
Google 09 Fev
Atualização (09/02/2024) - LR
A Inteligência Artificial (IA) generativa está sendo amplamente estendida para mais aplicativos do Google, chegando mais recentemente na plataforma de navegação Maps. Com a novidade, os usuários podem obter recomendações inteligentes com indicações dos melhores lugares para visitar nas proximidades; o recurso desembarca inicialmente nos EUA.
Segundo informações, a IA no Maps é capaz de reunir os melhores resultados por categoria, como restaurantes, atrações, pontos turísticos e outros. Capturas de tela divulgadas nesta sexta-feira (9), mostram o recurso em funcionamento no aplicativo — por ora, a novidade atua apenas em caráter experimental, portanto podem surgir bugs e falha no uso.
Informantes acreditam que o recurso será liberado em breve para mais países, porém não há nenhum cronograma oficial que antecipe detalhes sobre isso. Confira abaixo os printscreens:
No exemplo acima, a IA generativa sugere parques fechados ao buscar por um lugar de diversão para crianças em um dia chuvoso, ou seja, o sistema entende a situação exposta pelo usuário e recomenda as melhores opções. É, sem dúvidas, uma facilidade para quem está habituado com aplicativos nativos do sistema operacional Android.
A Apple confirmou também estar desenvolvendo ferramentas de IA generativa que devem chegar com o iOS 18, sistema operacional previsto para ser apresentado neste ano com a linha iPhone 16. É possível que a gigante de Cupertino também introduza funções parecidas no Mapas, contudo, nada foi revelado.
Original (01/02/2024)
O Google está incorporando inteligência artificial generativa ao Google Maps, utilizando modelos de linguagem extensos (LLM) para fornecer recomendações de lugares.
A nova funcionalidade, inicialmente disponível apenas nos Estados Unidos, utiliza LLM para analisar informações detalhadas de mais de 250 milhões de lugares no Maps e insights confiáveis de mais de 300 milhões de contribuidores da comunidade. Isso permitirá que os usuários recebam sugestões rápidas para restaurantes, lojas e outros locais com base em consultas específicas.
A iniciativa faz parte dos esforços do Google para transformar seu produto de navegação principal em uma ferramenta de busca para descobrir novos lugares, em vez de apenas fornecer direções. Ao incorporar a IA generativa, a empresa busca acelerar essa transição, oferecendo aos usuários respostas mais contextuais e personalizadas.
A funcionalidade chegará primeiro aos membros da comunidade Local Guides, que são colaboradores que compartilham avaliações, fotos e informações no Google Maps. A empresa planeja abrir o recurso para todos os usuários posteriormente.
Os exemplos fornecidos pelo Google demonstram como os usuários podem pedir sugestões específicas, como encontrar locais com uma "vibe vintage" em uma determinada cidade. A IA analisará informações do Maps, incluindo fotos, classificações e avaliações da comunidade, para oferecer sugestões confiáveis.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários