LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vídeo mostra o cancelado Nokia 400, feature phone que rodaria o Android

12 de setembro de 2019 0

Atualização (02/08/2021) - HA

Há mais de dois anos, ficamos sabendo de uma versão do Android para feature phones, que rodaria em um celular Nokia, mas o projeto acabou sendo cancelado pelo Google. Agora, um bom período depois, um vídeo do canal de Youtube Calyx Hikari traz uma exibição prática do inédito —e que assim deve continuar— Nokia 400.

O aparelho tem o estilo clássico dos telefones convencionais da marca, com um tela minúscula de bordas grossas, um teclado T9 e um corpo de policarbonato fosco. Ele tem uma tampa traseira removível com uma única câmera traseira montada no centro e um LED de flash. Na parte inferior, o telefone possui entrada da áudio de 3,5 mm e uma porta microUSB para carregamento e sincronização de dados.

Quando ligado, ele traz uma tela de bloqueio similar à de outros Android, mas que é desbloqueada ao pressionar o teclado, visto que não tem tela de toque. Depois, vemos um logotipo borrado do Google Assistente no que presumimos ser a tela de configuração. O logotipo do Assistente aparece novamente durante o processo de configuração, confirmando que o dispositivo está executando uma versão do Android.

Em vez dos botões de navegação do sistema, o Nokia 400 inclui os botões Alerta, Selecionar e Configurações na bandeja de ícones. Esses botões são mapeados para as três teclas principais no teclado. Abrir o menu de configurações revela que o dispositivo possui suporte para dados móveis, Wi-Fi, Bluetooth e uma lanterna.

Selecionar a opção “Mais configurações” na parte inferior mostra todas as configurações adicionais que você encontrará em outros dispositivos Android, incluindo usuários e contas, idiomas, privacidade e mais.

O telefone inclui aplicativos Airtel pré-instalados, sugerindo que o dispositivo foi feito para o mercado indiano —onde telefones do gênero ficaram populares. A gaveta de aplicativos também apresenta outros aplicativos Android comuns, como Calculadora, Calendário, gerenciador de arquivos, limpador de arquivos, Relógio, Galeria e outros.

Na tela de configurações, é possível ver que ele roda o Android 8.1.0 Oreo com os patches de segurança de agosto de 2019 e que o aparelho possui 512 MB de RAM.

E você, o que achou do celular? Bem diferente do que estamos acostumados, não é mesmo?

Matéria original (12/09/2019)

O Google tem investido bastante nos últimos meses no desenvolvimento de uma versão do Chrome para featurephones com Android, algo que chegaria como um grande diferencial em mercados emergentes como, por exemplo, a índia.

Porém, ao que tudo indica, o navegador da gigante das buscas (que ganhou há pouco uma nova versão para Android) vai acabar não ganhando uma versão especial para os celulares mais básicos – que, inclusive, até contaria com uma versão redesenhada do jogo Dino Runner, adaptada para outros tamanhos de tela.

As informações casam com requisições recentes na alteração do código do Chrome para a remoção do recurso touchless, excluindo, dessa forma, grande parte das referências e arquivos associados à versão especial do navegador.


No entanto, uma pequena parte do código do Chrome ainda permaneceu, o que pode indicar que outro projeto baseado no navegador do Google deve subir muito em breve, voltado para os featurephones.

Há evidências também da remoção de tais códigos da base de dados interna do Chrome, reiterando que o Google, de fato, arquivou esse projeto.

A desistência do projeto pegou vários fãs de tecnologia de surpresa, vendo que um protótipo do app já tinha sido desenvolvido em forma funcional em um featurephone da Nokia.

É importante lembrar, no entanto, que o Google está investindo no KaiOS, portanto, não faria muito sentido investir em uma plataforma Android para os celulares mais baratinhos.


0

Comentários

Vídeo mostra o cancelado Nokia 400, feature phone que rodaria o Android
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2