, que recebe o cabo de fibra óptica vindo do oceano. Esse sinal, então, é levado por outros cabos ou sinais de satélite para o interior da continente.

O Submarine Cable Map permite que o visitante clique em cada um dos pontos para saber em qual cidade ele fica e também quais empresas usam o sinal daquela estação. E clicando sobre qualquer um dos cabos, podemos ver o seu caminho em detalhes, além de outras informações, como o comprimento total do cabo, qual empresa responsável por sua montagem e manutenção e desde quando ele está ativo.


7

Comentários

A espinha dorsal da internet! Veja um mapa com todos os cabos submarinos que interligam o mundo
  • Só uma correção, a Oi nao possui cabo submarinos mais. O backbone submarino foi vendido à GlobeNet. Na verdade estes cabos foram lançados pela extinta 360 Networks que faliu por volta de 2008, onde o ativo foi adquirido pela Brasiltelecom que também foi extinta apos aquisição pela Oi. Em 2013 o fundo de infraestrutura do bando BTG Pactual (GlobeNet) comprou da Oi. A GlobeNet e a uma empresa 100% BRASILEIRA e a única de telecom do mundo que possui 2 cabos por rotas distintas interligando o Brasil aos Estados Unidos... e a rede de menor latência.

      • Colocando mais uns dois cabos entre a Europa e o BR tá bom

          • Resta a dúvida neh. Não daria para fazer isto tudo com satélites? Ótimo para teoristas da terra plana.

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Especiais

            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

            Software

            Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2