
Android 16 Fev
18 de fevereiro de 2022 0
O Android 12 foi oficializado com diversas novidades, dentre elas o motor de temas monet no Material You, que agora está sendo disponibilizado publicamente de forma aberta com o nome de Material Dynamic Color e a biblioteca de código Material Color Utilities, que é a responsável pela seleção de cores baseada no papel de parede para demais plataformas.
Além disso, James O'Leary, do Google, explica que a empresa criou um novo sistema de cores chamado HCT (matiz, croma, tom) para substituir o HSL (matiz, saturação, leveza), que foi criado em 1970 para processamento de cores em computadores.
Dentre as vantagens do HCT estão o design escalável com mais personalização garantindo a legibilidade adequada proporcionando mais acessibilidade para o usuário.
Na imagem acima você pode notar um exemplo disso, onde o HCT garante que os caracteres sejam visíveis comparando a cor de fonte com a de fundo. Para isso, o Material Color Utilities identifica qual o nível de brilho de cada cor independente da sua saturação, acelerando este processo e levando mais acessibilidade as cores utilizadas com o texto.
O'Leary ainda diz:
Pela primeira vez, os designers têm um sistema de cores que reflete verdadeiramente o que os usuários veem, levando em consideração uma série de variáveis para garantir contraste de cores apropriado, padrões de acessibilidade e luminosidade/cores consistentes em todos os tons.
Além disso, o Google detalhou como o Material Dynamic Color funciona na sua postagem do seu blog oficial.
Primeiro, o papel de parede é quantizado, reduzindo as milhares de cores para um número menor, mesclando-as no espaço de cores. O conjunto de cores reduzido é pequeno o suficiente para executar algoritmos estatísticos com eficiência. Esses algoritmos são usados para pontuar e filtrar cores; O Android 12 fornece pontos de cores para cores e quanto da imagem elas representam, e filtra cores próximas ao monocromático.
O segundo passo envolve a interação do usuário, que escolhe uma das cores selecionadas e classificadas pelo algoritmo. Dentre elas, há uma cor principal, que será a base para o tema e dará origem a 5 paletas de tons definidas por matizes e cromas em vários tons.
O último passo é criar uma tabela de cores com a hue croma e a função de cada tom de cor, que serão aplicativos por meio do esquema HCT para definir as cores empregadas em diferentes elementos da interface do sistema e seus aplicativos.
Segundo o Google, a biblioteca Material Color Utilities já está disponível em Dart, Java e Typescript e deve chegar ao iOS, CSS via SASS e shaders GLSL no futuro. Além disso, este motor de temas também será integrado em diversas plataformas e aplicativos do Google como Chrome OS, vestíveis e Smart Displays, Smart TVs e até mesmo em seus sites na web.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários