
Lançamentos 06 Dez
07 de dezembro de 2023 13
Atualização (07/12/2023) - LR
Uma misteriosa e repentina falha no Google Drive fez com que milhares de usuários da plataforma tivessem seus arquivos apagados no final de novembro. Na ocasião, tanto usuários da versão gratuita quanto assinantes dos planos pagos de diferentes países reportaram o sumiço de fotos, vídeos, documentos até então sem uma solução aparente.
De acordo com a empresa, o problema foi causado devido ao aplicativo "Drive for desktop" resultando na perda massiva de mídias salvas no armazenamento na nuvem. Em um comunicado recente, a big tech destaca uma solução que permite recuperar os itens perdidos mediante um procedimento que pode ser facilmente feito nos sistemas operacionais Windows e macOS.
Para recuperar os arquivos perdidos basta clicar sobre o ícone do Drive e, na sequência, clicar sobre o botão "Configurações" enquanto pressiona a tecla Shift, no teclado. Após isso, basta apertar em "Recuperar backups" e aguardar pelo aparecimento da mensagem "A recuperação do backup foi iniciada" — é preciso dispor de conexão à Internet!
O Google pede que as pessoas que não conseguirem recuperar os arquivos através desse procedimento notifiquem a empresa através do código #DFD84 no programa para desktop.
Atualização (28/11/2023) - FM
Na segunda-feira (27), o Google Drive apresentou um problema em que vários arquivos foram apagados misteriosamente. Usuários da plataforma de armazenamento em nuvem, utilizada por milhões de pessoas em todo o mundo, relatam que o bug fez desaparecer vários arquivos salvos na plataforma a partir de maio de 2023.
Algumas horas depois, um funcionário do Google identificado como “Saitej” confirmou que a falha afeta uma parcela limitada de usuários do aplicativo do Google Drive para Windows e macOS. Os engenheiros ainda estão investigando o caso, mas fornecem algumas recomendações enquanto não há uma solução para o problema.
Durante a investigação da causa raiz da falha, para evitar outros problemas com o armazenamento em nuvem, é recomendado que os usuários:
A causa do problema ainda é um mistério, e ainda que estejamos falando de uma parcela limitada de usuários afetada, é fundamental seguir as recomendações do Google, caso você mantenha documentos importantes em sua nuvem.
Ainda não existem relatos de usuários com problemas relacionados que estejam ocorrendo continuamente, contudo, é recomendado que todos que possuam uma conta pessoal, corporativa ou de estudante no Google Drive realizem uma cópia de seus arquivos em outro serviço de armazenamento em nuvem até que a falha seja corrigida.
Texto original (27/11/2023)
O Google Drive é um dos serviços de armazenamento de arquivos em nuvem mais populares do mundo, mas alguns usuários dele notaram uma situação complexa: vários arquivos foram apagados pelo Google sem o seu conhecimento e não há uma forma de recuperá-los, pelo menos por enquanto.
O relato vem do usuário Yeonjoong, que notou o problema há cerca de uma semana e o relatou ao Google. Confira o que ele disse:
Oi, meus arquivos do Google Drive desapareceram de repente. A unidade literalmente voltou à condição em maio de 2023. Os dados de maio até hoje desapareceram, e a estrutura de pastas voltou ao status em maio. A atividade do Google Drive não mostra nenhuma alteração (mostra apenas a atividade que foi em maio)
Nenhum arquivo foi excluído manualmente, portanto, nenhum arquivo na Lixeira.
Eu nunca sincronizei ou compartilhei meus arquivos e unidade para ninguém, eu usei a unidade localmente.
Para piorar a situação, nenhuma das equipes do Google foi capaz de solucionar o problema. Yeonjoong entrou em contato com o suporte da Coreia do Sul e dos EUA, além de um engenheiro que confirmou que ele não é o único afetado pela falha no serviço.
As alterações não são relatadas sequer na página de atividade do Google Drive lançada no início de outubro.
A resposta direta foi dada pelo engenheiro do Google nesta semana. Segundo ele, o problema afetou alguns usuários do Google Drive e a causa do problema não foi identificada.
Estou acompanhando continuamente este caso e, para ser transparente com você, concordamos totalmente agora que você não é o único cliente afetado por esse comportamento.
Além do link de thread que você forneceu, há outros administradores agora que relataram o mesmo comportamento que encontramos onde após a atualização há arquivos que desapareceram. Isso agora está sendo investigado por nossos engenheiros de produto e também estamos aguardando uma análise de causa raiz também sobre como podemos corrigi-lo. Devido à investigação em curso, ainda não podemos fornecer uma ETA.
A única recomendação do engenheiro é que os usuários afetados pelo problema não façam alterações na pasta raiz do Google Drive enquanto a investigação continua para fornecer uma solução definitiva. Até lá, os usuários ficarão sem acesso aos seus arquivos armazenados no serviço a partir de maio de 2023.
Desta forma, recomendamos que você mantenha uma cópia de segurança dos seus arquivos em outro serviço ou localmente para evitar novas perdas caso o problema se repita.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários