
Curiosidade 26 Abr
- Atualização (05/05/19) - PM
Poucos dias após a versão 75 do Chrome Beta estrear no canal de testes do navegador da Google, outra atualização para a nova versão acaba de ser disponibilizada, refinando ainda mais a experiência de uso.
Ela traz além de melhorias no Modo Escuro, introduzido há pouco no navegador, algumas novas APIs que podem ser utilizadas por web apps, algo que vai acabar tornando a navegação ainda mais interessante.
Começando pelas novidades no Modo Escuro, o menu de configurações mudou de nome, passando de Modo Escuro para Temas; além disso, é possível forçar o modo claro para que ele fique ativado todos os momentos (mesmo se o sistema estiver usando o modo escuro nativamente).
Como é possível ver na imagem acima, outro grande problema do Modo Escuro no Chrome – o texto em cinza escuro nas abas – foi corrigido, ganhando uma nuance mais clara para facilitar a leitura.
Lembrando que, de momento, é necessário ativar o Modo Escuro no Chrome através da flag #enable-android-night-mode.
Outra novidade fica por conta da chegada da API Web Share Level 2, que permite que páginas compartilhem texto, URL e agora também dados como, por exemplo, imagens, para apps nativos do Android.
Infelizmente, de momento essa API não permite o recebimento de arquivos de outros web apps ou apps nativos, mas esse problema possivelmente será corrigido na versão 76 do navegador. O changelog completo pode ser conferido na Play Store.
- Artigo original (03/05/19)
Há uma semana, chegava formalmente aos consumidores a versão estável do Google Chrome 74, que se destacava por entregar para usuários interessantes novidades e melhorias como a habilitação do modo escuro para PCs e outras novidades para smartphones, conforme pode ser conferido aqui.
Com isso, é chegada a hora de vermos chegar a liberação de uma nova versão de teste, chamada de Chrome Beta 75 e que se destaca pela disponibilização de maior controle relacionado aos Progressive Web Apps (PWA), sendo estes exibidos diretamente no gerenciador de tarefas do sistema.
Além disso, é tido como implementação na nova versão melhorias relacionadas aos efeitos da vulnerabilidade conhecida como Specter e mais, conforme pode ser conferido abaixo:
- Isolamento do site no desktop: serve para atenuar os efeitos da vulnerabilidade do Specter. O conteúdo de cada página é processado separadamente. Já é um padrão por algum tempo, mas até agora os administradores de empresas podem desativá-lo em caso de problemas de desempenho. O Google acredita que resolveu todos os relatórios e, portanto, removeu a opção. Ainda está no Android.
- Compartilhamento de arquivos entre aplicativos da web e aplicativos instalados: possível graças à nova API do Web Share Level 2. Disponível no Android.
- Melhorias na API de autenticação da Web.
Esta atualização já está disponível para usuários da versão de teste do Google Chrome, podendo ser obtido por usuários que já possuem este instalado em seus PCs em "Ajuda, Sobre o Google Chrome".
Caso ainda não possua instalado o navegador, o download dele pode ser feito através do link abaixo, podendo ser instalado paralelamente com a versão estável do mesmo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários