
Jogos 21 Jan
Dados divulgados pelo benchmark Passmark indicam que a AMD voltou a liderar o número de usuários de desktop que utilizam o teste de desempenho no início de 2025, depois de quatro anos de domínio da Intel. De acordo com os registros, o time azul teve uma queda expressiva nos últimos 12 meses, abrindo margem para que a linha Ryzen assumisse a liderança. Mesmo assim, o cenário continua acirrado entre os notebooks, em que os Intel Core mantém vantagem.
O Passmark é um dos testes de desempenho mais conhecidos, usado para realizar processamento intensivo de cálculos matemáticos e de física para avaliar as capacidades dos processadores, tanto usando apenas um núcleo, quanto estressando a CPU por completo.
A cada trimestre do ano, o benchmark divulga o número de participação das fabricantes de chips de acordo com os testes realizados, entregando um recorte do mercado de computadores. Dispostos em gráficos, esses dados avaliam as categorias de desktop, notebooks, servidores, além de uma combinação dos três.
No levantamento referente ao primeiro trimestre de 2025 divulgado nesta quarta-feira (22), uma tendência observada durante o ano passado foi estabelecida: a AMD retomou a liderança de participação nos desktops, representando 50% dos testes feitos no Passmark — o início de 2021 foi a última vez em que um cenário similar foi registrado. A Intel representa 48,7% das máquinas, com a Apple assumindo o 1,3% restante.
Curiosamente, o cenário é diferente entre os notebooks, mesmo que tenhamos visto grandes avanços da linha Ryzen entre os portáteis. Por aqui, o time azul mantém a liderança com 73,6% de participação, contra 22,7% da AMD, 3,2% da Apple e 0,5% da Qualcomm, graças à recém-lançada família Snapdragon X.
Essa situação é resultado de uma série de fatores, possivelmente estando entre eles acordos comerciais com as fabricantes de notebooks e algumas vantagens presentes nas CPUs Intel, como alternativas mais robustas de conectividade.
Por fim, em servidores, não houve mudanças drásticas — a Intel ainda é a favorita entre empresas que estão utilizando o Passmark, com 90,3% de participação, seguida pela AMD com 9,4%. Ainda não há outras concorrentes na pesquisa, mesmo que tenhamos alternativas como a Ampere e a própria Qualcomm, que já trabalha em uma solução para data centers.
Considerando os três segmentos, a Intel segue na liderança com 59,6% do mercado, com a AMD tendo "apenas" 38,6% de participação. Se a tendência vista nos desktops começar a crescer, é provável que vejamos uma competição mais acirrada entre as duas gigantes nos próximos meses.
É importante lembrar que este é apenas um recorte das máquinas que rodam os testes do Passmark, não representando o mercado completo. Ainda assim, os números podem dar sinais da participação completa das companhias e, no caso, apontam para uma forte concorrência entre os times azul e vermelho.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários