Software 23 Set
Durante a segunda edição do evento Opera Browser Days, a Opera apresentou na cidade de Bath, Inglaterra, diversas novidades em seus navegadores de uso mais abrangente e na versão GX, com foco no público gamer. O TudoCelular teve a chance de acompanhar o evento ao vivo, onde pudemos conferir de perto as inovações no desktop, iOS e Android.
Começando pelo principal navegador da empresa, o software continua sua evolução natural da integração com a IA, ganhando novos recursos para melhorar a usabilidade e personalização.
Com lançamento previsto para o início de outubro, o Opera One R2 contará com alguns recursos bem interessantes, tais como as Tab Islands, que permitem agrupar abas por marcadores de cor, eliminando a poluição visual gerada por dezenas de abas abertas ao mesmo tempo, além de também permitir que você gerencie melhor os conteúdos.
Outra novidade que chegará com a nova versão é a Tela Dividida, permitindo que você abra dois sites lado a lado e navegue por eles de forma independente, sem precisar recorrer ao recurso integrado em seu sistema operacional.
Em conjunto com a Tela Dividida, os Workspaces chegam como uma forma de separar melhor a vida pessoal e profissional para usuários que usam um único dispositivo para várias finalidades. Com os Workspaces, é possível definir atalhos específicos para cada cenário, além de um tema específico, deixando sua navegação mais intuitiva e agradável para diferentes momentos.
Com esta atualização, as abas também começarão a deixar rastros que destacam sutilmente as mais visitadas recentemente, entre elas: quanto mais claro o traçado, mais antiga é a aba e vice-versa. Isso permite que os usuários vejam rapidamente suas abas mais recentes. O recurso aparecerá automaticamente para usuários que abrirem mais de trinta abas e não incomodar os minimalistas de guias.
Para os amantes de música, os players integrados à barra lateral do navegador agora podem criar um player flutuante na tela, que pode ser posicionado onde o usuário quiser, incluindo na barra de navegação. Um ponto importante é que a música do player para quando você abre um vídeo no YouTube e recomeça quando o vídeo acaba ou é pausado.
Com base nos pedidos dos usuários, a Opera expandiu as opções de customização do navegador, onde o usuário pode criar seu próprio tema customizado, incluindo modo claro ou escuro, imagem de fundo animada ou estática e até mesmo uma música de fundo para combinar com seu mood durante a navegação.
Acho que veremos uma mudança na forma como os usuários procuram informações na internet. Até agora tem sido muito focado, e aí você sempre acaba na busca do Google ou um concorrente, mas acho que isso ficará cada vez mais dinâmico e será uma grande mudança para ambos. O Google vê isso e, claro, aborda isso e nós vemos isso e vemos isso como uma grande oportunidade de fornecer isso e uma experiência de pesquisa ainda melhor.
Stefan Stjernelund, VP de Produto para a Opera no Android
Para quem estiver preocupado com a possibilidade do Opera acabar ficando invasivo demais por conta da integração com os recursos de IA, Henrik Lexow, Diretor de Produto de Tecnologias de Marketing, comenta que eles estão cientes dos problemas em ferramentas como o Recall da Microsoft e que não querem cometer erros; por isso, estão preocupados em testar as ferramentas ao máximo antes de levá-las ao público geral.
Por fim, a empresa também está trabalhando em uma nova ferramenta onde será possível adicionar emojis como marcadores das abas abertas, sendo um jeito criativo de tentar impedir o usuário a fechar uma aba por engano.
Assim como o Opera One, o GX, versão aprimorada do navegador com foco no público gamer, também ganhará uma versão repaginada. Chamado de Opera GXX, o rebrand é uma evolução do modelo que conhecemos atualmente.
Um dos principais destaques do novo Opera GXX são os mods 2.0, que dão ainda mais controle de customização para os usuários. Com o novo recurso, os usuários poderão personalizar temas existentes para deixar o navegador exatamente do jeito que eles querem, incluindo combinar o papel de parede, sons e outros recursos para criar um tema inteiramente novo.
Ainda que o Opera GX tenha ficado conhecido pelo visual na cor preta com detalhes em vermelho, as novas opções de customização do Opera GXX também incluem um Light Mode, que apesar de ter sido descrita por um de seus desenvolvedores como uma “monstruosidade”, ainda consegue entregar um visual arrojado e futurista.
É para um caso de uso específico, que não é para todos. E, na verdade, é bom porque construir um produto para necessidades específicas é muito conveniente porque você pode apostar tudo e realmente atender às necessidades desses usuários. Ok, nada disso faz sentido como um navegador geral. Minha mãe não se beneficiaria com nada disso e deveria até dizer que estou gastando tempo com coisas bobas, mas existem usuários que querem um algo a mais e é nisso o que estamos pensando.
Maciej Kocemba, criador do Opera GX.
As novas opções de customização do navegador permitem que o usuário mude a interface do sistema, incluindo um modo foco, opacidade e desfoque dos elementos e muito mais.
Os controles do limitador de uso de RAM e de consumo de dados também foram repaginados, ganhando um ar ainda mais futurista e imponente.
Durante o evento, ficou claro que a empresa está em um turbilhão de projetos, e que muitas novidades ainda estão por vir. Sendo assim, se você é um fã dos navegadores Opera, espere por mais
Comentários