LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Smartphones com tela dobrável devem chegar ao mercado ainda em 2018

09 de abril de 2018 13

Nos últimos anos, a espera pelos primeiros smartphones com leitor de digitais sob a tela dominou os noticiários e rumores. A Apple optou pelo desbloqueio facial no iPhone X, ficando esta como única opção de biometria no seu flagship comemorativo. Os consumidores ainda aguardam os dispositivos com leitura de digitais sob a tela enquanto mais uma inovação começa a ganhar destaque: a tela dobrável.

Nas últimas semanas, patentes de telas que podem se dobrar apareceram aos montes, ligadas a diferentes empresas. As coisas praticamente começaram com os rumores do Galaxy X, da Samsung, e Microsoft, LG, Huawei e Apple surgiram mais recentemente com patentes que tenham essa tecnologia.

Agora, os rumores apostam em uma data para o primeiro aparelho chegar ao mercado: até o fim de 2018. Agora, resta saber qual empresa será a primeira. Entre as apostas, as mais seguras parecem ficar entre Samsung e Huawei.

Samsung

De acordo com uma reportagem do ET News, veículo sul-coreano, a Samsung está trabalhando em patentes e componentes para produzir dispositivos com tela dobrável em larga escala há pelo menos cinco anos. Não é a toa que o Galaxy X, suposto nome desse novo tipo de smartphone, tem saído aos montes por aí.

Ainda de acordo com a publicação, a companhia já tem 80% do processo de manufatura pronto para começar a produzir um dispositivo com tela dobrável. E o primeiro modelo chega ao mercado ainda esse ano.

Huawei

Outra favorita do momento, a Huawei, teria registrado a patente para uma tela dobrável ao meio em setembro de 2017, segundo informações disponíveis no site da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês).

Espera-se que a fabricante chinesa lance seu primeiro dispositivo com a tecnologia de tela dobrável até o fim de 2018. Se antes ou depois da Samsung, só o tempo nos dirá, mas muitos analistas apostam na Huawei.

E correndo por fora...

Mas, claro, o primeiro smartphone com tela dobrável pode chegar com outra marca em sua carcaça. Samsung e Huawei são favoritas para boa parte dos analistas, mas outras empresas estão bem posicionadas e podem lançar um dispositivo antes dessas duas.

A LG enviou, em agosto do ano passado, o pedido de patente para um dispositivo com duas telas conectadas, sendo que uma delas mostraria informações de hora, clima e nível da bateria quando o aparelho estiver fechado. Outras chinesas, como Oppo, Lenovo e ZTE, também possuem seus protótipos ou patentes.

Já a Apple parece estar um pouco atrás da concorrência. Por enquanto, analistas apontam que a Maçã pode aproveitar sua tecnologia de tela dobrável para outros dispositivos, antes de utilizar em um smartphone.

Mas e você, leitor, o que acha? Qual marca será a primeira a trazer para o mercado um smartphone com tela dobrável? Antes de correr para deixar sua resposta, uma curiosidade: a Strategy Analytics prevê que, em 2019, o mercado desse tipo de dispositivo deve chegar a 700 mil unidades, subindo para 30,4 milhões em 2021 e ultrapassando os 50 milhões já em 2022.

Agora, com esses números em mente para ajudar a entender a importância de largar na frente, deixa a sua aposta aí nos comentários: quem será a primeira? Sasmung, Huawei ou outra companhia?


13

Comentários

Smartphones com tela dobrável devem chegar ao mercado ainda em 2018
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista