
Economia e mercado 11 Out
09 de outubro de 2024 44
Atualização (09/10/2024) - PF
Depois de quase três meses sem nenhuma informação e com quase todas as atenções voltadas para o Dimensity 9400, o MediaTek 8400 retorna a superfície em mais um rumor. Agora, o chipset acaba de ser encontrado no código do HyperOS – interface proprietária da Xiaomi.
Como você pode observar na imagem abaixo, o processador não foi citado no código da interface de forma nominal, mas sim pelo número de versão ‘MT6899’ – versão acima do ‘MT6897’, que pertence ao Dimensity 8300.
Isso significa que além de ter sua existência confirmada, o novo processador da MediaTek deverá aparecer em algum dispositivo da Xiaomi, da Redmi ou da POCO em um lançamento próximo; já que essas são as marcas com aparelhos que costumam rodar o HyperOS.
Mas as aparições não param por aí! Como se não ainda não fosse suficiente, o ainda inédito 8400 também foi confirmado no site da própria MediaTek. Em um boletim de segurança, a empresa cita o modelo mais uma vez ao listar os chipsets afetados. Confira uma captura de tela:
Com tantas orientações, é praticamente impossível – a este ponto – que a empresa não esteja se preparando para anunciar o novo chipset; e mais, que uma fabricante de smartphones já não esteja preparando o lançamento de um modelo com o processador para muito breve.
Mas isso é quase tudo o que sabemos. Infelizmente, nenhuma especificação do chipset foi revelada. Rumores anteriores, no entanto, afirmam que o novo Dimensity 8400 deverá superar, ou ao menos igualar, o Snapdragon 8s Gen 3, da Qualcomm.
Texto original - 21/07/2024
A MediaTek está desenvolvendo um chipset pensado para smartphones intermediários/premium. A novidade foi revelada pelo vazador Digital Chat Station em postagem na rede social Weibo.
Segundo o informante, o chipset deve se chamar Dimensity 8400 e ele será um concorrente direto do Qualcomm Snapdragon 8s Gen 3 no segmento.
Além disso, o DCS disse que, em teste recente feito no AnTuTu, o Dimensity 8400 conseguiu alcançar entre 1,7 e 1,8 milhão de pontos.
Ou seja, algo que está no mesmo nível e até supera o resultado obtido pelo Snapdragon 8s Gen 3, que conseguiu cerca de 1,7 milhão.
Outro ponto de destaque do MediaTek Dimensity 8400 é o seu preço, uma vez que ele será mais barato que o Snapdragon para equipar smartphones que custam até 1.500 yuans (~R$ 1.155).
Na prática, fabricantes como Xiaomi, Redmi, vivo, OPPO, OnePlus, realme e Honor poderão vender celulares ainda mais acessíveis com desempenho superior ao oferecido pelas opções com SoC da Qualcomm, aumentando consideravelmente a concorrência entre as empresas.
Por enquanto, a ficha técnica completa do Dimensity 8400 não foi revelada, mas os celulares com esse chip provavelmente devem oferecer telas OLED com taxa de até 144 Hz e resolução 1,5K, variantes com 16 GB de RAM e 1 TB de memória, além de baterias na faixa dos 5.500 mAh com carga de até 100W.
Também é esperado que o Dimensity 8400 consiga suportar recursos baseados em Inteligência Artificial, mas é preciso aguardar um posicionamento da MediaTek para confirmar as informações.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários