LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Proposta para zerar taxas como incentivo ao desenvolvimento IoT no Brasil avança na Câmara

27 de setembro de 2019 0

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que visa isentar o segmento de redes de comunicação máquina a máquina (M2M) de taxas.

A decisão visa favorecer o crescimento dos dispositivos IoT - Internet das Coisas - no país, que dependem de redes específicas para funcionamento. Com a possível desoneração de impostos as operadoras podem se sentir mais confortáveis a investir nesse mercado, e deixar uma boa infraestrutura para aparelhos que dependam da rede para o funcionamento.

O objetivo do projeto é criar no Brasil um quadro regulatório favorável ao desenvolvimento dessa tecnologia, segundo a Associação Brasileira de Internet das Coisas.

A tecnologia M2M permite o desenvolvimento de equipamentos que usam a internet para se comunicar remotamente, em tempo real, sem a necessidade de participação humana.


O projeto segue agora para discussão no Senado, e se por lá transcorrer sem alterações ou sem destaques, poderá ir direto para sanção presidencial.

É importante ressaltar que o desenvolvimento de IoT anda de mãos dadas com o mercado 5G não apenas pela altíssima velocidade desse tipo de rede, mas também pela sua baixa latência. No Brasil, o primeiro leilão para frequências de redes desse tipo está marcado para 2020.

O crescimento de IoT facilitará o desenvolvimento de cidades inteligentes com, por exemplo, carros autônomos e sistemas de reconhecimento facial.

E você, o que acha dessa proposta legislativa para desonerar taxas ao desenvolvimento de redes M2M? Conte para a gente nos comentários!


0

Comentários

Proposta para zerar taxas como incentivo ao desenvolvimento IoT no Brasil avança na Câmara
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista