LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sony encerra linha Xperia no Brasil e é pressionada a desistir de smartphones

26 de abril de 2019 160

É oficial: por mais que estivesse negando recentemente, a Sony Xperia se despediu mesmo do Brasil. A informação veio através do último relatório financeiro da companhia aos acionistas, que trouxeram números pouco animadores. O PlayStation 4 - que há tempos carregava a receita da japonesa nas costas - passou a vender menos, e a agora medidas mais drásticas estão sendo tomadas pela empresa para se manter no azul.

Sendo assim ela irá encerrar a fabricação dos seus smartphones em Beijing, além de interromper sua participação no mercado de smartphones em todo o Oriente Médio, América Central e também América do Sul. Ou seja, o Brasil está no pacote.

Por aqui o último lançamento dela foi o Xperia XZ2 Compact, atualmente apenas disponível na cor rosa através do site oficial. Não vimos chegar o Xperia XZ3, e muito menos houveram notícias do Xperia 1.

Acionistas pressionam

Com a divisão de jogos sendo a maior responsável nos últimos tempos por algum respiro de alívio, acionistas da empresa começam a pressionar por uma saída do mercado de smartphones.

Outra saída seria a venda da divisão de filmes, que segundo apontam analistas de grandes consultorias como Third Point e Jeffreys encontraria compradores rapidamente. Essa solução, porém, não estaria nos planos de quem injeta dinheiro na empresa.

Sendo assim, é provável que mais cortes sejam realizados ao longo de 2019 na divisão Xperia. No último ano a Sony abriu o jogo e confessou que ficou para trás nesse mercado, mas que se recuperaria com a popularização do 5G. Pelo visto não anda convencendo os executivos disso.

Cortes já foram realizados em termos de pessoal e ela também já havia encerrado a venda de celulares em alguns mercados. Resta saber se os novos Xperia 1 e produtos Xperia 10 darão algum alívio para a divisão de telefones, ou se serão outros atenuantes dessa crise...


160

Comentários

Sony encerra linha Xperia no Brasil e é pressionada a desistir de smartphones
  • Você deveria ter mais cuidado Roberto, o meu já caiu no chão e nunca quebrou funciona muito bem.

      • Tive um única e péssima experiência com o Xperia Z3. O desempenho era ótimo, mas Com 1 mês de uso, houve uma queda normal e o touchscreen parou de funcionar. 800 reais pra trocar a tela. O que adianta ser bonito e de vidro e não ter resistência? Os meus Samsungs (com plástico) caíram várias vezes e, apesar de eventualmente racharem, continuaram funcionando perfeitamente.

          • Tive um única e péssima experiência com o Xperia Z3. O desempenho era ótimo, mas Com 1 mês de uso, houve uma queda normal e o touchscreen parou de funcionar. 800 reais pra trocar a tela. O que adianta ser bonito e de vidro e não ter resistência? Os meus Samsungs (com plástico) caíram várias vezes e, apesar de eventualmente racharem, continuaram funcionando perfeitamente. O meu Roberto é o Xperia, já caiu no chão e nunca quebrou o vidro, sabe porquê? Eu tenho película eu tenho capa tudo pra proteger.

            • Feio deve ser seu cu cheio de pelos

                • Só pra constar: via varejo vai começar a vender aparelhos da Huawei esse mês. Modelos p30 lite e p30 pro. Engraçado vai ser os vendedores que sequer sabem pronunciar o nome da marca kkkkkk.

                    • A sony continuará atualizando o android?

                      • Não sei que história de plástico é essa, amigo. O Sony que uso nao tem nada de plástico e é um aparelho super resistente. Além disso já vi vários reviews de Samsung e Motorola que relatam plástico no acabamento.
                        Mas na questão de preços e marketing concordo contigo.

                          • Valeu. Quero sugestões mesmo, porque não faço idéia do que usar daqui pra frente.

                              • Sony obrigado por ter acreditado nos seus clientes e insistido por tanto tempo na linha Xperia. Ao contrários de tantas outras que assim que suas vendas tiveram quedas simplesmente deu as costas para seus milhões de consumidores e caíram fora. Quero ver se um dia Samsung ou Apple terão coragem de continuar à acreditar qua suas vendas caírem bruscamente. Obrigado por ter me feito o consumidor fiel a Deus produtos de qualidade desde os velhos Vídeos Cassetes até às TVs 4K. Obrigado por meu velho W280, W 580i, M2 Acqua, M4 Acqua, meu C5 e meu Z5 ( uma pena não vir ao Brasil a linha Xperia 10 plus). Obrigado (deferentemente de outras que caíram fora) por acreditar, insistir e mesmo sabendo de suas baixas venda ter lutado para não abandonar seu consumidor. Descanse da linha Xperia Sony, irei comprar pelo eBay meu Xperia 10 Plus e acreditando em um futuro retorno. By Sony. Make believe.

                                  • Eu tive dois Z3 Compact, celular que eu achava lindo na época. Sony tinha tudo pra dar certo, mais o tal do olho gordo misturado com burrice da nisso ai.

                                      • Que merda vai deixar saudades sempre usei Sony tenho meu z5 Premium até hoge

                                          • A Sony só não entra em processo de falência porque tem centenas de ramos na indústria

                                              • já era de se esperar!

                                                  • Próxima será vc LG, se cuida...

                                                      • Na boa, tinha tudo pra ter sido a maior:
                                                        1 Nenhuma empresa que tem os seguimentos Smartphone e de DSLR sabe fazer câmeras melhor do que a Sony, porém ela nunca usou isso ao seu favor (assumido por ela mesma por medo de canibalizar as suas DSLR)

                                                        2 Os preços cobrados por ela eram irreais além da politica de lançar um flagship a cada 6 meses em vez de a cada 1 ano.

                                                        3 O marketing nunca foi bem feito e o numero de consultores nas lojas sempre foi menor que os das principais concorrentes.

                                                        4 Costumava ser a ultima a lançar novidades ou tendencias de mercado ( mesmo fabricando componentes para outras marcas com essa novidades) Como por exemplo: foi uma das ultimas a aderir ao Quad HD nos Smartphones.

                                                        5 No final ainda tomou a péssima decisão de lançar uma linha de intermediários premium com processador Media Tek, preços altos e baixa capacidade de memória.

                                                          • Talvez esses smartphones feios façam sucesso em Marte,pq a Sony nao tenta?

                                                            • Se a Sony levasse sério o portfólio dos smartphones, ela teria tudo pra liderança mundial nesse quesito. Os aparelhos da Sony sempre foram de excelente qualidade.

                                                                • Achei que já tivesse acabado faz tempo.

                                                                  • Mesmo sem manutenção e suporte vc ainda arriscará comprar um Sony? Agora mesmo preciso trocar de celular e quero um Sony. Mas depois dessa noticia fiquei ressabiado. O que acha?

                                                                    • O Grande problema da Sony foi o desenho repetitivo e os preços irreais. Entre 2012 e 2018 a Sony lançou um contêiner de celulares com barras enormes sem nenhuma mudnaça. Mas até aí tudo bem, porque trata-se de gosto. Mas os preços afundaram a empresa. É uma pena. Não sei qual celular buscar agora. Talvez Xiaomi ou Motorola. Realmente não sei.

                                                                        • Não acredito que os preços irreais tenha sido um dos fatores pois Apple e Samsung também os têm ( a diferença que está última lança um produto por R$ 4.000,00 milhões de pessoas pagam felizes e 4 meses depois derruba para a metade do preço, super desvalorizando o consumidor que pagou os 4 mil e ninguém reclama) o grande problema da Sony foi não investir em marketing, em não comprar a mídia para alienar o seu público alvo. O grande problema da Sony foi ficar conhecida no passado por 10 anos seguidos como a melhor a mais confiável empresa do planeta e ela ainda acreditar que o público lembraria da sua história enquanto outras injetaram bilhões em propagandas enganosas, criaram um público alienado, venderam seus produtos farinhas para somente depois começarem a fabricar algo de média qualidade.

                                                                            • Eu tive ótimas experiência com Motorola e sony, mas LG e xiaomi quero distância.

                                                                              • A Sony tá pedindo pra falir, namoral... Até a divisão do PS anda fazendo merda com o marketing, puta merda. Pelo menos a LG teve mudanças nos últimos tempos, desde o G5. Já a Sony... Cobra caro DEMAIS por aparelhos que não conseguem competir com a concorrência e além disso, quer cobrar mais de QUATROCENTOS DÓLARES EM TELEFONE DE PLÁSTICO. TEM QUE FECHAR MESMO

                                                                                • os xperia tinha um design minimalista e bem simples
                                                                                  eu gostava desse estilo mas pelo que eu vejo agora vou ter que me mudar pra outras marcas T-T

                                                                                  • Mas isso já faz muito tempo. Quase não se vê smartphones da Sony no Brasil... Ela só está oficializando algo que já estava acontecendo... Mesmo erro da LG. Não consegue competir com a Samsung mas quer cobrar caro.

                                                                                      • Aahh que noticia triste.. Melhor celular da vida.. Não tem câmera pra bater esses Xperia's.. Ainda uso um, fazem 3 anos e está ótimo tirando a merda da bateria que não dura 6h.. Fora isso eu amo esse celular...

                                                                                          • Sony era pra ser grande

                                                                                              • ... no meu caso, não estranho essa decisão, fui para o Brasil no final de 2018, ou seja, no último final de ano, com X perua Z 1 desbloqueado mas, não consegui usá-lo no Brasil, colocava o chip e, dizia telefone bloqueado, quando voltei ao Japão, fui na operadora para verificar se o desbloqueio foi feito ou se eu precisava fazer algo mas, sem solução

                                                                                                • Isso aí sony, tem q focar no playstation 5

                                                                                                    • SONY PAROU NO TEMPO....NA ÁREA DE SMARTPHONE.

                                                                                                        • Ser a Sony fazer celular tela 5.5 bem aproveitado e uma ótimo bateria e uma tela boa full Hd e ótimo preço eu compro kkkkk

                                                                                                            • Que marca tem celular de qualidade com tela tamanho 5"? Terei que ficar com o Xz2C por toda vida. Não gosto de telefones grandes, são desnecessário no meu uso. Era a única marca que tinha esse celular intermediário premium ou flagship compacto.

                                                                                                              • Concordo contigo em quase tudo. As marcas perderam a sua identidade, a única que tentou manter foi a Sony, mas o mercado quer justamente isto, aparelhos reconhecidos apenas pela marca.

                                                                                                                • A Sony está sendo premiada pela sua cegueira estratégica e sua soberba. Se considerava a Apple nipônica. Achava que era só ter o nome Sony na embalagem que venderia. Veremos, no futuro, estudos de "o que uma empresa não pode, jamais, fazer", e tera o logo da Sony na capa. Só se mantêm com um produto, que já apresenta sinais de cansaço (Linha PlayStation). TODOS seus outros setores estão sofrendo prejuízos, um claro sinal de que não é o mercado de smartphones que está mudando. É a Sony como um todo, com todos os seus executivos, que estão passando vergonha nesse momento. Abandonar um mercado de mais de 200 milhôes de dispositivos (falando só de Brasil, pois estão abandonando outros mercados também) é reconhecer a sua incompetência. Samsung e Motorola (e até a Apple) estão rindo há anos aqui no Brasil, pois os responsáveis por uma empresa gigantesca, reconhecida por sua qualidade, são completamente incapazes de olhar o que ocorre no mercado e reagir, e com isso a empresa definha à passos largos. Todos os Androids que tive foram Xperias, incluindo meu atual (XA1, com o ridículo MediaTek, mais uma incompetência da Sony). Não faço a menor ideía de qual outro smartphone escolher no futuro pois, na ânsia de ser inovadores, a grande maioria deles são muito iguais. Acabou o diferencial. Há algum tempo, reconhecíamos qual era o modelo do celular só de olhar, depois de um tempo, só reconhecemos a marca, atualmente só reconheço (sem ter em mãos) se é flagship ou intermediário, ou se é Android ou iPhone.

                                                                                                                    • Assino em baixo seu comentário, tive o c5 ultra pra mim o melhor intermediário da sony, tive o xa1 ultra. E ambos são caros pra cacete não são smartphones baratos acontece que em menos de 2 anos eu fui roubado, e levaram os dois nesse espaço de tempo, um prejuízo enorme, considerei comprar outro Sony, no entanto optei por um G6 plus, e dei adeus aos preços astronômicos da Sony....ela errou feio ao querer empurrar intermediário com média tek a mais de 2 mil reais......

                                                                                                                        • Comentário super sensato. Já tive um Xperia, o Z3C, e que celular viu! Até hoje daria pra usar ele tranquilamente com um cartão de memória (se não fosse o problema crônico do touch). Primeiro erro deles foi lançar flaghip de 6 em 6 meses causando a impressão de que com poucos meses de uso seu celular caro já estava ficando obsoleto. Segundo, foi em matar a linha Z. E terceiro, acompanhar de forma tardia a tendência de mercado atualmente fazendo o consumidor esquecer o quão bom é um aparelho da marca. É muita incompetência deixar falir a divisão mobile de uma empresa tão grande. Apple também só não entra em falência porque o número de fanboys da marca é maior de que qualquer outra e são relativamente fiéis; Ilusão da Sony achar que também poderia se dar a esse luxo.

                                                                                                                          • Muito ruim isso.
                                                                                                                            Adoro a linha Xoeria XZ.
                                                                                                                            E não vejo câmeras melhores. Verdadeiramente uma pena. Espero que a estratégia mude para o Brasik.

                                                                                                                              • Esse Brasil é um país falido, por isso as empresas estão saindo fora

                                                                                                                                • Você está levando em consideração apenas o mercado nacional, lá fora a Sony é forte em venda e publicidade. Infelizmente ela não deu a devida atenção para o nosso mercado.

                                                                                                                                  • Xiaomi e a grande promessa pois tem smartphones ótimos com bom desempenho pelo preço justo. Já estou no meu terceiro e não me arrependo HR nenhuma.

                                                                                                                                      • Xiaomi não é promessa, já é empresa consolidada no mercado. Não é porque ela não tem a maior parte do mercado brasileiro que ela não seja boa kkkkk. O problema é a população burra que prefere pagar 4 ou 5 mil reais em um iPhone da vida pra dizer que tem o mais caro. Xiaomi, Huawei e oneplus já vendem absurdos no exterior. Besta é quem fica naquela frase medíocre de que "celular chinês não presta".

                                                                                                                                          • Era cliente da Sony e cansei de ter problemas com assistência técnica autorizada da Sony...
                                                                                                                                            Mudei para Xiaomi e não me arrependo...
                                                                                                                                            Só troco de aparelho por motivo evolutivo...
                                                                                                                                            Já com a Sony, me livrei de um pepino...

                                                                                                                                            • Quem já tá,quer sair.... E quem tá fora,tá com medo de vim,kkkk Xiaomi e Huawei,duas guerreiras pra vim pra esse mercado conturbador

                                                                                                                                                • Pena, ja estou no meu 8 celular da sony, agora tenho q achar um meio de comprar p fora. %uD83D%uDE12

                                                                                                                                                  • É uma pena, nenhuma marca tem o Android como os Xperia tem.

                                                                                                                                                    • A Sony não conseguiu competir com a Samsung no ramo de smartphone e deve estar suando no ramo de TVs.

                                                                                                                                                        • Equivoco seu, as TVs da SOny são as que possuem maiores pontuações em testes conceituados...

                                                                                                                                                            • Que a Sony tem qualidade, ninguém duvida, mas qualidade e preço baixo andam juntos, quem consegue "casar" essa dupla domina, a Sony parece ter alergia da expressão 'preço baixo'.

                                                                                                                                                              • Não adianta ter ótima pontuação em testes, se não vende. Aqui no Brasil, a Samsung vende muito mais TVs do que a Sony. O consumidor médio nem sabe que esses testes existem, e vão mais pelo preço e disponibilidade, além de buscar marcas confiáveis. A Samsung se encaixa muito mais nos dois primeiros requisitos (preço e disponibilidade) do que a Sony, e empata no terceiro (marca confiável).

                                                                                                                                                            • Já era de se esperar. Tive um smartphone Sony no passado e esse celular me fez desistir de considerar qualquer outro smartphone da marca.

                                                                                                                                                                • A Sony queria se manter no mercado de luxo. Bem, o resultado não poderia ser outro.

                                                                                                                                                                    • Eu só uso celular da Sony desde o meu primeiro. E agora, comprei o XZ3 numa viagem a Tokyo no mês de dezembro de 2018. E agora não sei qual será a marca que comprarei no futuro. Que pena

                                                                                                                                                                      • #adeusSony infelizmente erros no seu passado fizeram ele entrar nessa situação achava muito bonito e bem construído seu aparelho, quem sabe algum dia ele cresça e consiga se tornar grande novamente

                                                                                                                                                                          • Adeus a minha marca preferida. Triste...

                                                                                                                                                                            • É uma pena, tive alguns aparelhos da marca, o ultimo foi o Z5 Premium logo quando foi lançado (pedi para um amigo trazer de fora), gostava muito da qualidade empregada nos aparelhos, tanto em imagem (display e câmera) quanto em áudio, e recentemente era a empresa que mais rápido fornecia atualização do Android. Espero que a marca se recupere, pois será uma grande perda para os amantes de produtos de qualidade.

                                                                                                                                                                                • E assim vai mais uma marca no Brasil
                                                                                                                                                                                  Sony não conseguiu acompanhar os outros tops de linha
                                                                                                                                                                                  Lançou Z5 em 2015 por mais de 4000 reais
                                                                                                                                                                                  Que a Huawei e Xiaomi entrem no Brasil com preços bons

                                                                                                                                                                                    • Nossa que triste, eu gosto dos smartphones da sony, ja tive o E1, o T2 Ultra, E5 e agora estou com o XA2 Ultra, queria ter a oportunidade mais pra frente de comprar o Xz3 ou o 1, graças a esse bando de corruptos a empresa dedistiu, e ainda mais os fanboy de Samsung IPhone Lg Motorola falarem mal do preço e design quadrado dos smartphones Sony esse brasil só dá vergonha mesmo!

