LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel inicia testes com frequência que será usada por rede 5G no Brasil

27 de julho de 2018 10

Todos sabemos que a rede 5G já se encontra em testes por parte de algumas operadoras no exterior, sendo que a Qualcomm já até divulgou uma lista de empresas e fabricantes parceiras que usarão suas soluções nessa tecnologia.

No Brasil, apesar de uma certa demora para a chegada da tecnologia, muitas operadoras estão no aguardo de uma licitação da Anatel para a frequência de 3,5 GHz, que é usada pela rede. Agora, de acordo com novas informações, a agência reguladora pretende iniciar os primeiros testes em laboratório no mês de agosto.

Desta forma, esse é o primeiro passo para que se consiga observar a convivência entre o 5G e a TV aberta por satélite na faixa de 3,5 GHz. Assim, se tudo der certo, o edital para a licitação dessa frequência deve ocorrer no segundo semestre de 2019.


O conselheiro Leonardo de Morais, que está acompanhando o processo, afirma que a destinação dessa frequência para o 5G é importante para o país. No entanto, isso não tira a relevância do serviço de TV por satélite, que ocupa a banda C estendida.

Desta forma, diversos segmentos da sociedade ainda devem ser ouvidos, sendo que ele cita os radiodifusores, empresas de telecomunicações, indústria, fornecedores, técnicos e até fabricantes de antenas e filtros.

Morais também afirma que os testes são essenciais para a elaboração do edital de licitação, uma vez que o Brasil deve usar apenas 200 MHz para o 5G, sendo que em outros países a previsão é de que a largura da banda chegue a 400 MHz.

Por essa razão, teremos que utilizar a frequência da forma mais eficiente - Leonardo Morais


10

Comentários

Anatel inicia testes com frequência que será usada por rede 5G no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista