LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Concept Luna: Dell apresenta conceito de notebook com design modular e reparo facilitado

15 de dezembro de 2021 6

Cada vez estamos vendo mais empresas preocupadas com o futuro sustentável reaproveitando produtos e facilitando seu reparo, como é o caso do FairPhone 4, que já foi desmontado e se mostrou muito resistente e fácil de consertar. Inspirada nesta ideia, a Dell e a Intel apresentaram hoje o Concept Luna, um notebook conceitual com componentes modulares.

O Concept Luna da Dell tem o grande objetivo de reduzir a pegada de carbono gerada por computadores descartados ao longo dos anos por conta de danos em componentes internos. Segundo a Dell, o conceito é capaz de reduzir as emissões envolvendo o descarte e produção de notebooks em até 50%.

Dentre as mudanças em relação a um computador comum está a placa-mãe que é 75% menor, utilizando 20% menos material para ser fabricada.

A ideia é que o notebook também utilize baterias com vida útil ampliada, podendo ser reutilizadas em outros computadores caso o usuário troque de computador. A substituição é muito fácil, pois o Luna tem apenas 4 parafusos no chassi de alumínio com design diferenciado para economizar matéria prima mantendo a resistência.

Os componentes internos são fixados com filha de linho e um polímero solúvel em água, tornando a remoção dos componentes mais simplificada para a reciclagem.

Por enquanto, o Concept Luna está sendo utilizado apenas para demonstrar possibilidades que a Dell pode aplicar em seus futuros produtos. A ideia é aperfeiçoar estas aplicações e adicioná-las aos próximos lançamentos da empresa para tornar seus computadores cada vez mais sustentáveis e fáceis de reparar, um atrativo a mais para a maioria dos usuários.

O que você achou do Dell Concept Luna? Conte nos comentários.


6

Comentários

Concept Luna: Dell apresenta conceito de notebook com design modular e reparo facilitado
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista