
Tech 06 Nov
O Android TV existe em basicamente duas formas: o Android TV, que foi lançado em 2014, e o Google TV, que foi lançado em 2020. E embora o segundo pareça uma atualização do que foi lançado primeiro, o de 2014 parece continuar existindo para atender dispositivos de baixo custo. E o Google meio que acaba de reforçar isso.
Em uma publicação recente para o projeto de código aberto do Android (AOSP), a empresa atualizou os requisitos mínimos de memória RAM para que dispositivos possam rodar o Android TV.
Agora, ao invés do anterior 1,5GB, é necessário apenas 1GB para rodar o sistema e reproduzir conteúdo em 1080p. O requisito de 1,5GB fica para reprodução de conteúdos em 4K. O Google TV (2020) passa a necessitar de no mínimo 2GB.
Ao fazer a atualização dos requisitos, o Google meio que reforça a mensagem de que o Android TV é destinado para dispositivos de entrada, com especificações simples. Afinal, para aqueles com melhores recursos, o Google TV parece ser a bola da vez – não à toa, integra o Google TV Streamer.
No entanto, por mais que fontes internas afirmem que a empresa está trabalhando em “otimizações” que deixariam o sistema de 2014 viável para a nova quantidade mínima, levanta-se o questionamento do quão aceitável seria o desempenho para uso no dia a dia.
Afinal, a memória parece ter um impacto direto na performance geral desses aparelhos, influenciando na usabilidade. O Shield TV, que possui um dos processadores mais potentes do nicho e 3GB de RAM, não performa tão bem quanto o Google TV Streamer, que conta com um chipset levemente inferior, mas 4GB de memória.
Então, abaixar os requisitos do Android TV pode não ter sido uma boa ideia. Afinal, o sistema poderia se beneficiar em usabilidade ao manter os requisitos anteriores, enquanto aplica as novas otimizações. Mas é claro que a nova jogada pode visar atender equipamentos de ainda mais baixo custo, aumentando o domínio da empresa no mercado.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários