LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 15 terá função de conexão Bluetooth a vários dispositivos

26 de abril de 2024 3

De acordo com os mais recentes rumores, o recurso “Auracast” deve vir implementado de forma nativa ao Android 15. Trata-se, resumidamente, de uma função que permite transmitir conteúdo via Bluetooth para vários dispositivos ao mesmo tempo. A informação já vinha sendo antecipada desde fevereiro, mas agora ganha um teor mais consistente.

Atualmente, o Auracast encontra suporte em algumas fabricantes de aparelhos que têm no Android os seus sistemas operacionais (a Samsung o oferece em quase todo produto pós-One UI 6.1, por exemplo), mas isso é algo variável: tem empresa que faz, tem empresa que não faz. A ideia é que a próxima versão do sistema operacional o tenha de forma nativa.

Veja também

O conceito por trás da tecnologia se chama “um-para-muitos” (one-to-many, no inglês) e apareceu nas páginas de documentação técnica do Android 15 Developer Preview 2. A função em si, descreve o Google, já está implementada nas versões de teste mais recentes do sistema, mas ainda não foi “ativada”, salvo pela versão Beta 1.1 nos smartphones Pixel 8 Pro.

Dentro da página, usuários serão capazes de estabelecer parâmetros de conexão, controlando desde o nome do dispositivo que vai gerenciar a conexão (por meio de uma conta do Google) até a segurança, estabelecendo senhas de acesso ou, para quem não quer perder tempo digitando, um QR code pode ser criado e escaneado para simplificar o processo.

Imagem: GizChina/Reprodução

Muito mais do que simplesmente conectar dispositivos para ouvir a sua música em paz, a implementação do Auracast no Android 15 pode trazer reais benefícios: pessoas com audição reduzida, parcialmente surdas, por exemplo, podem usá-lo para conectar seus dispositivos de auxílio de escuta, aprimorando a qualidade de vida.

Claro, a mera disponibilidade nativa pelo Android 15 não é suficiente para uma adoção massificada: o “outro lado” – ou seja, fabricantes desenvolverem dispositivos compatíveis com o Auracast – também é uma necessidade.

Mas, certamente, ver a função contar com um suporte nativo deve facilitar esse processo para todas as empresas parceiras do Android.


3

Comentários

Android 15 terá função de conexão Bluetooth a vários dispositivos
  • Meu antigo S9+ tinha uma função interessante de produzir o mesmo áudio em 2 aparelhos diferentes. Bem que poderia voltar essa função.

      • Um conceito interessante... Digamos, numa hipótese gamer, que a pessoa queira usar um controle bluetooth (como um joy-con de Nintendo Switch) e TAMBÉM um fone de ouvido sem fio. A função Auracast será perfeita nesse "cenário".




        Isso se entendi direito o conceito.

          • Existem vários cenários que isso pode ser útil. Uma delas experiencie esses dias, queria ver um filme, porém queria que o áudio fosse transmitido apenas para os celulares conectados no fones de ouvido e a imagem ficasse na televisão. Se esse recurso ja existisse teria me poupado gambiarras.

            Economia e mercado

            Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Windows

            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos