
Android 29 Jan
12 de novembro de 2018 2
Você vem acompanhando que protestos por parte de funcionárias das maiores empresas de tecnologia tem pressionado as companhias a acabarem com a chamada arbitragem obrigatória, que é um termo contratual que impede funcionários de levarem casos para a justiça. E sim, por mais estranho que isso possa parecer, tal prática é bastante comum nos Estados Unidos.
Porém, a união de trabalhadores por lá tem conseguido resultados: o Facebook, por exemplo, acabou com a cláusula e passou a permitir que violações no ambiente de trabalho possam ser julgadas por cortes judiciárias. E agora, eBay e Airbnb entram no movimento, e eliminam a arbitragem também de seus escritórios.
Em nota, o Airbnb declara o seguinte:
Somos uma companhia que acredita que no século XXI é importante considerar e reconsiderar o que é melhor para proteger nossos funcionários. Desde o início estamos criando uma cultura de integridade e respeito, e as mudanças anunciadas hoje são mais um passo no sentido de garantir isso em nossos ambientes de trabalho."
Já o eBay confirma o fim da cláusula, em pedido de resposta solicitado pelo Buzzfeed.
Vale lembrar, o tema ganhou atenção desde que funcionárias da Google decidiram protestar em frente a um dos escritórios da empresa após constantes episódios de assédio que não podiam levar para a justiça. Com a reivindicação em alta, muitas empresas se anteciparam e aboliram as restrições, mas a gigante de buscas ainda não.
Para sermos justos, já haviam gigantes da tecnologia se posicionando contra a arbitragem obrigatória antes dos protestos saírem na mídia: Lyft e Microsoft são exemplos, sendo que a última inclusive endossa publicamente que o governo estadunidense proíba tal cláusula contratual em todo o território.
E você, o que acha das proteções trabalhistas oferecidas pelas companhias? Deixe a sua opinião nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários