LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel testa "lacre virtual" automatizado para bloquear caixas de IPTV piratas

08 de novembro de 2024 21

Em entrevista ao portal Tele.Síntese, o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Artur Coimbra revelou que o órgão está testando um novo método automatizado para bloquear caixas de IPTV piratas. A ideia seria agilizar o processo e eliminar a necessidade de haver plantões para envio manual das ordens, havendo ainda estudos para que a agência tenha acesso direto à infraestrutura das operadoras.

Coimbra encerra seu mandato neste mês e, durante a entrevista, comentou alguns dos principais conquistas de que fez parte como membro da autarquia. O conselheiro então revela os planos para automatizar o bloqueio de IPTVs piratas, usando o que foi chamado de "lacre virtual", por estar vinculado ao endereço IP desses dispositivos.

As IPTVs funcionam de forma similar à internet ao realizar as transmissões por meio dos endereços IP, que dão nome à tecnologia. Seu funcionamento acabou abrindo brechas para o surgimento de inúmeras soluções sem licença para funcionar, algo que vem sendo combatido pela Anatel há alguns anos.

Um dos principais desafios da agência está justamente no processo de bloqueio, cuja aplicação depende de um disparo manual para as operadoras de telefonia, que por sua vez ainda precisam realizar um levantamento dos links e endereços determinados para serem bloqueados.

O novo sistema proposto pela Anatel atuaria de forma automatizada, agilizando bloqueios de IPTVs piratas (Imagem: TudoCelular)

Justamente por ser manual, essa etapa exige que os agentes do órgão e das companhias trabalhem em plantão, tornando extenso o tempo entre a ordem de bloqueio e sua execução. Apesar de ser uma situação diferente, esse é um dos motivos pelos quais vimos o X (antigo Twitter) levar dias para ser barrado em todo o território nacional, por exemplo.

A proposta citada por Coimbra está em testes, e deve ser implementada em fases, começando pela automatização do disparo da ordem de bloqueio. Segundo descreve o conselheiro, um sistema unificado será adotado, ao qual todas as operadoras terão acesso, agilizando drasticamente essa primeira etapa.

Em seguida, a ideia é automatizar o próprio bloqueio, conforme as operadoras liberarem à Anatel acesso direto ao roteador core (o roteador central da empresa que fornece os serviços de internet), que aplicará então as travas diretamente na infraestrutura da rede.

O último passo seria uma evolução da fase 2, em que o órgão faria uma varredura automática para bloquear os dispositivos piratas, o que Coimbra chamou de "lacre virtual". Esse sistema ainda parece dividir opiniões entre as fornecedoras de internet, com parte delas encarando o novo sistema como algo positivo, e outra parte enxergando a iniciativa com receio.

Caso o sistema automatizado tenha sucesso, é provável que bloqueios como o ocorrido com o X/Twitter em 2024 sejam feitos de forma mais rápida no futuro (Imagem: Julian Christ/Unsplash)

O conselheiro deixa claro que o acesso da Anatel seria voluntário e limitado, e curiosamente tem potencial de ser aplicada também por outros países em que o combate às IPTVs piratas tem avançado, como Espanha e Portugal, apesar de não haver confirmação no momento.

Não há um prazo para a iniciativa ser aplicada, portanto ainda deve demorar um bom tempo até termos novidades do processo automatizado. Dito isso, caso tenha sucesso, podemos esperar que esse tipo de bloqueio ocorra de forma muito mais rápida no futuro, com esse sistema possivelmente sendo expandido para mais usos, como em situações similares à do X.


21

Comentários

Anatel testa "lacre virtual" automatizado para bloquear caixas de IPTV piratas
  • Faz o L seus retardados! sei que a maioria de quem usa IPTV Box Pirata muito deles fizeram o L agora senta a raba no L com gosto!!!.....

      • A culpa de ter feito o L eu jamais irei carregar

          • Culpa dos impostos absurdo, roubos do governo. População busca algo mais barato mesmo. Acessível!

              • Eles estão além de proibir as box estão também bloqueando as urls dns dos servidores, estão espionando através de aplicativos que tem na playstore mesmo porém a galera já está migrando para aplicativos próprios com acesso apenas com qrcode onde o cliente não tem acesso as urls

                  • Servidor da Anatel com acesso à infraestrutura de rede dos provedores. Quanto tempo até rolar mau uso do acesso concedido?

                      • É para ferrar o Rico ou o pobre? Faz o L

                        • Essa Anatel é uma piada...%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02

                            • Esses bloqueios de tv Box são uma grande enxugação de gelo pra falarem que estão fazendo alguma coisa. Porque a verdade, mesmo, é que IPTV pirata é uma máfia que o governo ou não quer ou não pode enfrentar, tal qual o PCC. Isso tudo aí é só pra eles falarem que estão fazendo alguma coisa pra calar a boca dos fornecedores de streaming. Quando esses fornecedores passarem a oferecer preços mais justos, aí sim a própria população começa a abandonar o IPTV pirata. É aquilo: o poder emana do povo

                                • Enquanto isso aqui no Rio de Janeiro os traficantes seguem destruindo a infraestrutura das grandes operadoras para ter o monopólio das suas clandestinas pelo mesmo preço, sem qualquer tipo de "lacre virtual" ou físico

                                    • Esse povo da Anatel não parece que são técnicos, devem ser um bando de imbecil que não sabe nada de tecnologia. Não é possível que um órgão que é responsável, não sabe de nada. Não adianta bloquear aparelhos. Não perceberam isso ainda??? A solução é bloquear os servidores, mas aí eles precisam trabalhar muito pra ficar bloqueando os IP todos os dias até as pessoas desistirem de não conseguir direto a TV pirata.

                                        • Eles estão tentando. Tem que justificar os investimentos na área.

                                            • Essa quantidade de tvbox pirata no Brasil se deve ao fato do preço exorbitante que as operadoras cobram pela TV por assinatura. Elas culpam os impostos, mas o lucro delas é altíssimo. Se cobrassem preços justos, elas ganhariam muito dinheiro de qualquer forma e ainda teríamos uma redução de tv box pirata no mercado.

                                              • Briga besta que não vai adiantar absolutamente nada

                                                  • Essa briga inútil contra TV box é um gasto de verba pública.

                                                    • Hail Hydra

                                                      Corte uma cabeça e duas surgirão em seu lugar!

                                                        • A lacração está indo longe demais! Maldita cultura woke! Mimimi!!

                                                          (Contém ironia, caso alguém não tenha percebido...)

                                                            • eles ainda acham que as tv box são o problema kkkkkkkkkkk, mal sabem que o app de smart tv e o kodi fazem muito isso, inocentes, a pirataria nunca vai acabar e eu sou a favor disso, brasil um país de terceiro mundo onde o qi médio é 87 e o valor de tv por assinatura é 1/3 do salário, ir para a ilegalidade é o único jeito que se tem para assistir isso e sou a favor de continuar existindo e lutando contra esses valores absurdos.

                                                                Especiais

                                                                Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                Software

                                                                Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

                                                                Tech

                                                                PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

                                                                Economia e mercado

                                                                Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa