
Economia e mercado 16 Fev
16 de fevereiro de 2024 91
Atualização (16/02/2024) - EB
Conforme esperado, o Google finalmente lançou a primeira versão prévia do Android 15, chamada de DP1 (Developer Preview 1). A nova versão foi anunciada no blog Android Developers onde o Google também enumerou três funções do sistema que serão aprimoradas nesta versão.
O primeiro ponto visa melhorar a segurança e privacidade do sistema com o Privacy Sandbox, que permitirá gravar apenas uma parte da tela do dispositivo.
O segundo ponto envolve o Android Dynamic Performance Framework (ADPF) do sistema para elevar o desempenho dos aplicativos enquanto adiciona um modo de eficiência energética para que eles não consumam bateria excessivamente. Ele ainda incluirá novos limites de espaço térmico para que jogos e apps não superaqueçam os aparelhos.
O Android 15 também terá novos controles para aplicativos de câmera, permitindo que o brilho da tela seja elevado em certas situações e o flash possa ter a intensidade ajustada em mais níveis. Criadores que trabalham com áudio terão acesso a aplicativos MIDI virtuais.
O portal 9to5Google já testou o Android 15 DP1 e encontrou algumas mudanças. A primeira delas é uma nova opção para desativar a vibração do teclado dentro do aplicativo Configurações. Antes ela só era mostrada no próprio aplicativo do Gboard.
Falando em vibração, a barra de ajuste de brilho nas configurações rápidas agora tem feedback háptico para indicar o seu nível, o que pode ser muito útil para pessoas com alguns graus de deficiência visual.
Uma nova configuração agora permite exibir a relação de SDR/HDR na tela. Ela está disponível nas Opções de Desenvolvedor do Android 15.
Outra opção interessante é a "Notification Cooldown". Ela está disponível em Configurações > Notificações e tem a seguinte descrição:
Diminua gradualmente o volume de notificações quando você recebe muitas notificações sucessivas do mesmo aplicativo.
O Notification Cooldown tem três níveis: aplicar a todas as notificações, somente a conversas ou não usar o Cooldown, sendo que esta última é a padrão.
O 9to5Google também lista uma dezena de problemas que foram encontrados no Android 15 DP1 envolvendo a Google Play Store, Google TV e o Android Studio. Desta forma, a instalação não é recomendada para o seu celular principal.
As versões Developer Preview do Android devem ser lançadas até março, pois a primeira Beta será lançada em abril, enquanto o sistema deve atingir a estabilidade em junho.
No momento, o Android 15 DP1 é compatível com os seguintes aparelhos:
Ainda não há uma data para o lançamento, mas o cronograma compartilhado pelo Google indica que o Android 15 deve ser lançado oficialmente a partir de julho, provavelmente em agosto ou setembro.
Matéria original (14/02/2024)
O Google pode lançar o Android 15 Developer Preview (DP1) na próxima quinta-feira (15), segundo as informações divulgadas por um engenheiro de software da empresa. Trata-se de uma versão inicial da plataforma que servirá como pré-visualização dos novos recursos para desenvolvedores com os quais o sistema passará a contar em sua nova versão.
Caso a data esteja correta, o Android 15 DP1 chegaria exatamente um ano e uma semana após o lançamento do Android 14 DP1 que, na época, forneceu os primeiros detalhes oficiais sobre a atual versão do sistema operacional do Google. A empresa ainda não confirmou diretamente o lançamento da primeira prévia do Android 15.
Embora informações sobre o Android 15 ainda não tenham sido confirmadas pelo Google, rumores indicam que a próxima atualização do sistema operacional terá codinome “Vanilla Ice Cream” (“sorvete de baunilha”, em tradução literal), o que seguiria o costume da empresa em apelidar as gerações do software com nomes de sobremesas.
Especula-se que o Android 15 terá pequenas mudanças visuais, incluindo o retorno dos widgets na tela de bloqueio. Além disso, haverá recursos que visam melhorar o desempenho do celular ou tablet, como o arquivamento nativo de aplicativos e uma função que alerta o usuário quando houver necessidade de trocar a bateria do dispositivo.
Finalmente, outro recurso esperado são os Espaços Privados. Trata-se de uma função que permitiria ocultar aplicativos, garantindo mais privacidade aos usuários.
Cabe lembrar que o Android 15 DP1 será uma compilação recomendada apenas para que desenvolvedores de aplicativos testem a plataforma e a compatibilidade de seus serviços com as novas ferramentas do sistema operacional, uma vez que, para o usuário comum, a experiência pode ser limitada em função de bugs e problemas de otimização.
2 meses atrásO TudoCelular informa a você quais celulares já podem ser contemplados com a mais recente versão do sistema operacional do Google.
4 meses atrásUm dos maiores pedidos dos usuários será atendido por donos de celulares Pixel com o Android 16.
10 meses atrásiPhone 16 Pro Max ficou fora do top 10 do DxOMark no quesito tela.
11 meses atrás9 celulares da linha Google Pixel devem receber novos recursos baseados em inteligência artificial em breve.
4 meses atrásUm dos maiores pedidos dos usuários será atendido por donos de celulares Pixel com o Android 16.
11 meses atrás9 celulares da linha Google Pixel devem receber novos recursos baseados em inteligência artificial em breve.
1 ano atrásVersão faz parte das atualizações liberadas trimestralmente pelo Google para seus celulares com grandes mudanças visuais e novas funções.
1 ano atrásZoom Aprimorado também será lançado para o Pixel 8 Pro em breve!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários