
Curiosidade 13 Mar
13 de março de 2018 21
Com a greve dos Correios iniciada ontem (12), a empresa opera com capacidade reduzida em 22 estados e o Distrito Federal. Com isso, a população deixará de receber suas encomendas e correspondências importantes, tais como documentos e contas para pagar. Fica então a dúvida: como proceder?
Para responder, a Fundação Procon de São Paulo divulgou algumas orientações para os consumidores. De acordo com o órgão, aqueles que contrataram os serviços dos Correios têm direito a ressarcimento ou abatimento do valor pago, caso esses serviços não forem prestados.
Usuários também poderão recorrer à Justiça para pedir indenização em casos de danos morais ou materiais pela falta da prestação do serviço, de acordo com o Estadão.
Se você adquirir um produto de uma empresa que contrata serviços dos Correios para a entrega, cabe ao remetente procurar outros meios de levar a encomenda dentro do prazo contratado.
Outra orientação importante diz respeito ao envio de contas, como boletos e faturas. O não recebimento da correspondência não isenta o consumidor de pagar a cobrança. Nesses casos, no entanto, a empresa credora deve oferecer outros meios, tais como envio boletos via internet, ou mesmo acerto das contas presencialmente na loja ou sede da empresa.
Assim, o consumidor deve entrar em contato com o credor antes do vencimento e solicitar outra opção de cobrança ou de pagamento, para evitar futuras multas e cancelamentos de serviços.
Além da greve, muitos vendedores que utilizam o Mercado Livre relataram na manhã dessa segunda-feira (12) diversos problemas ao tentar enviar encomendas em agências dos Correios. Ao que parece, o sistema PLP (pré-lista de postagem), utilizado para o envio dos pacotes, ficou diversas horas "fora do ar".
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários