
Apple 14 Mai
15 de maio de 2019 7
Ao que parece, a Apple realmente está virando uma vítima preferencial de golpistas e criminosos nos Estados Unidos. Isso porque, além dos constantes assaltos em suas lojas, a empresa agora também tem que enfrentar uma série de golpes.
Seguindo o exemplo de usuários chineses, Van-Seyla Mork, um homem de 25 anos, causou um prejuízo de US$ 1 milhão aos cofres da empresa no estado de Michigan, nos Estados Unidos. Ele conseguiu esse feito ao aplicar o conhecido "golpe da caixa vazia".
Funcionava assim: ele registrava reclamações em nome de diversos clientes da empresa, que não sabiam do golpe. Em todas as tentativas, Mork alegou que não recebeu o produto porque a caixa estava vazia.
Como parte de sua política de vendas, a Apple não investigou os casos e acabou reembolsando o criminoso. Após receber o dinheiro, Mork movimentava os valores usando diversas contas laranjas para despistar as autoridades.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos conseguiu rastrear a movimentação financeira do criminoso e formulou uma acusação de fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. Ao tribunal de San José, na Califórnia, Mork admitiu que sabia que os produtos haviam sido recebidos.
Além disso, ele confirmou que as reclamações eram falsas e que os clientes não sabiam do fato. Como ele confessou os crimes, a promotoria retirou algumas das acusações. Mesmo assim, o seu julgamento continua marcado para o dia 21 de outubro.
Caso condenado, Mork pode pegar até 20 anos de prisão e ainda ter que pagar uma multa de US$ 750 mil. Até o momento, a Apple não quis se manifestar oficialmente sobre o assunto.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários