LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Forza Horizon 5: franquia ainda tem melhor jogo de corrida? | Análise / Review

04 de novembro de 2021 10

O Forza Horizon 5 é a nova sequência da série spin-off dentro da franquia desenvolvida pela Playground Games. Com criação no Xbox Game Studios, o jogo promete manter a linha de melhor no gênero de corrida da atualidade.

O título ficará disponível para Xbox Series X|S, Xbox One e PC apenas no dia 9 de novembro, mas o TudoCelular já teve acesso antecipado a ele e conta os destaques que você pode esperar a seguir.

História

O quinto título da série Horizon sai do Reino Unido – local explorado no 4 – e leva o jogador até o México, onde as competições são ambientadas. O país foi muito bem escolhido pela desenvolvedora, pois exibe lugares mais diversificados e próprios para o game.

Você poderá correr em estradas cheias de poeira no ar, selvas e caminhos encharcados. Além dos 11 biomas, o clima também impacta na experiência. Você poderá correr durante tempestades de areia ou chuvas intensas, por exemplo, bem como em horários que vão desde a manhã até o final da noite.


O personagem principal é personalizável ainda na parte de introdução do jogo. Você conseguirá adicionar um apelido a ele, como “o cara” ou “número um”, e selecionar características físicas dele, que vão além do básico.

Isso porque o game amplia a representatividade e permite ao jogador atribuir ao protagonista alguma deficiência física ou gênero neutro. A placa do carro inicial também é customizável, para você escrever o que bem preferir dentro do limite de caracteres possível.

Jogabilidade

Em termos de jogabilidade, não vemos grande diferença em relação à geração anterior. O estilo de mundo aberto está mantido, então você poderá dirigir até os eventos, ao marcar dentro do mapa o destino.

A mecânica e o progresso ajudam a divertir o jogador em todos os momentos, mesmo naqueles em que você não estiver na corrida em si. Dá para fazer missões paralelas às competições principais. Elas vão desde tirar fotos do carro em alguma condição específica até encontrar um veículo perdido no mapa ou saltar o mais distante possível de um pico.

Ao todo, são centenas de carros desbloqueáveis, os quais vão para a sua coleção pessoal e podem ser alternados durante a campanha. As missões paralelas servem principalmente para ajudar você a obter novos itens na sua garagem, assim como dar experiência para aumentar seu nível.

Cada carro possui característica diferente, desde a categoria em que se encaixa – uns são voltados a corridas em pistas comuns, outros mais para estradas de terra – até detalhes, como velocidade máxima, aceleração e manobra.


Antes das corridas, também é possível escolher outros detalhes, que vão desde o câmbio automático ou manual, até a presença de freios ABS e o balanceamento do automóvel.

Uma das novidades é o Horizon Tour, um modo mais casual para explorar o mundo com calma, além do Open – com opções de corrida, drifting e o battle Royale The Eliminator – e do Arcade – que oferece minigames esporadicamente. Um deles consiste em estourar pinhatas encontradas em uma determinada área, para somar pontos.

O multiplayer segue com a opção online ou cooperativa, sem a possibilidade de se aventurar em corridas com tela dividida de maneira separada – isso fica apenas para a franquia Forza Motorsport.

Gráficos e trilha sonora

A parte gráfica é uma beleza à parte dentro do mundo de Forza Horizon. Todos os cenários são ricos em detalhes, assim como os carros. Os personagens ficam um pouco abaixo na qualidade de imagem, mas seus movimentos compensam com um realismo agradável.

Outros pontos positivos dos gráficos consistem nas mudanças de ambiente – como entrar em uma tempestade de areia – e nos danos cosméticos aos carros. A iluminação e as sombras ficam bem colocadas mesmo em plataformas sem Ray Tracing, enquanto as alternâncias entre dia e noite funcionam de maneira gradual e bem feita.

O problema aqui é que o poder gráfico presente aqui resulta em um grande tamanho total do jogo. Você precisará de mais de 100 GB de espaço livre em todas as plataformas. No caso do Xbox One S – usado para este teste –, foram 116 GB necessários para a instalação, sem contar algumas demoras nas transições de cenas.


O TudoCelular encontrou um pequeno bug em estradas encharcadas. Ao passar por uma poça, a água costuma se espalhar e respingar na câmera. Caso você esteja com o ângulo externo, ficará em toda a tela. Já se a visão for de dentro do carro, verá como se fosse o motorista.

No entanto, se você estiver na visão de terceira pessoa (por fora do veículo), ficar com a imagem respingada e mudar para a câmera interna (terceira pessoa), a água não some da tela e faz parecer que entrou dentro do carro também, no lugar de aparecer apenas no vidro frontal. Veja na comparação abaixo.

Por sua vez, a trilha sonora foi uma grata surpresa neste game. O título permite que você selecione uma opção entre várias rádios para servir como som ambiente. Desta maneira, dá para deixar o fundo com a batida que você quiser, desde músicas clássicas até rock mais pesado, para entrar no clima das corridas. Ou ainda desligar o rádio e curtir mais o ronco do motor.

Outro ponto muito positivo aqui é a dublagem total em português. Desde a comunicação com a equipe até a narração em partes do progresso, todos os diálogos estão muito bem traduzidos para o idioma do Brasil. Isso mostra a preocupação da desenvolvedora com o público do país.

O som ficou com algumas falhas durante a gravação para esta análise, mas elas não aparecem durante o jogo, e sim apenas no arquivo salvo.

Considerações finais

Forza Horizon 5 pode ser considerado um dos melhores games do gênero na atualidade. Ele consegue fazer jus à série paralela ao Forza Motorsport por trazer mais diversão e interatividade com o ambiente.

A escolha pelo México para situar este game foi acertada, assim como as opções de personalização com maior representatividade. A trilha sonora agrada a diferentes gostos, além de a dublagem coroar este quesito com um trabalho bem feito.

Os gráficos ficam como uma beleza à parte, desde os detalhes dos carros até os cenários extremamente complexos e realistas. O pequeno bug encontrado não afeta a experiência e pode ser corrigido com facilidade ao longo do tempo. Uma pena que você precisará destinar um grande espaço de armazenamento para usufruir deste jogo.

Acerto no ambiente (México)Jogabilidade divertida e imersivaGráficos bem desenvolvidosTrilha sonora personalizávelDublagem em PT-BR
Tamanho de instalaçãoPequenos bugs
História

O jogo acerta na escolha do México e no desenvolvimento do personagem principal.

Jogabilidade

Você terá grande diversão em todos os momentos, com variedade de missões, mesmo que não tenha mudado tanto em relação ao antecessor.

Gráficos

Gráficos exemplares desde os cenários até os detalhes dos carros. Beiram a perfeição, mas demandam um grande espaço no seu armazenamento.

Trilha Sonora

A trilha busca atender a diferentes gostos musicais, ou àqueles que preferem apenas o ronco do motor. A dublagem em português é outro acerto do jogo

Imersão

A mecânica imposta por Forza Horizon 5 dificilmente vai te tirar a atenção do game e vai oferecer horas de jogatina sem desgrudar da tela.

Nota Total

Sem dúvida, Forza Horizon 5 pode ser classificado como um dos melhores da categoria, pelo conjunto complexo que oferece desde a sua jogabilidade até os gráficos aprimoraados.

Vale a pena?

O game ficará disponível a partir do 9 de novembro para os consoles da família Xbox e os computadores – via Microsoft Store e Steam. Ele também integrará o Xbox Game Pass para videogames, PC e até no xCloud. É aqui que torna uma opção mais viável, pois você não precisará desembolsar os R$ 250 cobrados por ele.

Este é um jogo que não somente compensa ser adquirido em algum momento, como pode trazer uma grande satisfação se você curte games de corrida, títulos com mundo aberto e até um battle Royale – só que, neste caso, com carros.

E aí, para você, o Forza Horizon 5 pode ser considerado o melhor do gênero na atualidade? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

*Agradecemos à assessoria do jogo por ceder uma cópia ao TudoCelular para este review!


10

Comentários

Forza Horizon 5: franquia ainda tem melhor jogo de corrida? | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2