LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apps para tirar fotos panorâmicas com o celular

0Comentários

Stitch Pano

O Stitch Panorama é um aplicativo criado pela go2share disponível para iOS (iPhone, iPad e iPod Touch) cuja principal finalidade é juntar imagens similares uma do lado da outra. Além disso, ele também faz fotos panorâmicas que é muito útil naquelas horas que você precisa tirar uma foto só que ela não cabe em apenas uma foto e é gratuito! Seguindo o modelo do Photosynth, o Stitch Panorama também faz fotos tridimensionais. Agora iremos descrever detalhe por detalhe desse aplicativo nesse review. O ícone do aplicativo é igual à imagem abaixo:

1 – Ícone do aplicativo
Ao entrar pela primeira vez no aplicativo, ele é tão simples e de fácil utilização que nem sequer pede para você criar um login ou se logar pelo Facebook. Vocë já é redirecionado para a tela principal do aplicativo onde você encontra três únicas opções de todo o aplicativo: Take New, Load Photos e Albums. Caso você pressiona a imagem no canto superior do aplicativo, você será encaminhado para a AppStore dentro da página desse aplicativo.

Take New

Essa é a opção na qual você deve entrar caso queira tirar uma nova foto. Ao entrar na tela, você logo perceberá que ele possui bem no centro da tela o visual da câmera, ou seja, a câmera já está pronta para começar a tirar foto e no fundo da tela você verá um fundo cinza coberto de linhas horizontais e verticais da cor branca que servem para ajudar você a enquadrar melhor na hora de tirar a sequência de fotos. No canto inferior direito você encontra um botão vermelho “Cancel” que serve para você sair dessa tela e cancelar a gravação atual e no canto inferior no meio você encontra uma imagem de uma máquina na cor azul que ao apertá-la, você começará a sessão de fotos.

No topo da tela, a cada passo que você realiza, uma mensagem aparece dando dicas e uma breve explicação para você conseguir tirar na melhor forma possível sua foto. Na primeira mensagem, você encontra: “Shoot the Center of the panorama photo [Free app 12 frames limited]” que significa: “Tire o centro de sua foto panorâmica [limite de 12 frames para a versão gratuita]”. Mire no centro de sua foto panorâmica e aperte o botão azul para tirar a foto. Depois que você tirar a primeira foto, a segunda mensagem que irá aparecer é: “Align the blue brackets with the Green frame [Free app 4 frames limited]” que significa: “Alinhe as linhas azuis com os frames em verde [limite de 4 frames para a versão gratuita]”. Para obter um melhor resultado em sua foto panorâmica, você deve alinhar os cantos azuis com os frames em verde que irão aparecer, conforme ilustrado abaixo na imagem 3.

1- Tela principal do aplicativo 2- Tela do Take New 3 – Alinhando os cantos azuis com a linha verde

Depois de terminar sua foto (lembrando que na versão gratuita nós só podemos tirar 12 fotos no máximo, sendo indiferente a direção podendo ser da esquerda pra direita, de baixo pra cima, da direita pra esquerda e de cima para baixo), caso não tenha chegado no limite, você pode pressionado o botão azul que se encontra no canto inferior direito para concluir a foto. Outra tela irá aparecer contendo avisando que o processo de “stitching” está sendo feito, ou seja, eu gosto de chamar de otimização para juntar as fotos umas nas outras.

Passado essa etapa, você conseguirá ver o resultado final de sua foto e no canto inferior algumas funcionalidades estão à sua disposição como: cancel (cancelar a foto), fx (aplicar efeitos), share (compartilhar) e save (salvar). Em fx, uma nova tela irá abrir contendo nove efeitos de cores para você aplicar em sua foto (conforme ilustrado na imagem 2 abaixo). Basta selecionar um efeito que você voltará para a tela de detalhes com a nova cor (ilustrado na imagem 3 abaixo).

1- Resultado final da foto 2 – Aplicando fx 3 – fx aplicado

Em compartilhamento, você pode compartilhar sua foto via: mail (email), message (mensagem), facebook, assign to contact (enviar para contato), save to Camera Roll (salvar para o rolo da câmera), print (imprimir) ou copy (copiar).

1- Tela de Compartilhamento 2 –Compartilhando pelo Facebook 3- Enviando para um contato
Por ultimo, você pode simplesmente salvar sua imagem indo em “Save” que ela será guardado em seu rolo de câmera.

Load Photos

Dentro desta opção, a principal idéia é de você selecionar duas ou mais imagens (limitados até 16 fotos) para juntá-las e formar uma só imagem usando o processo de “stitch”. Só existe um pequeno detalhe para essa funcionalidade funcionar: as fotos precisam ter alguns pontos em comum entre elas para o aplicativo conseguir mesclá-las. Após selecionar duas ou mais imagens de seu rolo da câmera, você será encaminhado para uma outra tela onde você deve selecionar a melhor foto para ficar no dentro de sua foto panorâmica. Caso ele não encontre os pontos em comum suficientes para mesclar, a seguinte mensagem irá aparecer: “could not found enough feature points between the photos”. Assim sua única opção é de cancelar a foto e voltar para o menu principal.

Albums

Já dentro dessa opção você consegue apenas entrar nos álbums de fotos e visualizar uma imagem por vez. Talvez por ser a versão gratuita, você não consegue fazer nada mais além de apenas visualizar a imagem e voltar para o álbum, fazendo com que toda aquela parte de compartilhar e aplicar efeitos nas fotos você nunca mais conseguirá fazer a não ser que seja feito na hora que foi tirado a foto (quando aquela opção fica disponível).

Conclusão

Resumindo, esse aplicativo é muito simples mesmo, porém eu gostei porque ele cumpriu bem seu objetivo que é o de tirar fotos panorâmicas. Seu algoritmo de otimização na hora de juntar as fotos funcionam bem se você seguir em risca as dicas que ele dá ao tirar as fotos (alinhando bem os cantos em azul com os frames em verde). Ele não possui uma tela de configurações do aplicativo, o que pode fazer com que pessoas que gostam de configurar e mexer bem nos aplicativos não opte por esse aplicativo. Além disso, a única coisa que eu achei bem ruim e que achei bem grave é que você só consegue aplicar os efeitos ou até mesmo compartilhar sua foto na hora que você tirou ela, ou seja, caso você tenha tirado a foto e depois apenas a salvou, na hora que você for acessar seu álbum por dentro do aplicativo, você consegue achar sua foto, visualizá-la, mas todas as outras funcionalidades simplesmente não aparecem! Apesar disso tudo, recomendo esse aplicativo pelo fato de as fotos saírem talvez não perfeitas, mas de boa qualidade.


Prós e contras

Interface simples e de fácil utilizaçãoCumpre bem o seu objetivoIdéia inovadora de juntar 2 ou mais imagens em uma só
Aplicativo em inglêsNão possui suporte para orientação na horizontal, apenas na verticalNão possui própria biblioteca de imagens, ou seja, toda vez que você quiser visualizar ou editar sua imagem, você terá que acessar sua biblioteca de seu celularPara aplicar efeitos e compartilhar, você só consegue na hora que tirou a foto, depois quando ela já está em sua biblioteca de fotos essas opções não estão disponíveis

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

Stitch Pano
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Maio 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular