
16 Setembro 2019
16 de setembro de 2019 3
O Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou uma lei de junho de 2018 que proibia o serviço de mototaxistas na cidade de São Paulo.
Pelo entendimento do tribunal o município não pode legislar sobre esse tema relativo a trânsito, e por isso anulou decisões da prefeitura e também câmara. Até então, os donos de moto que fornecessem o serviço estavam sujeitos a uma multa diária de R$ 1 mil, com apreensão do veículo em caso de reincidência.
À época os vereadores que aprovaram o projeto de lei justificaram que ela era necessária para garantir a segurança dos cidadãos. São Paulo enfrenta um grande índice de acidentes fatais envolvendo motos.
Com a decisão, quem sai beneficiado também é o aplicativo Picap, que faz a ponte entre mototaxistas e passageiros no estilo Uber.
A companhia agora deverá enfrentar menor resistência na capital, local estratégico para seus negócios no Brasil. O serviço já funciona também no Rio de Janeiro. Quando chegou ao Brasil, o Picap chegou a ser classificado como clandestino pela prefeitura.
Onde nasceu, Colômbia, o Picap também era considerado ilegal pois falta regulamentação sobre o tema. A prefeitura agora busca fazer valer a lei de 2018, impedindo o funcionamento da plataforma.
Em resposta à prefeitura à época, em julho desse ano, o Picap se defendeu alegando que um município não pode contrariar uma lei federal, mas apenas regulamentá-lo, e que a decisão da prefeitura erra ao tentar proibir o serviço quando deveria cuidar apenas da criação de regras para sua execução. Pelo visto a empresa acertou no seu argumento jurídico.
E você, o que acha da derrubada da lei pelo Tribunal de Justiça? Usa o serviço de mototáxis? Conte para a gente nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários