
17 Junho 2019
13 de junho de 2019 70
De acordo com o jornal russo The Bell, a Huawei estaria testando o sistema operacional Aurora OS em alguns smartphones da empresa para substituir o Android do Google por conta das proibições impostas por Donald Trump, presidente dos EUA, à gigante chinesa, fazendo com que nenhuma companhia estadunidense possa fornecer equipamentos ou serviços à Huawei.
A publicação afirma que duas fontes garantiram que o Aurora OS estaria sendo testado em aparelhos da Huawei e também que Guo Ping, executivo da gigante chinesa, teria discutido a ideia de adotar o sistema operacional russo com o Ministro do Desenvolvimento Digital da Federação Russa, Konstantin Noskov.
Desenvolvido com base no Sailfish OS da finlandesa Jolla, o Aurora está sendo mantido pela Russian Open Mobile Platform e surgiu graças à tentativa da Jolla em concorrer com gigantes da época (2012/2013) como o Android, iOS e Windows Phone.
Embora muito bonito esteticamente e com funcionalidades de gestos ao invés de botões, infelizmente o Sailfish OS não conseguiu a adesão necessária, mas ainda é possível testá-lo em smartphones compatíveis e possui um grande foco na segurança e privacidade, podendo suportar os aplicativos desenvolvidos para Android.
Agora o sistema operacional russo Aurora OS pode ser a salvação da Huawei para o mercado internacional, visto que ele é muito mais maduro do que o próprio sistema desenvolvido pela empresa graças ao tempo que já está disponível no mercado, além de ser baseado em Linux, o que faz com que ele tenha maior facilidade em ser portado para notebooks da empresa, visto que o Windows também está proibido de rodar em computadores da Huawei.
Atualmente a operadora estatal da Rússia, Rostelecom, possui 75% de participação da Russian Open Mobile Platform, companhia que desenvolve o Aurora OS.
É interessante notar que, como o Brasil, a Rússia também está assegurando que o desenvolvimento do 5G no país vai adotar infraestrutura da Huawei. O relacionamento próspero da empresa com a Rússia pode ser mais um motivo para o uso do sistema operacional.
Ainda segundo as informações do The Bell, o executivo da Huawei teria ido à Rússia para falar com Noskov não apenas sobre sistemas operacionais, mas também sobre hardware: "estamos falando sobre a possível implementação de uma produção conjunta de chips e software", diz o site. Infelizmente, mais detalhes sobre este assunto não foram revelados.
Com nome de Hongmeng OS, o Ark OS seria primeiro lançado oficialmente em outubro no mercado chinês com o primeiro nome para fácil adesão local, visto que a falta da Google Play Store em países dominados pelo Android é uma questão muito importante para todos os usuários. Como a China não tem esse problema, o novo sistema pode chegar primeiro por lá.
Caso a empresa decida mesmo utilizar o Ark/Hongmeng OS, então o sistema Aurora seria deixado de lado para facilitar as atualizações em vários países, mas também existe a possibilidade da empresa adotar apenas o Aurora OS, mais maduro e finalizado.
Embora os rumores estejam começando a se aquecer ainda mais, não existem garantias de como será o substituto do Android para smartphones da Huawei e muito menos sobre detalhes da sua interface. Portanto, é necessário esperar novos rumores que apontem para qual nova plataforma a empresa deve apostar.
Por isso, fique atento ao TudoCelular pois estaremos cobrindo todas as principais novidades que surgirem sobre o assunto.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários