LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

09 de agosto de 2020 20

Já foram tantos lançamentos da Motorola este ano que o Moto G8 Plus, carro chefe da empresa, parece um lançamento distante. Enquanto isso, a LG vai num ritmo mais devagar e, recentemente, renovou sua linha de aparelhos mais simples com três celulares.

O K51S foi um desses lançamentos, e agora tanto este como o Motorola estão sendo vendidos por preços bem similares. Aí você quer saber: o mais antigo e completo ou o mais novo e simples? Acompanhe agora este comparativo, aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Motorola Moto G8 Plus

As duas fabricantes mudaram o visual dos aparelhos apresentados aqui em relação à geração anterior. O Moto G8 Plus não tem mais as câmeras arrumadas dentro de um círculo, e passa a ter módulo alinhado verticalmente em um canto, como muitos outros modelos disponíveis.

O K51S é igual ao K61 e ao K41S, mas se diferencia um pouco de outros celulares por ter as câmeras traseiras alinhadas horizontalmente no centro. O sensor biométrico de ambos fica nessa mesma região, centralizado, e têm boa rapidez e precisão.

O corpo é esperadamente em plástico brilhante com cantos arredondados, e enquanto a Motorola aposta em um degradê bem visível, a LG opta por um brilho metalizado. Com tela maior, o K61 é mais pesado e com maiores medidas, exceto pela espessura, que é maior no G8 Plus por causa do módulo de câmera saltado.

LG K51S

Tendo moldura também em plástico nos dois, o LG traz um reforço com a certificação militar, supostamente aguentando mais quedas e temperaturas diferentes. Já o Motorola conta com a proteção contra respingos de grande parte de sua linha.

O notch é resolvido em U no Moto G8 Plus e em um furo no canto esquerdo no K51S. Os dois trazem case de silicone na caixa e são dual SIM, mas enquanto o slot para o segundo SIM do Moto G8 Plus é dividido com o microSD, o K51S traz espaço exclusivo para todos.

O acabamento do G8 Plus também é bom, mas o K51S leva por ter melhores detalhes.

Melhor construção LG K51S
Slot é híbrido ou não? LG K51S
Possui alguma resistência? Ambos
Melhor solução do notch LG K51S
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Nenhum
Melhor tipo de conexão Nenhum
75.8 x 158.4 x 9.1 mm
6.3 polegadas - 2280x1080 px
76.7 x 165.2 x 8.26 mm
6.55 polegadas - 1600x720 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Tanto o Motorola quanto o LG possuem tela com tecnologia IPS, mas o display do G8 Plus se destaca por ter definição FullHD+ contra HD+ do K51S. Os ppis deste último caem ainda mais por ele ter uma tela maior de 6.55 polegadas ante 6.3 do rival.

O aproveitamento tela corpo é bem superior no Moto G8 Plus, que embora ainda tenha um queixo grande, tem bordas menores em relação ao K51S. As coisas se agravam quando vemos que a tela do LG tem pouco brilho e baixo contraste, além de cores mais lavadas.

O pouco brilho também é um problema que acomete o G8 Plus, mas se sai melhor que o K51S.

No final, o ponto é do Moto G8 Plus.

Melhor tecnologia de tela Nenhum
Melhor resolução de tela Moto G8 Plus
Melhor proporção tela/corpo Moto G8 Plus
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Moto G8 Plus

Som


Aqui o Moto G8 Plus já sai na frente por oferece som estéreo, coisa difícil de se ver nessa faixa de preço. Junto da presença da tecnologia Dolby Atmos, a potência é muito boa, assim como a qualidade entregue.

No K51S, o único alto-falante entrega potência razoável de som e com grande foco nos agudos, o que atrapalha em músicas. Os fones são bem básicos, e embora haja DTS:X Surround, não faz muita diferença com esses que vem na caixa. Os fones do celular da Motorola são simples, mas confortáveis e entregam bom som.

É um ponto reverberante para o Moto G8 Plus.

Som é estéreo? Moto G8 Plus
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Moto G8 Plus
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Sistema


Dois Androids e dois dilemas. Se a LG já é ruim com seu calendário de atualizações, a Motorola começa a ratear com tantos lançamentos em pouco tempo. Entretanto, ao menos por aqui esta última se sai melhor, pois seu aparelho chega com o Android 9 Pie e já foi atualizado para o Android 10.

A LG é bagunçada e embora o K51S seja mais recente, veio também com o Android 9 Pie, e não há qualquer previsão de atualização. Nenhum dos dois deve passar do Android 10. Na interface, enquanto o LG traz muitas modificações e funções, o Motorola traz visual mais limpo e funções pontuais e acertadas.

Para as conexões, o WiFI do Moto G8 Plus é dual band ac, melhor do que o n do K51S, mas os dois contam com Bluetooth 5.0, GPS (que é mais completo no G8 Plus) e rádio FM. O Motorola tem alguns sensores a mais e nenhum deles conta com NFC.

Por fim, o ponto acaba ficando com o Moto G8 Plus.

Quantas soluções de biometria oferece? Nenhum
Sistema bem atualizado? Moto G8 Plus
Sistema será atualizado futuramente? Nenhum
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? LG K51S
Faltam conexões? Sobram? Moto G8 Plus

Desempenho

No hardware, temos Qualcomm Snapdragon 665 com 4 GB de RAM para o Moto G8 Plus e um MediaTek Helio P35 com 3 GB de RAM no K51S, e isso nos leva exatamente ao que você está pensando.

Em benchmarks o Motorola performa 84% melhor que seu concorrente, e nos testes padronizados de abertura de apps que realizamos, nenhum dos dois é um primor em velocidade (com o G8 Plus sendo inclusive mais lento que seu antecessor), mas a Motorola ainda se sai 12% melhor. O P35 já é bem antigo.

Estranhamente, o K51S consegue reabrir apps em uma velocidade maior, mesmo tendo menos RAM. Os jogos seguem os números, e enquanto o LG trava em jogos como o Asphalt 9 e tropeça em outros, o G8 Plus consegue rodar sem problemas até títulos como CoD Mobile.

Um ponto óbvio para o Moto G8 Plus.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Moto G8 Plus
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Moto G8 Plus
Quem tem melhores números de benchmark? Moto G8 Plus
Qual o processador mais atualizado? Moto G8 Plus
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Moto G8 Plus
Qual tem mais armazenamento? Nenhum
 

Bateria

Começamos empatados na bateria, já que os dois vêm com 4.000 mAh. Porém, com tantas características diferentes entre eles, os resultados também acabam sendo diversos. Chegando a quase 20 horas e meia, o Moto G8 Plus rende três horas a mais que seu concorrente. A diferença diminui no tempo de tela, mas o Motorola ainda é melhor.

Na recarga os dois levaram exatamente o mesmo tempo para chegar aos 100%, e isso é bem estranho uma vez que o G8 Plus traz um carregador de 18W na caixa, contra um de 10W do LG.

O ponto acaba ficando com o Moto G8 Plus.

Qual tem mais bateria? Nenhum
Qual recarrega mais rápido? Nenhum
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Moto G8 Plus
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmeras

Lançado no ano passado, o G8 Plus não chegou com a obrigação de oferecer quatro câmeras, como é o caso do K51S.  

  • Moto G8 Plus: wide principal de 48 megapixels, abertura f/1.7, PDAF e foco automático a laser; ultrawide de 16 megapixels para vídeos; sensor de profundidade de 5 megapixels.
  • K51S: wide principal de 32 megapixels, abertura f/1.8 e PDAF; ultrawide de 5 megapixels; macro de 2 megapixels; sensor de profundidade de 2 megapixels.

As contradições aqui são interessantes. O conjunto do K51S é mais versátil, pois tem mais câmeras e sua ultrawide tira fotos também, já que a da Motorola serve apenas para vídeos. Ainda assim, o chip da MediaTek não sabe aproveitar o que lhe é oferecido, e por isso traz fotos piores que as do concorrente.

O sensor principal performa melhor, e tem imagens mais nítidas e coloridas, principalmente durante o dia. À noite ele também leva vantagem ao oferecer o modo Night Vision que captura mais imagens no escuro.

No restante, o K51S leva uma vantagem por não ter concorrência, e embora sua ultrawide perca texturas em relação ao sensor principal e sendo inútil à noite, ainda existe. O mesmo vale para a lente macro, que apesar de ter foco fixo, traz essa possibilidade.

Porém, no que importa, o Moto G8 Plus se sai melhor e leva o ponto.

Melhor conjunto de câmera traseira Nenhum
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Moto G8 Plus
Melhores fotos noturnas Moto G8 Plus
Melhores fotos externas Moto G8 Plus
Melhores fotos internas Moto G8 Plus

Fotos tiradas com o Motorola Moto G8 Plus

Nos vídeos, o Moto G8 Plus tem uma clara vantagem, uma vez que é o único que grava em 4K, mesmo que a 30 fps. Além disso, sua ultrawide permite gravar vídeos na horizontal, mesmo segurando o aparelho na vertical, sendo sua câmera de ação. Ela é ajudada por estabilização eletrônica e foco a laser.

A qualidade do áudio é boa e microfone não capta tanto o barulho do vento. No K51S o áudio também é bom e não fica abafado, e qualidade dos vídeos é até bacana, mas não é um 4K com estabilização.

Outro ponto para o Moto G8 Plus.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Moto G8 Plus
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Moto G8 Plus

Fotos tiradas com o LG K51S

Nas selfies, o G8 Plus tem sensor de 25 megapixels contra um de 13 megapixels no K51S. As duas gravam em FullHD, mas a da Motorola ainda consegue fazer vídeos em câmera lenta a 120 fps e tem HDR.

Para fotos, o Motorola tem mais nitidez e cores menos lavadas, e o modo retrato é suave. As capturas do LG são boas para sua categoria, mas seu modo retrato tem muitas falhas. Em selfies noturnas é até possível dizer que este último se sai melhor.

Ainda assim, esse ponto também é da melhor nitidez e detalhes do Moto G8 Plus.

Melhor conjunto de câmera frontal Moto G8 Plus
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Moto G8 Plus

Preço

Em patamares um pouco diferentes, estes dois smartphones estão juntos neste comparativo por estarem com preço médio similar de R$ 1.350. Porém, em seus respectivos lançamentos, o G8 Plus chegou por R$ 1.900, bem mais caro que os R$ 1.500 do K51S.

Ainda assim, por estarem praticamente pelo mesmo preço e levando em consideração atualizações de sistema e pontuação geral, o Moto G8 Plus é com certeza um custo benefício melhor nessa briga.

Os dois ainda devem ter quedas de preço, especialmente até a Black Friday, mas provavelmente o K51S irá ter uma baixa maior por ser mais simples.

Temos um último ponto para o Moto G8 Plus.

Qual teve melhor preço de lançamento? LG K51S
Qual tem melhor custo benefício? Moto G8 Plus
5.9 Hardware
4.3 Custo Benefício

LG K51S

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Em um dos placares mais discrepantes que já fiz aqui no TudoCelular, fica clara qual deve ser a sua escolha. É certo que o Moto G8 Plus não é um smartphone muito recente, e deve ser substituído por um Moto G9 em breve, mas se beneficia aqui do preço mais baixo por ter sido justamente lançado há mais tempo.

O K51S ainda é um relativo lançamento, e acaba sendo muito mais simples que o Motorola. As coisas se agravam por ter vindo com Android 9 Pie e não ter previsão de atualização, e nem mesmo com câmeras extras e mais possibilidades conseguiu pontos.

Até podem existir opções melhores nessa faixa de preço, mas se sua dúvida é entre esses dois smartphones, o Motorola Moto G8 Plus é a melhor compra.

RESULTADO

Motorola Moto G8 Plus: 9 PONTOS

  • Melhor tela
  • Melhor áudio
  • Mais atualizações
  • Melhor desempenho
  • Melhor duração de bateria
  • Melhor em selfies
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Melhor custo benefício

LG K51S: 1 PONTOS

  • Melhor construção

Você acha que o K51S foi injustiçado? Concorda com o único ponto que ele teve? Deixe os seus comentários abaixo!

(atualizado em 18 de março de 2024, às 11:54)

20

Comentários

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista