
Google 05 Mai
É inegável que a tecnologia hoje em dia faz parte do nosso cotidiano e essa presença segue aumentando cada vez mais, então evitar que os mais jovens cresçam com isso é um grande desafio para muitos pais, mas que às vezes parece impossível, principalmente no Brasil.
De acordo com uma nova pesquisa, crianças brasileiras estão entre as que mais estão presentes na internet atualmente. A pesquisa foi feita pela ITU (União Internacional de Telecomunicações) em 2024 e os seus dados foram compilados pela ONU.
Os jovens brasileiros estão bem próximos das populações das Maldivas e Hong Kong, que contam com um nível de acesso próximo a 100%. A pesquisa também destaca possíveis problemas que podem ser gerados por um acesso tão rápido dos mais jovens ao mundo digital, como piorar as condições emocionais, cognitivas e de desenvolvimento.
Entre os riscos apresentados pelo estudo, é possível que crianças que estejam fazendo uso excessivo de telas possam sofrer com transtorno de déficit de atenção, falhas no desenvolvimento de habilidades motoras e sociais em um futuro próximo.
Segundo a pesquisa TIC Kids do CGI (Comitê Gestor da Internet), mostra-se que o número de crianças que acessaram a internet pela primeira vez aos 6 anos cresceu cerca de 10,5% desde 2021. Além disso, sobre os jovens que possuem entre nove e 17 anos, 83% delas mantêm perfis online, enquanto 72% podem manter seus perfis sozinhos.
Vale destacar também que 46% dos entrevistados para a pesquisa do CGI afirmam não saber ajustar configurações de privacidade. Por fim, a ONU pede para que os países-membros informem aos países, responsáveis e pediatras sobre os riscos do uso precoce de tecnologias digitais. Veja mais novidades sobre tecnologia.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários