LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Quase todos iDevices já estão no iOS 11, enquanto Oreo perde até para o KitKat

25 de abril de 2018 43

Se você achou que desde a invenção de variantes dos seus dispositivos - como vimos com o iPhone 5c, iPhone SE, iPhone 6 Plus e por aí vai - a Apple perderia o controle e seu sistema começaria a ficar fragmentado, errou.

É fato que para uma fabricante que oferece tanto os aparelhos quanto o sistema é muito mais fácil unificar a experiência, e a Maçã está fazendo isso muito bem: 76% de todos os seus produtos ativos no mercado estão rodando a versão mais recente do iOS, a 11.

Vale lembrar que isso inclui ainda iPads. Outra boa notícia é que a empresa possivelmente repetirá o resultado otimista com a próxima versão do SO, que é apontada para chegar até mesmo ao iPhone 5s.

Já a versão anterior, o iOS 10, roda em 19% dos aparelhos Apple, enquanto os outros 5% rodam versões do iOS 9 ou inferiores.


Você quer atualização, Android?

Já quando falamos de aparelhos atualizados no universo Android o assunto muda de figura.

Para começar, a Google tem uma pequena gama de aparelhos próprios, para os quais é mais fácil oferecer atualizações. Mas seu sistema operacional é de código aberto, e amplamente usando pelas mais diversas fabricantes do mundo, que muitas vezes acabam abandonando muito cedo o fornecimento de upgrades para os dispositivos.

Por isso, a versão 8.1 Oreo está presente apenas na ínfima parcela de 0,5% de celulares Android do mercado. Isso mesmo, a cada 200 smartphones, 1 está na versão mais atual do SO.

Quando descemos para o 8.0, o número sobe para 4,1%, o que convenhamos, ainda representa uma adesão muito baixa para um sistema disponível desde o ano passado. A disponibilidade da versão mais recente do Android é tão baixa que até mesmo o 4.0 KitKat tem mais participação no mercado, e com folga: 1 a cada 10 aparelhos.

As versões mais utilizadas, porém, não são as mais desatualizadas: Nougat (7.0 e 7.1), 6.0 Marshmallow e Lollipop (5.0 e 5.1) representam 30,8%, 26%, e 22,9% respectivamente. Somadas, as versões do SO mencionadas mais as compilações Oreo passam por bem pouco a adesão do iOS mais atual.

Lembrando, para a Apple é mais fácil selecionar e oferecer atualizações, uma vez que seu ecossistema oferece tanto o sistema quando o hardware. Quando falamos em Android, a situação muda bastante de figura, fugindo das mãos da Google o controle da situação. Quem sabe isso não muda com o Fuchsia?

E você, qual versão do Android ou iOS usa? Conte para a gente nos comentários!


43

Comentários

Quase todos iDevices já estão no iOS 11, enquanto Oreo perde até para o KitKat
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista