
Google 29 Mar
01 de abril de 2025 0
Investigações de código feitas na versão mais recente do app de buscas do Google sugere que a gigante está trabalhando em um modo do Gemini, o assistente de IA generativa da companhia, dedicado ao uso por crianças. Ao que parece, a novidade teria um foco maior na criação de histórias e auxílio na realização de lições de casa — algo que o Gemini padrão já é capaz de fazer —, associado a restrições mais completas buscando proteger o público jovem.
As menções foram encontradas pelo portal Android Authority em trechos dedicados ao Gemini, na versão 16.12.39 do app do Google, e trazem o termo "kid users", algo como "usuários infantis" ou "usuários crianças" em tradução livre, sugerindo que a gigante das buscas pretende desenvolver um modo dedicado aos menores para o assistente de IA.
Essas linhas também dão algumas breves pistas sobre quais diferenças esse modo teria em relação ao Gemini tradicional, sugerindo um foco maior na realização de perguntas, na criação de histórias e no auxílio para tarefas escolares, todas já possíveis de serem realizadas, mas que provavelmente receberiam "otimizações" adicionais no modo infantil.
Os códigos contam ainda com menções à página de políticas de privacidade e segurança do Gemini, na qual é citado que o serviço conta com "políticas de conteúdo mais restritas e proteções padrão" para jovens, mas o Android Authority acredita que o modo infantil possa implementar proteções adicionais, especialmente com o crescimento no número de políticas públicas pelo mundo para proteger crianças e adolescentes da vida virtual.
Uma questão que não está totalmente clara é a maneira como esse novo modo seria implementado no aplicativo. O mais provável é que a gigante das buscas ative a novidade por padrão em contas do Google pertencentes a menores, seja por meio de ativação via controle parental, ou mesmo pelo rastreamento da data de nascimento do usuário.
O último ponto que ainda precisa ser esclarecido é a disponibilidade da função, e até mesmo se o recurso será de fato lançado. Considerando a presença das linhas de código, a solução pode estar em fase de testes internos, sendo apenas questão de tempo para que mais informações sejam divulgadas.
O novo modo infantil do Google Gemini chegaria para complementar outras ferramentas da companhia para estudos — além do próprio Gemini, serviços como o NotebookLM já auxiliam estudantes a processar grandes quantidades de informação, inclusive gerando podcasts e resumos com Inteligência Artificial para facilitar os estudos e o entendimento de diferentes conteúdos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários