YouSpin Lite 



O YouSpin é um aplicativo para iOS (iPhone, iPad e iPod touch) e Android que permite que você tire múltiplas fotos enquanto anda para obter uma foto única que você pode visualizar por todos os lados, criando o efeito de foto 360, ou seja, seu foco não é tirar fotos panorâmicas (sendo que você também consegue fazer isso com esse aplicativo), mas sim tirar fotos de objetos/pessoas ao seu redor para obter uma imagem de todos seus lados na foto, onde você pode depois visualizá-las. Ao entrar no aplicativo, você precisa se autenticar nele para poder mexer. Existem duas opções: criar uma conta no YouSpin ou realizar a autenticação pelo Facebook. A criação de conta é bem simples e rápido, sendo necessário você introduzir seu email, uma senha e um nome. O único problema (que na verdade faz o processo de entrar no aplicativo ser mais rápido) é que não existe uma autenticação via email, ou seja, basta você inserir esses dados citados acima e você já pode brincar dentro do aplicativo. Logo na primeira tela, você encontra uma janela contendo uma mensagem de boas-vindas e sugerindo que você assista a um vídeo tutorial para aprender e conseguir usufruir ao máximo de todas as funcionalidades desse aplicativo.
Interface
Sua interface é bem similar à praticamente todos os aplicativos para iOS, contendo quatro abas no canto inferior sendo eles (da esquerda para a direita): Home, Library, Online e Settings. O aplicativo está em inglês (não possui versão em português), as principais cores usadas dentro do aplicativo são o preto e o laranja e diferente da versão de Android, nessa versão de iOS não existem publicidades, porém você não usufrui de todas as funcionalidades existentes no aplicativo, apenas se pagar $0,99 (para efeitos e outro para edição).
Instruções
Sobre a parte central da home, você encontra uma imagem similar ao de máquinas fotográficas (uma círculo contendo quatro funcionalidades onde você alterna arrastando seu dedo de um lado para o outro), a primeira trata-se da Autocapture onde é possível tirar uma imagem 360º de si mesmo, a segunda é o product e é bem parecido com o Autocapture, o iPhone fica parado e a pessoa ou objeto gira, porém nesta ultima parte não há o recurso da voz e a orientação da câmera é horizontal, o terceiro é o Walkaround, através desta a pessoa ou o objeto ficam no centro e o fotógrafo gira em volta dela capturando as imagens, já a quarta e última é o Freestyle, onde você tem a liberdade de tirar fotos em qualquer sequência que desejar. Você consegue perceber que em todas as funcionalidades ao tirar a primeira foto irá aparecer no canto inferior da tela a opção de Editing e Onion, onde você consegue excluir foto por foto e ajustar a opacidade para melhorar o efeito da foto respectivamente.
Autocapture (autocaptura)
O nome já diz tudo, neste modo é possível sem a ajuda de terceiros, realizar imagens de si mesmo ou até de objetos, basta que você tenha um tripé ou um apoio para seu dispositivo, coloque-o a uma distância mínima de 1,3m e posicione na altura dos olhos (caso seja uma pessoa), assim q este modo for ativado será aberta uma contagem regressiva de três segundos (figura 2) e automaticamente o YouSpin vai começar a fotografar; no lado direito superior da tela de captura existe um contador que vai indicando o posicionamento da pessoa e quantas fotos faltam para o término do processo, além disso, existem dois recursos bem interessantes, um é a seta que indica que o movimento da pessoa (figura 3) e o outro é um áudio com aspecto robótico que diz “Turn” (vire), ou seja, mesmo que a pessoa esteja de longe ela não perde o momento correto de movimentar-se, terminado, basta salvar na galeria e ver o resultado.
Walkaround
O Walk around é muito similar ao autocapture, porque ele adiciona apenas um ícone da câmera (figura 2), ou seja, neste modo ao invés do disparo ser automático, você é quem determina. Tanto o autocapture quanto o walkaround são limitados à oito fotos para você conseguir concluir a foto inteira e você pode pressionar em qualquer lugar da tela para começar a tirar as fotos, sempre respeitando a posição indicada no canto superior direito para obter melhores resultados.
Product
A terceira maneira que se chama Product apresenta como diferencial a orientação da câmera, que fica na horizontal, onde você pode tirar até 48 fotos (podendo parar antes, basta clicar no botão Stop que se encontra no canto superior direito). Para tirar as fotos é bem similar ao walkaround, basta pressionar em qualquer lugar da tela. Depois de terminar, sua foto será enviada para sua library, onde você pode visualizá-la.
Freestyle
Por último você encontra o FreeStyle, que é mais conhecido por “StopMotion” no Android. A única diferença do FreeStyle para o Product é sua orientação que é na vertical. Seu uso mais comum é o famoso vídeo de stopmotion, onde você tira uma série de fotos com um intervalo de tempo entre elas e roda como se fosse um filme.
Library
Na segunda opção do menu do canto inferior, você encontra a tela de Library (biblioteca), onde você encontra todos seus vídeos que você fez dentro do aplicativo (uma observação importante é que nenhum desses vídeos vão direto para a sua biblioteca do seu célular, eles ficam armazenados apenas dentro do aplicativo). Nessa opção, na versão Lite, você consegue apenas excluir ou compartilhar seus vídeos salvos, pois apenas na versão paga (citada anteriormente), você consegue editá-las e adicionar mais de 50 efeitos nas fotos.
Compartilhamento
Caso você tenha gostado do resultado de uma imagem produzida e queira compartilhar essa figura é necessário estar logado no aplicativo (procedimento realizado no começo do review). Dentro da imagem, você possui algumas formas de compartilhar: Mail (email), Message (mensagem), facebbok, Assign to Contact (enviar para contato), Save to Camera Roll (salvar no rolo da câmera), Print (imprimir) ou Copy (copiar link) que surgirão logo após você subir sua imagem para o servidor do YOUSPIN.CO, onde você deverá informar um nome para a imagem, uma tag, a visibilidade, a localização, descrição e o preço (caso você queira vender).
Online
Nessa terceira tela você consegue visualizar todos os “spins” criados por usuários de toda a rede YOUSPIN.CO. Existem um menu no canto superior onde você consegue filtrar os resultados de três maneiras diferentes: Likes, Comments e Newest. Infelizmente na versão Lite não existe nenhum modo de busca por termos para achar spins específicos e você consegue ver uma quantidade limitada de spins. É nessa tela também que você consegue adicionar comentários em diversos spins e percebe-se que nessa versão as propagandas aparecem bem no canto inferior dos spins que você deseja visualizar, ou seja, você consegue apenas ficar girando o spin com o dedo e não apertar o botão play (que se encontra justamente no canto inferior da tela).
Settings
Por último fica a tela de Configurações, que se encontra no canto inferior direito da tela do aplicativo. Existem dois submenus nessa tela: Capture e Social. Em capture, você encontra cinco opções de ativar ou desativar algumas funcionalidades: capture person, autocapture, front câmera, câmera flash e help. Sinceramente, a única funcionalidade que funcionou aqui nos testes foi a ativação do flash da câmera. Todos os outros itens, independente se eu habilitasse ou desabilitasse, o aplicativo continuava a funcionar do mesmo jeito. Já em Social, você consegue fazer o login ou logout tanto so YouSpin quanto do Facebook.
Resultado e valia
A imagem em 360º prometida pelo aplicativo é produzida, chegou-se a um resultado bem convincente e caso você seja um profissional e deseje uma imagem detalhada que contemple cada lado da figura, isso é possível e auxilia, por exemplo, os vendedores de roupas que podem, de forma dinâmica, demonstrar suas peças no corpo de uma modelo e também podem auxiliar profissionais de saúde que cuidam da dieta e emagrecimento de seus pacientes e desejam fazer um “antes e depois”, enfim, as possibilidades são numerosas.
Pontos positivos
Não são muitos, mas o aplicativo cumpre o que promete e a imagem em 360º é gerada, destacamos o fato de ser gratuito, a possibilidade de capturar a própria imagem sem a ajuda de terceiros e o recurso de áudio. Além disso, existe uma rede social onde você pode compartilhar e visualizar spins de outras pessoas.
Pontos negativos
O aplicativo não possui suporte para o inglês; ele possui diversas funcionalidades que na verdade poderiam estar em uma mesma funcionalidade, confundindo o usuário; as propagandas aparecem bem no canto inferior ao visualizar um spin, bem na parte onde você consegue dar o play para visualizar o spin sem precisar mexer na tela, fazendo com que sua única opção de visualizar a imagem por completo seja arrastando seu dedo na tela de forma manual e não automática; a maioria das configurações não funcionam como deveriam, sendo indiferente você habilitar ou desabilitar elas; o login pelo facebook não foi feito pois ao tentar logar-se por ele, foi pedido que preenchesse o email e senha sendo que mesmo após preenchido ele reclamou que estava errado; não existe uma opção de busca na tela Online para visualizar demais spins, tornando a parte social do aplicativo muito limitada; a parte de efeitos e edição são pagas.
Conclusão
Realmente a idéia desse aplicativo foi bem inovadora, podendo ajudar não só pessoas como empresas a vender seus produtos, porém acredito que ele ainda não está muito maduro e difundido, pois existem poucas pessoas que conhecem/usam o aplicativo e com isso toda a parte social do aplicativo fica bem deficiente (sem contar que o próprio aplicativo falta muito para aprimorar sua parte social). Mas ele realmente tira as fotos em 360 graus e pode ser uma boa alternativa quando você for tirar fotos com seus amigos e família.
Prós e contras








Comentários