LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 11: novo sistema de armazenamento tem lixeira oculta para recuperar arquivos

12 de junho de 2020 2

O Android 11 ganhou sua primeira versão beta há alguns dias e agora estamos tomando conhecimento de muito mais novidades a respeito da próxima versão do sistema operacional do Google. Uma das grandes novidades é o armazenamento de escopo, que garantirá maior segurança e privacidade para os arquivos guardados no telefone pelo usuário, veja o que descobrimos hoje.

A função de Armazenamento de Escopo foi introduzida no Android 10, mas somente agora ela está entrando em ação devido às mudanças drásticas que ela provoca na forma como os aplicativos podem acessar os arquivos no celular. Para utilizar essa nova versão os aplicativos devem utilizar a API nível 30, que está sendo lançada com o Android 11.


Na figura acima você pode ver uma ilustração de como o Armazenamento de Escopo do Android 11 providenciada pelo Google. Nela podemos ver o armazenamento compartilhado composto pela pasta Downloads, arquivos de mídia no aparelho e outras pastas, ele é separado do armazenamento privado, que contém pastas necessárias para que cada aplicativo funcione.

Dessa forma, um aplicativo não pode acessar dados de outro e eles precisam de permissão para apagar e modificar arquivos do armazenamento compartilhado. Eles podem, entretanto, incluir arquivos neste armazenamento, como um navegador fazendo o download de uma foto, por exemplo. Aplicativos com acesso especial, como os do sistema, têm acesso livre.

A grande novidade é que agora o Google mostrou como a API MediaStore permite apagar um arquivo sem que ele seja definitivamente excluído do celular. Isso porque ao tentar apagar uma foto ou vídeo, uma caixa de diálogo questiona se você deseja mover ele para a lixeira apenas, onde ele ficará disponível por 30 dias, após esse período do celular o destroí definitivamente. Veja uma demonstração feita por Yuriy Mysochenko:


O recurso pode ser comparado com a Lixeira, presente nos computadores há anos, mas que somente agora está sendo aprimorado no Android. O armazenamento por padrão já possuía essa característica, mas ela era pouco confiável e agora terá mais integração com aplicativos, que poderão acessá-la e mostrar seu conteúdo para que o usuário o recupere facilmente.

Aliás, na demonstração de Mysochenko há um aviso de que o arquivo será destruído em 7 dias, pelo visto esse prazo foi prorrogado para 30, já que a versão testada por ele ainda era uma Developer Preview. Vale dizer que ainda não há um aplicativo específico do Google para a Lixeira, mas isso pode surgir no futuro com a versão estável do Android 11.

Além disso, uma nova função permitirá que o usuário marque um arquivo como favorito e essa marcação seja visível para todos os outros aplicativos, evitando a exclusão acidental e permitindo que todos eles sincronizem esse rótulo.

Os desenvolvedores que tiverem interesse em implantar essa capacidade em seus aplicativos devem acessar o site do Android Developers para se informar especificamente a respeito da nova API. Para saber mais, veja o vídeo na íntegra que foi publicado pelo Google em inglês:


2

Comentários

Android 11: novo sistema de armazenamento tem lixeira oculta para recuperar arquivos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2