                                                                                                                                                                                        • Bom, a sony tem alguns smartphones bons sim. Mas com preços absurdamente altos, design defasado e pouca competitividade, era quase certo que isso iria acontecer. Apple só vende por conta do nome, mas enquanto tiver trouxa para pagar os altos preços apenas para ostentar a maça, vai continuar praticando a mesma coisa por muitos anos ainda.

                                                                                                                                                                                            • A empresa só lança telefone caro e incompatível e o cara me lança que o Brasil e os políticos têm alguma culpa disso. Faça-me o favor...

                                                                                                                                                                                              • Essa gente ou é débil mental ou se faz, dizer que os aparelhos da Sony é caro, chega ser uma piada. Como se a Samsung, Apple e os aparelhos chineses fossem baratos.

                                                                                                                                                                                                  • Nota-se que você entende muito bem de tecnologia, kkkk. Xiaomi, umidigi, oppo, oneplus e huawei possuem os melhores custos benefícios, mesmo nos modelos topo de linha. "Aparelhos chineses", sendo que 95% ou mais do que utilizamos vem de lá, então antes de falar, pelo menos tem que conhecer sobre o assunto, kkkkk.

                                                                                                                                                                                                      • Para uma pessoa dizer que aparelho chinês é caro só pode ser muito leiga

                                                                                                                                                                                                          • Xperia XA2 por 2K não é caro?
                                                                                                                                                                                                            Fora que teve o Z5 Premium por quase 5 mil reais
                                                                                                                                                                                                            Aparelhos chineses são caros aqui por causa dos impostos
                                                                                                                                                                                                            Fora do Brasil eles são muito mais baratos do que Samsung e Apple

                                                                                                                                                                                                              • Os flagships são tão caros quanto Samsung e Apple lá fora e entregam menos, ou seja, são caros ss. Se vc n tem a melhor câmera não cobre 1000 dólares. Ainda mais com a situação da Sony, que não tem muito market share e é um tanto quanto desconhecida pelas massas. Era pra cobrar 750 e largar da estratégia Apple... O problema são os preços. Intermediário, nem vou falar nada

                                                                                                                                                                                                                • Os telefones da Sony são super caros se abaixassem os preços as pessoas iam comprar

                                                                                                                                                                                                                  • Também os aparelho que são bons são caros demais e os mais simples não valem o valor que pedi neles, da uns dias é a LG que só cobra caro em lixos

                                                                                                                                                                                                                      • Se depender do brasileiro, podem sair todas, inclusive a Xiaomi nem precisa vir, eles gostam gostam mesmo é dos trecos chineses importados

                                                                                                                                                                                                                        • Daqui a pouco a LG também faz o mesmo caminho pois preços absurdo e aparelhos fracos a Samsung aínda se mantém de pé pois tem uns preços que ainda dá para pagar eu tive Samsung por 4 anos gostei bem agora tô com xiaomi porém gosto da Samsung logo voltarei para ela

                                                                                                                                                                                                                            • A concorrência tá forte demais. Lembro de uma vez que li uma notícia em que um analista comentou que apenas 5 marcas sobreviveriam a grande concorrência e constante mudança do mercado móbile, de primeira achei um grande exagero ser somente cinco marcas, mas vejam soh; a HTC praticamente morta, LG perdendo mercado a cada dia, a Nokia registrando prejuízos e a agora a Sony se vendo obrigada a abandonar grandes mercados como o nosso Brasil, e não duvido que se ela realmente não tiver uma carta na manga terá msm que abandonar a linha de smartphones. Lamentável

                                                                                                                                                                                                                                • Poxa que triste.

                                                                                                                                                                                                                                    • Não disponibiliza nos principais magazines, só internet.
                                                                                                                                                                                                                                      Não faz propaganda.
                                                                                                                                                                                                                                      Anuncia no fim de fevereiro e entrega em junho.

                                                                                                                                                                                                                                      Nem no próprio canal passa propaganda, só de seus filmes.
                                                                                                                                                                                                                                      Nada de headfones, celulares, câmeras, tv etc ....

                                                                                                                                                                                                                                      Como quer que alguém compre se este alguém nem sabe que o produto existe?

                                                                                                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                                                                                                        Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Maio 2019

                                                                                                                                                                                                                                        Especiais

                                                                                                                                                                                                                                        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                                                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                                                                                                        TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                                                                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                                                                                                        TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular