LOADING...
Faa login e
comente
Usurio ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Voc est quase pronto! Agora definir o seu nome de usurio e senha.
Usurio
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, voc um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WWDC 2019: Apple oficializa iOS 13 com Modo Escuro, maior controle de privacidade e mais

03 de junho de 2019 67

Como você deve ter acompanhado com a gente aqui no TudoCelular, a Apple realizou nessa segunda-feira, 03 de junho, a sua conferência anual voltada para desenvolvedores, a WWDC. Apesar de ter revelado novidades empolgantes quanto a todos os sistemas que embarcam em seus produtos, do macOS ao watchOS, é inegável dizer que os holofotes do evento ficaram para o novo iOS 13, que deverá ser visto em breve em todos os iPhones compatíveis.

Como de costume por aqui, abaixo, listaremos algumas das novidades que nos chamaram mais atenção, além é claro, da lista de iDevices que serão compatíveis com a nova versão do sistema. Será que seu iPhone está na lista? Não saia daí!

Novidades

Assim como destacado na apresentação de hoje, a Apple realizou um conjunto de mudanças significativo na nova versão do seu sistema para dispositivos móveis, mas sem deixar a performance de lado. De acordo com a empresa, os desbloqueios através do FaceID serão 30% mais rápidos, enquanto a velocidade de abertura dos apps é até 2x mais ágil - isso, em comparação ao iOS 12, é claro. Além do mais, o download das aplicações também deverá ser 2x mais rápido, já que os pacotes estão cerca de 50% mais comprimidos.

Com melhorias na interface de forma geral, a companhia deu uma verdadeira repaginada no design de algumas telas e aplicativos, a exemplo do app Saúde, que agora destaca as atividades do dia e traz novas seções como “saúde auditiva” e de ciclo menstrual.

Novo app Sade usa aprendizado de mquina para entregar as informaes mais relevantes ao usurio

No entanto, é indiscutível afirmar que o maior destaque da tarde de hoje foi a tão esperada chegada do Modo Escuro. Tal qual noticiamos por aqui, o novo tema traz mudanças visuais para praticamente todas as telas do sistema, introduzindo um fundo escuro nos aplicativos de Ajustes, Telefone, Fotos e muitos outros. Confira o vídeo de apresentação logo abaixo.

Mas essa mudança vai além da estética. Assim como já comentamos em outras oportunidades, esse tipo de novidade pode trazer uma melhor autonomia de bateria para alguns dos mais recentes produtos da companhia, como iPhone X, XS e XS Max; equipados com telas do tipo AMOLED capazes de desligar setores específicos tomados pela cor preta, economizando carga.

Além disso, também temos a chegada do swype ao teclado nativo do iOS através do recurso de Quick Path, possibilitando a composição de palavras apenas deslizando o dedo na tela – assim como já é visto em propostas terceiras como as do Google, com o seu teclado, e da Microsoft, com o Switftkey.

Apps atualizados

A Apple também atualizou diversos apps nativos com novas experiências de uso, incluindo o Safari, Mail, Notas, Mapas e Lembretes; sendo que no caso do último, a empresa afirma ter reformulado tudo do zero, adicionando inclusive módulos inteligentes capazes de aumentar a sua produtividade no dia a dia com uma melhor organização dos itens.

A Siri, assistente virtual da companhia, também ganhou melhorias relacionadas a naturalidade da fala - pelo menos em inglês. Em uma breve demonstração, vimos que a voz da assistente está bem mais natural e fluída, mas ainda um tanto quanto distante do seu maior concorrente, o Google Assistente.

Infelizmente, a Apple não citou nenhuma mudança quanto a interface de volume do sistema - hoje responsável por tomar o centro da tela a qualquer miníma alteração de volume, deixando implícito que nenhuma alteração foi feita. Será que da pra sonhar com uma alteração desse tipo no iOS 14?

Memoji

Introduzido no iOS 12, os Memojis deverão ganhar ainda mais vida na nova versão do sistema móvel. Com a chegada do iOS 13, os usuários poderão adicionar acessórios e maquiagem as suas versões digitais. É possível mudar a cor do batom, adicionar óculos, chapéu, piercings, brincos e até mesmo, AirPods, ao visual dos bonequinhos animados.

Memoji Stickers

Para que continuar se comunicando usando apenas os emojis tradicionais? O iOS 13 permitirá ao usuário criar automaticamente um pacote Memoji personalizado. Isso é, um conjunto de stickers nas mais variadas expressões e posições baseado totalmente no seu próprio Animoji, sendo possível acessar tudo através do teclado e usar em qualquer aplicativo de mensagens. O melhor de tudo, é que o recurso poderá ser usado em qualquer iDevice com chipset Apple A9 ou superior.

Imagens de perfil

O iMessage vai ficar mais parecido com o WhatsApp. Agora, caso seja da vontade do usuário, ele poderá compartilhar seu nome e sua foto através do seu perfil no app de Mensagens logo ao iniciar uma conversa. Obviamente, os Memoji também poderão ser usados como foto do profile.

Fotos

A Apple estreou um novo layout para a edição de fotos através do app Fotos do iOS – onde a partir de agora, também será possível editar vídeos. Entre as opções de edição estão brilho, realces, sombras, contraste, saturação, balanço de branco, nitidez, definição, redução de ruído e mais; enquanto aos vídeos, finalmente será possível girá-los sem o uso de apps de terceiros.

A nova interface do Fotos utiliza aprendizado de máquina para remover imagens duplicadas e organizar capturas de tela na biblioteca, facilitando, dessa forma, a experiência de uso. Além disso, a aplicação é capaz de relacionar variáveis, juntando fotos baseado na junção de períodos e lugares, e pessoas.

Privacidade

A Apple levou a privacidade dos usuários ainda mais a sério no iOS 13. A partir de agora, será possível optar por fornecer seus dados de localização a um aplicativo "apenas uma vez" – impedindo que ele seja capaz de fazer ping em seu local quando estiver em uso .

Além disso, temos também o recurso "Entrar com a Apple", que chegará como uma forma de realizar login em apps e serviços, funcionando como uma opção a ferramentas já conhecidas do mercado, como as do Facebook e do Google.

Com isso, usuários poderão fazer login através do FaceID e do TouchID e criar uma nova conta para um serviço de forma mais rápida e dinâmica, sem precisar revelar informações pessoais; sendo possível, inclusive, criar um e-mail automático aleatório para cada aplicativo - impedindo que aplicações e serviços possam te "rastrear" ou ficar mandando mensagens inúteis, enchendo a sua caixa de Spam.

Compatibilidade

Assim como em eventos passados, a primeira beta do novo sistema já está disponível para os desenvolvedores credenciados juntos a empresa. De acordo com a própria Apple, uma versão pública deverá ficar disponível em julho, mês que vem.

A versão final, no entanto, só deverá ser vista junto com o lançamento dos novos iPhones em meados de setembro. Porém, assim como pode ser visto no site oficial da companhia, já sabemos quais dispositivos da Maçã suportarão o novo iOS 13; como você pode conferir na lista a seguir.

Vale relembrar que o sistema para iPad tomou um rumo diferente, tornando-se o iPadOS.

iPhone

iPod

  • iPod Touch (7º geração).

(atualizado em 18 de setembro de 2020, s 19:36)

67

Comentrios

WWDC 2019: Apple oficializa iOS 13 com Modo Escuro, maior controle de privacidade e mais
Tech

Coronavrus: Brasil chega a 135.793 mortes em 4.495.183 casos confirmados | Relatrio dirio

LG

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais cmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para voc comprar | Agosto 2020

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferena? | Anlise / Review