Google 05 Nov
O Google está testando uma nova forma de pesquisa por voz com resultados em tempo real. O recurso lembra a função de conversa presente em chatbots com inteligência artificial (IA), como ChatGPT e o próprio Gemini.
Com a popularização de chatbots ao longo dos últimos meses, algumas pessoas estão passando a usar essas ferramentas cada vez mais para realizar perguntas e até pesquisas – o que pode não ser exatamente uma boa ideia.
Talvez sob a intenção de não cair no esquecimento e deixar de ser a ferramenta de busca mais usada, o Google parece estar testando uma nova forma de pesquisa em seu buscador que se assemelha a função de algumas dessas inteligências artificiais.
Como demonstrado em uma publicação no X (ex-Twitter), a empresa está testando um modelo de busca que atualiza os resultados à medida que o usuário fala, permitindo que aconteça praticamente uma conversa entre o utilizador e a ferramenta. Confira:
The demo of new conversational search in Google app. It continuosly listens to your voice where you can ask followup questions while performing a search.#Android #Google pic.twitter.com/DgXnMx5DU4
— AssembleDebug (Shiv) (@AssembleDebug) November 4, 2024
Como é possível ver no vídeo, ao invés de ativar a captação do microfone e fazer uma busca única, o aplicativo continua escutando o usuário e entregando novos resultados à medida que novas perguntas são feitas, adaptando o conteúdo à conversa.
Com a mudança, o Google poderia estar buscando atualizar a ferramenta pelo qual se tornou relevante para se adequar aos novos hábitos de alguns usuários, adicionando mais um recurso de inteligência artificial.
Atualmente, o buscador já é integrado a IA da companhia, o Gemini, oferecendo resumos dos termos buscados no topo da página. No entanto, a busca ainda é limitada a uma pesquisa/resultado por solicitação.
Apesar da nova função ter sido mostrado em funcionamento no vídeo da publicação, é importante lembrar que ela não está disponível amplamente. A empresa pode estar realizando testes internos do recurso, planejando o seu lançamento (ou não).
Comentários