
08 Maio 2019
07 de maio de 2019 0
Nesta terça-feira (7), teve início a conferência anual para desenvolvedores Google I/O 2019, realizada em Nova York. Com várias novidades para a edição deste ano, o evento costuma trazer um grande histórico de anúncios por parte da gigante de Mountain View.
Para entender a importância do evento, com base nos principais anúncios históricos da conferência e como ela foi criada, este espaço separou os detalhes a seguir:
A conferência surgiu em 2008, com a finalidade de entregar caminhos para os programadores conseguirem aprimorar suas criações. O Google orienta por meio de suas técnicas, além de oficializar novos produtos.
O nome “I/O” vem de “Input” e “Output” (“entrada” e “saída”, respectivamente, em tradução livre). As letras também serviram de referência para o slogan do evento: “Innovation in the Open”.
O Google I/O acumula, em sua história, vários anúncios que marcaram todos os anos seguintes no meio da tecnologia. A primeira edição, por exemplo, foi marcada pela apresentação da versão inicial do Android.
Ao longo dos demais anos, a companhia passou a anunciar as novas versões do sistema operacional durante o evento. Além disso, os chamados GApps também foram surgindo com o tempo, e as oficializações ocorreram durante cada ocasião.
O destaque fica para o ano de 2012, quando ampliaram de dois para três dias de conferência. A edição trouxe novidades para Docs, Drive, Gmail, Google Plus, Maps e YouTube.
Nem só de smartphone ou sistema operacional o Google I/O vive. No mercado de PCs, a conferência foi palco para as chegadas do navegador Chrome, em 2009, e dos Chromebooks de Acer e Samsung – além da plataforma Chrome OS –, na edição de 2011.
A conferência de 2014 foi marcada pelas novas plataformas, a fim de levar o sistema operacional para o carro (Android Auto), a televisão (Android TV) e o relógio inteligente (Android Wear).
Somente em 2016, com o anúncio do Android 7.0 Nougat, chegou o suporte para realidade virtual, por meio do Daydream.
Nos últimos anos de Google I/O, os principais assuntos giram em torno de recursos como Inteligência Artificial. Não à toa, o Google Assistente e o Google Lens têm recebido mais funcionalidades recentemente.
Outras novidades foram no visual do Android. Após oficializar o primeiro Material Design na conferência de 2014, o Google anunciou a chegada da versão 2.0 da sua aparência (também chamada de Material Theme) na edição do ano passado. Nos meses seguintes, a empresa passou a adicionar cor branca predominante e a sua nova fonte gradualmente nos GApps.
Qual foi a edição mais marcante da Google I/O para você? Participe conosco!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários