LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ANEEL quer nova taxação para energia solar e pode frustrar adoção por pessoas físicas e jurídicas

17 de outubro de 2019 147

O mercado de energia solar no Brasil vem crescendo pela adesão de consumidores que veem vantagens a longo prazo com a implementação do sistema de energia limpa. Porém, a Agência Nacional de Energia Elétrica pode frustrar muitos interessados na adoção desse sistema em breve.

Isso porque a ANEEL está propondo uma nova taxa sobre o valor dessa energia. Hoje o que acontece é que a produção dela injeta nas redes elétricas uma quantidade de energia que então gera créditos na proporção de quase 100% para a fatura mensal do consumidor. Muito em breve isso poderá mudar.

A nova medida em estudos visa reduzir essa compensação em créditos para apenas 68%, ou seja, seria como criar uma taxa de té 32% em cima dessa produção, diminuindo ainda mais as vantagens dessa adoção que já prevê um investimento inicial alto e que se paga com os anos.

Se a medida for confirmada isso significará desincentivo a esse nicho de mercado.

O grande ponto de preocupação é que a redução no valor do crédito proposto é grande, em um cenário de curto prazo. Traz uma mudança e um impacto muito grande para a atratividade das instalações e dos projetos - Marcio Takata, diretor da consultoria e empresa de pesquisa Greener.


Se a medida for aprovada, haveria ainda um período de transição: até 2030 as regras permaneceriam as mesmas, mas o mercado critica que o prazo é curto.

Vale lembrar, no ano passado o BNDES liberou uma linha de crédito visando incentivar a adoção de painéis solares por pessoas físicas.

Infelizmente a adoção desse modelo ainda não é tão massificada e essas novas medidas devem desincentivar sua adoção, já que tende a retardar ainda mais o retorno dos investimentos.

E você, o que acha da adoção de painéis solares para a produção de energia elétrica? Conte para a gente nos comentários!


147

Comentários

ANEEL quer nova taxação para energia solar e pode frustrar adoção por pessoas físicas e jurídicas
  • Bem é só imaginar o seguinte, o atual governo quer entregar(ops vender) a eletrobrás, vcs acham q energia limpa é interessante para quem quer lucrar com energia de hidrelétricas e termoelétricas??? Essa medida nada mais é para beneficiar os futuros donos da energia não limpa no país, com a privatização da Eletrobras os brasileiros não irão vê um centavo de sua venda e o pior, iremos pagar o pato(+lucro para estrangeiros), pois a conta irá só aumentar.

    Petrobras,Eletrobras são estatais estratégicas, o qual o bolsonaro foi claro qd candidato q não iria privatizar, mas mudou de ideia. Nenhum país etre os tops jamais entregariam essas areas para outros países, pelo contrario eles querem é comprar de outros países e o Brasil é o mais cobiçado.

      • Exatamente.
        Fico tentando saber por qual motivo a ANEEL não contabiliza e localiza quem furta energia para evitar sobretaxa, instalei sistema de energia solar para evitar ficar pagando valores absurdos na conta, pois sabemos que os valores são jogados e temos que aceitar pra não cortarem nassa energia, agora querem sobretaxar?
        Isso é roubo !

          • http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/espanha-privatiza-o-sol-proibido-gerar-energia-para-215134719.html?soc_src=community&soc_trk=wa

              • Minha cara não existe essa coisa de "estatais estratégicas". São conceitos retrógrados implantado nas nossas mentes ignorantes de países subdesenvolvido para que os políticos possam roubar a vontade.
                Estatais estratégicas são aquelas que não podemos prescindir como as ligadas a educação básica, saúde e segurança. Essas sim são imprescindíveis.

                • Nenhum país desenvolvido mantém estatais nas áreas de energia, esse negócio de dizer de estatais estratégicas é balela. Os governos devem tratar da educação e segurança, o resto é a sociedade que deve gerir e ter lucro com isso. Outra coisa, Energia hidroelétrica é energia limpa também Quanto mais governo, menos sociedade. Keep it in mind!

                  • Estado grande = atraso no desenvolvimento

                      • Um país q só vive em atraso é assim mesmo. Na Alemanha, o cidadão produz energia limpa, e se sobrar na linha, ele pode ir na concessionária e RECEBER EM DINHEIRO A ENERGIA ELÉTRICA QUE PRODUZIL. É por isso q eles são mais desenvolvidos.

                          • o consumidor deveria receber pela produção de energia, pois é ele vai investir na produção de energia com equipamentos, tirando do governo e empresas o investimento d geração e manutenção, pagamos em dobro, infelizmente.

                              • Gostaria que alguém me informa-se qual país cobra esse tipo de taxa? Os países europeus, americanos e asiático que estão ano a luz do nosso cobram alguma taxa ou imposto por energia solar?

                                  • Mais um espanta investimentos... É o Brasil fadado a eterna sina do subdesenvolvimento...

                                      • A solução é investir no sistema offgrid. Cortarei a distribuidora pra sempre. Mas, as baterias estacionárias são caras com tempo de vida curto e terei que substituí-las a cada 4 anos. Mesmo assim compensa.

                                          • Ultimamente algumas pessoas afirmam, sem apresentar dados concretos, que os consumidores que nao possuem sistema de geração de energia eletrica estão pagando mais caro em função das edificações que possuem o sistema. Deveria ser informado o histórico de custo médio do kwh entre 2012 e 2019 para aferir se o aumento está muito maior do que a inflação. Caso não seja maior, esses números irão comprovar que tal afirmação não passa de uma FALÁCIA. Acaso o custo médio e historico do kwh seja superior a inflação, a taxação na energia injetada deveria ser proporcional. A proposta da insigne ANEEL está na contramão da sustentabilidade. Sabe-se que a energia gerada nas edificações que possuem o sistema reduz as perdas nas linhas de transmissão e reduz a necessidade de uso de energia das termelétricas, a qual é mais cara.

                                              • Coloquem a Rede somente para sua casa e desligue o sistema da operadora de energia. Não mandem energia mais para fora de sua residencia. Quero saber como irão taxar. Eu não sou obrigado a ter energia da Operadora.

                                                • Enis, você deveria ter vergonha de falar tamanho absurdo. Raramente ouço tanta asneira.
                                                  Deveriam taxar é o oxigênio que você está consumindo, pois é algo precioso e alguém com uma mentalidade tão tacanha e atrasada deveria pagar por seu uso.
                                                  Enquanto países verdadeiramente evoluídos incentivam o uso de energias limpas, políticos e pseudo especialistas se dispõem a buscar meios de justificar tamanho absurdo.
                                                  Como diria o saudoso personagem, "cala boca batista!".

                                                  • É com muita tristeza que vejo esta atitude da Aneel querendo beneficiar as empresas em detrimento da população. No mundo inteiro é deste jeito e o Brasil mais uma vez está indo na contramão do ambientalmente correto.
                                                    Infelizmente somos brasileiros.

                                                    • Esse sistema não usa acumulado baterias durante o dia a geração vai para rede de distribuição gerando crédito e a noite consome a energia gerada e a distribuidora cobra pela utilização da rede de distribuição, e agora querem taxa os créditos isso é uma vergonha, deveriam era insentivar o uso dessa energia inesgotável que nós e dada de graça pela natureza

                                                        • E revoltante mais essa nova taxa tsrifária foi proposta em 2017 com aprovação para o final de 2019, ao contrário de que muitos estão dizendo que a cobrança é pelo uso do sol, na verdade essa cobrança é pelo uso da rede da conssercionaria, afinal pra distribuir a energia que os painéis gera e armazenar em forma de crédito é preciso a rede da conssercionaria. Mais quem tenha um sistema off gride não pagará nada porque eu sistema não estará interligado a rede da conssercionaria.

                                                            • Com certeza alguém da Aneel, deputados, senadores que irão aprovar essa vagabundagem estão ganhando seus milhões e nós que suamos para conseguir alguma economia vamos nos lascar para poder pagar para esses vagabundos ladrões. Balela pura essa conversa que agente não vai pagar taxa para a distribuição pois já pagamos isso na taxa minima que é cobrado de cada conta mesmo se a pessoa não consumir eles cobram todos esses impostos e taxas referente as geração, distribuição e demais. Cadê o Bolsonaro não se diz tão Patriota puxa tanto o saco dos países do primeiro mundo "EUA" e será que vai deixar fazerem essa vagabundagem com o Brasil? Só ele tem o poder de vetar essa vagabundagem porque concerteza isso vai passar pela camera e pelo senado...

                                                                • isso realmente é uma pouca vergonha, bando de ladrao que querem nos explorar em tudo ate em algo que é de graça como a luz solar. o pior que se vier do congresso e se Bolsonaro vetar, eles podem podem derrubar o veto. que tem que fazer algo somos nos, se cada um tirar a bunda do sofá temos força do contrario, nã
                                                                  o seremos ouvidos

                                                                  • Gato é para o povão, agora, para esse esperto que quer taxar e cobrar a energia do sol, é leopardo...

                                                                      • Alguma empresa, ou grupo de empresa concessionárias de energia deve ter comprado algum chefão da Aneel para entrarem com um proposta absurda dessas. È uma vergonha quererem roubar de uma forma tão descarada. Quem iniciou essa conversa? De quem foi essa proposta? Responde essas perguntas podemos ver que ganhou e vai ganhar com uma mudança contra o produção limpa de energia. Que ridículo.

                                                                          • Acho um absurdo !!!!

                                                                              • Será que a anel vai alugar o telhado da minha casa já q ela quer uma porcentagem da minha geração?

                                                                                  • Na Alemanha, o que é produzido a mais e volta para a rede elétrica, o proprietário pode ir na empresa receber em dinheiro. Más é na Alemanha, lá o governo não é composto por moleques .

                                                                                      • Na Alemanha o governo come 50% do que o trabalhador ganha. Para emprestar para diversos países como foi o caso da grécia. Ou faz uso como um mecanismo de pressão em todos os países da união europeia.E em portugal tem a taxa para moradias que recebem mais sol durante o dia.Coisas de governo socialista. O Governo atual vai barrar essa porcaria, mas vindo um governo socialista logo inventam até um imposto para o Oxigênio...

                                                                                          • moleques? Acho que o certo séria ladrões não?

                                                                                            • Investimos um bom dinheiro para produzir uma energia limpa encima das normas da empresa de luz, agora querem uma fatia do investimento q o proprietário fez na sua propriedade, quando o povo faz o famoso GATO, a imprensa de luz fala q é roubo, e agora q ela quer uma porcentagem do nosso investimento? Isso vai se chamar o que?

                                                                                                • ISSO É BRASIL, SE NÃO FOR PRA FUDER COM PESSOAS QUE COMPRA E PAGA, E VIVE UMA VIDA INTEGRA, NÃO TEM VALOR NESSE PAÍS

                                                                                                    • Com a crise hídrica principalmente em nossa região, o rio grande está agonizando, represa de Furnas com nível baixo, produção reduzida a um terço da capacidade de produção o correto seria melhorar o incentivo e não reduzi-lo. Eu por exemplo injeto o dobro do meu consumo na rede e não recebo nem um centavo por isso. Sem falar nas vantagens que eles tem.Ex: recuperação no nível dos reservatórios, redução na
                                                                                                      manutenção das máquinas,etc...

                                                                                                        • Uma proposta dessas não surge sozinha sem a pressão de empresas interessadas,O país já proibe a produção de energia própria e essa energia que sobra quem deveria pagar é a empresa de energia ao gerador e não o contrario, eu pago o equipamento, gero energia aplico na rede publica ao uso das cia de energia e terei que pagar por isso ,.
                                                                                                          Sem fundamento acho que está na hora das autoridades irem ao ponto de partida dessa proposta e ver quem ta ganhando com isto, e saber de onde vem o interesse nesta proposta..
                                                                                                          Gerar recursos e pagar por isso ..sem lógica e sem sustentação alguem deveria entrar com medidas cabíveis judicialmente..

                                                                                                            • GENTE ISTO E PIADA OU E VERDADE MESMO KKKKKKKKKKK
                                                                                                              DEVE SER POR ISTO QUE A ENERGIA LIVRE DE NICOLA TESLA FOI BANIDA E O CIENTISTA FOI TIDO COMO LOUCO PELA "SOCIEDADE CIENTIFICA" (POLITICOS) .
                                                                                                              MAS E FACIL ISTO ACONTECER NAO SO AQUI NO BRASIL MAS NO MUNDO TODO AFINAL DISERAM A VOCE QUE A TERRA E UM GLOBO E VOCE ACREDITOU KKKKKKKKKKK

                                                                                                                • Energia solar no Brasil virou até caso de pirâmide financeira, divulgam dados errados, prometem economia impossível e o retorno é praticamente inexistente em 90% dos casos. Essa é a realidade! quem caiu no conto do vigário é chorar e bola pra frente.... Agora querer que os usuários comuns ajudem a pagar sua conta isso tem que acabar mesmo. Subsídio do destrói qualquer mercado, deveríamos ter apreendido alguma coisa com o caso do Álcool nos anos 80, é tomar na cabeça de novo...

                                                                                                                  • E muito revoltante pra nos que investimos ou alguém quer investir em uma energia limpa sem poluição, todos Brasileiros todos correm atrás desta energia agora já vem com está palhaçada, não acredito que isto aconteça pois é muito nojento este tipo de inventar coisa pra tomar nossos direitos o SOL SOL não e deles é de todos, irritante isto nojento

                                                                                                                      • O que devemos fazer e compartilhar está informação até viralizar.
                                                                                                                        É um verdadeiro absurdo Vc investir em uma energia limpa e cara no Brasil e ter de pagar sobre isso enquanto em outros países há incentivo.
                                                                                                                        Vamos fazer chegar nossa insatisfação até o Presidente que elegemos para acabar com essa farra.

                                                                                                                        • Acho que os administradores do Tudo Celular deveriam mudar a cor da fonte. Passem logo para preto porque esse cinza dificulta a visualização e a leitura do texto.

                                                                                                                            • Interessante Sr Enis, toda a infraestrutura brasileira elétrica foi formada pelo Governo Brasileiro e não vi nenhum centavo dos 30 Bilhões de Belo Monte do setor privado e agora não podemos usar as distribuidoras? Ou seja, continue a ser burro de carga. PS: a energia mais idiota do mundo é a da nuclear!!!

                                                                                                                                • Não pode, uma coisa não tem nada a ver com a outra, a concessionária pagou pela concessão, então ela nao pode arcar com isso, a respeito da nuclear, bem sou especialista na área o que posso lhe afirmar é que todas as tecnologias tem suas vantagens, não existe em ciências esse radicalismo de opinião.

                                                                                                                                • Estamos no Brasil!!!
                                                                                                                                  Um país onde nem o sol pode brilhar
                                                                                                                                  Sem pagar imposto.
                                                                                                                                  Simplesmente revoltante.

                                                                                                                                    • Gente medíocre, o desenvolvimento de qualquer nação precisa de energia, BARATA, e aqui cobram taxas e mais taxas, cada um quer morder uma fatia, e tem gente que quer mais taxa e acha certo, imbecil.
                                                                                                                                      Quando alguém Investe, em energia solar primeiro ele está gerando emprego e incentivando a economia e empregos, principalmente de pequenas e médias empresas, e pagando uma fortuna em imposto.
                                                                                                                                      Segundo ele está livrando as companhias elétricas de investir ainda mais para buscar mais energias (pois ela já está lá)
                                                                                                                                      Terceiro, das bandeiras amarela e vermelhas que a operadora te taxa de novo e de novo pela incompetência dela mesmo que não previu e nem investiu para garantir a demanda.
                                                                                                                                      Resumindo nada é para o povo, e as pessoas concordam e apoiam, quem quer pagar pela incompetência das empresas e acha certo é que pague sozinho

                                                                                                                                      • O governo incentiva a produção inclusive chegou até a financiar e muda a regra no meu do caminho poderiam até pensar em mudar para frente .Tem que se respeitar os contratos.

                                                                                                                                          • Só nos resta esperar pra ver.

                                                                                                                                            • Quem não quer pagar pelo uso da infraestrutura da concessionária que use sistema offGrid então... É chore só quando precisar trocar baterias...

                                                                                                                                                • A pessoa gera energia, coloca dentro do sistema da concessionária, usa toda infraestrutura e não vai pagar nada? Na verdade os outros que não tem nada a ver com isso que estão pagando, sou Eng.Eletricista, sou muito a favor da energia solar, eólica,nuclear... Mas subsídio sempre distorce tudo, Energia solar no Brasil de 2019, ainda é inviável financeiramente, essa é a realidade nua e crua. Rachar a conta com os amigos, para Vc pagar menos conta de energia na sua casa,não acho certo.

                                                                                                                                                  • Sinceramente quando li essa matéria não acreditei.
                                                                                                                                                    É um absurdo!!!
                                                                                                                                                    Daqui a pouco vai ter taxa para respirar nesse país!!!
                                                                                                                                                    Jesus Cristo!
                                                                                                                                                    Essas agências reguladoras fruto do socialismo esquerdopatas que somente querem sugar. Não regulam nada e sim tentando direcionar o mercado a escravidão e manipulação do governo socialista que estava sendo implantado no Brasil.
                                                                                                                                                    Espero que o Bolsonaro vete de cara.

                                                                                                                                                      • Esquerdopata?! Desde quando a ANAEEL existe? Quem tá no comando do governo agora ?
                                                                                                                                                        Quando foi que a esquerda mandou mandou taxar energia solar? Isso é doença acusar o governo da esquerda pra cobrir os desmandos do atual.

                                                                                                                                                          • Primeiro A esquerda está no poder desde que acabou o período da intervenção militar.

                                                                                                                                                            Segundo a ANATEL foi criança em 1997 e o presidente era do PSDB, portanto de esquerda.

                                                                                                                                                            Voltando a falar sobre energia solar.
                                                                                                                                                            Realmente a PF e PJ que utiliza energia solar paga a taxa mínima pela utilização da rede elétrica e não é justo uma taxa de 32%.

                                                                                                                                                              • E terceiro: Quem colocou o diretor da Aneel, que até hoje está no cargo, foi o Temer, o vice de centro esquerda da Dilma que governou antes de Bolsonaro.

                                                                                                                                                              • As pessoas querem usar os bens dos outros sem pagar, imagina o seu vizinho colocar uma caixa de agua na sua garagem, para usar quando precisar e não querer te pagar nada por isso. É semelhante, a pessoa gera energia, coloca dentro do sistema da concessionária, usa toda infraestrutura e não vai pagar nada?

                                                                                                                                                                  • Quando vc coloca seu dinheiro no sistema financeiro de um banco fazendo uma aplicação ou uma poupança, vc deve pagar ou receber por essa transação? Resp.: Vc deve receber, pq vc disponibilizou um valor q será emprestado a juros alto e vc receberá a mínima parte do percentual dessa transação, de meio por cento a 1, e todo o restante será do banco q viabilizou e fez a transação com seu dinheiro; e até aí nada de novo. Seu argumento é de que, uma unidade domiciliar produzir energia e coloque no sistema sem cobrar nada, que a concessionária venda essa energia recebida por um alto valor, e que a unidade produtora deve pagar quando for reaver a energia entregue. Não me parece muito lógico, não é mesmo.

                                                                                                                                                                      • Você é muito mané. E o investimento que o consumidor fez onde fica nesse cálculo? Se o consumidor precisar de manutenção em sua rede vai a concessionária ou a ANEEL dividir esse custo?

                                                                                                                                                                          • Na boa cara ou você é político então seu funcionário da ANEEL ?

                                                                                                                                                                              • As instalações internas da casa quem paga é o dono , por tanto ele usa do jeito que quiser , até porque a energia produzida nas placas não utiliza a rede elétrica externa .
                                                                                                                                                                                Vc tá puxando o peixe pra sua panela.

                                                                                                                                                                                  • Sempre se paga a taxa mínima que já tem como objetivo pagar pela infra estrutura das redes.... Esse seu papo é balela. Estado vagabundo e intervencionista só atrapalha o cidadão. Concordo totalmente com o Daniel %uD83D%uDE09

                                                                                                                                                                                      • Lembrando que quem colocou o diretor da Aneel, que até hoje está no cargo, foi o Temer, o vice de centro-esquerda da Dilma que governou antes de Bolsonaro.

                                                                                                                                                                                    • Infelizmente essas agências ANEEL, ANSTEL, ANTT, e outras tantas A's existentes não passam de cabides de emprego e defensoras das grandes empresas, na verdade para nós não servem pra nada, a não ser morder mais uma fatia dos recursos arrecadados com impostos...

                                                                                                                                                                                      • Esse país vai na contramão de tudo que se refere a sustentabilidade. Meu conselho é de quem tenha condições, que se mude, pois vai piorar.

                                                                                                                                                                                          • Chega a ser a absurda a proposta dessa agência!!! Querem taxar o SOL!!!! Sim, pq td investimento sai do bolso do consumidor e se eu produzir mais energia (com maior investimento de placas) e quiser dar energia p QUALQUER pessoa, o dinheiro eh meu!!! Eu continuo pagando pela distribuição como qualquer outro consumidor, apenas nao irei consumir a energia produzidas por eles!!! Não posso escolher meu fornecedor de energia?? E o mercado livre de energia q domina o país agora? Eu escolho de onde quero comprar a energia!!! Uma palhaçada isso!!!

                                                                                                                                                                                              • Assim fica fácil né, abocanhar a fatia do bolo sem contribuir com nada, nos que fizemos o investimento comprando os painéis solares e demais equipamentos, agora eles querem retirar a maior e melhor fatia do bolo, país só tem corrupção, ser honesto aqui no Brasil é errado. %u2639%uFE0F%u2639%uFE0F%u2639%uFE0F

                                                                                                                                                                                                  • Eu ainda não acredito que li essa matéria. Quem ta produzindo essa energia é o próprio consumidor! É por isso que esse país ta fadado ao fracasso Brasil foi um fracasso total como nação, a gente gasta uma furtuna com essas placas fotovoltaica, daí vem essa agênciazinha mequetrefe querendo taxar, cumulo do absurdo!

                                                                                                                                                                                                      • A energia no Brasil é uma estatal que tem que dar lucro para os acionistas e pagar PLR (PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS) altíssimas para os funcionários. Ninguém, ninguém quer abrir mão da sua ZONA DE CONFORTO.

                                                                                                                                                                                                          • Falar em taxar a energia solar, e o mesmo que cobrar imposto da natureza. Isso é ridículo, pois já nem temos água para as hidro... quando começamos a descobrir um novo caminho, vem os grandes e forçam pra não perder lucro. Então a gente investe, passa pra eles a sobra e ainda tem de pagar. Deviam e agradecer.
                                                                                                                                                                                                            Brasil, tem jeito não...

                                                                                                                                                                                                              • Minha opinião é a seguinte instalei energia fotovoltaica em mim residência agora vem essa notícia tô desapontado com isso se eles cobrarem as taxas não me resta opção vamos meter um gato no caminho governo não tá nem aí com povo que que todos sfd corrupto sim é que são o povo deve ser mais unido as empresa que instala o sistema fotovoltaica de que dar em cima vai cair o desenprego ainda mais .só Deus pra salvar o povo brasileiro salve a todos

                                                                                                                                                                                                                  • A solução será com sistemas offgrid, os restos de baterias dos carros elétricos conseguirao facilmente guardar 15kwh para passar com folga uma noite.
                                                                                                                                                                                                                    O disjuntor da rede elétrica convencional só vai ser ligado quando ficar vários dias nublados

                                                                                                                                                                                                                      • Acho que o governo, só defende os interesses dos grandes, como as concessionárias de energia, e prejudica toda a população que poderia ter uma energia barata, e estimulará a economia, pois o setor esta gerando milhoes de empregos. Será que o governo não enxerga isso, em uma epoca de crise que estamos passando

                                                                                                                                                                                                                        • Aproveitem para taxar energia lunar para o ciclo ficar completo(aneel)

                                                                                                                                                                                                                            • Querem taxar para favorecer a ganância do governo, ficam cobrando bandeiras na conta de Energia e prejudicando a geração sustentável, pura incoerência , vergonha desses dirigentes.

                                                                                                                                                                                                                                • Acho que isso não vai passar. Lembrando também que quem colocou o diretor da Aneel, que até hoje está no cargo, foi o Temer, o vice de centro-esquerda da Dilma que governou antes de Bolsonaro.

                                                                                                                                                                                                                                  • Aproveitem para taxar energia lunar para o ciclo ficar completo(anell)

                                                                                                                                                                                                                                      • Aproveitem para taxar energia lunar para o ciclo ficar completo(anel)

                                                                                                                                                                                                                                        • O que eu quero saber se produzir energia apenas para o consumo o sistema implantado vai se pagar em quantos anos, pelo que entendi o excedente seria um lucro, uma poupança que vai ser taxada assim for utilizada, mas não interferiria na amortização do investimento, certo? Alguém pode confirmar?

                                                                                                                                                                                                                                            • Interfere sim. A regra atual é que 100% da energia solar injetada na rede elétrica entra no cálculo da compensação com a concessionária. Então se sua usina solar no telhado da sua casa gerou e injetou em setembro 450kwh/mês mas consumiu somente 380 kwh/mês você teria de saldo 70kwh/mês de saldo que seria utilizado na equação do mês seguinte porque ele é acumulativo por até 60 meses. Na regra nova proposta, dos 450kwh/mês gerado por sua usina e injetado na rede elétrica, somente 306kwh/mês (68%) seria considerado para o cálculo. Assim na opção atual vc não pagaria nada pela conta do mês enquanto na nova regra você pagaria a diferença (380 de consumo - 306 gerado = 74kwh/mês). Finalmente como a compensação do valor não sera integral ou porque você vai ter de gerar mais (mais placas, etc) o payback será maior, em maior tempo do que é hoje.

                                                                                                                                                                                                                                              • Pra esse tipo de coisa que deve ter PROTESTO não podemos aceitar isso é um ABSURDO!

                                                                                                                                                                                                                                                  • São as empresas privadas mostrando quem manda no país.

                                                                                                                                                                                                                                                      • anel só tá do lado das empresas distribuidoras de energia o povo que se lasque, em vez de agradecer a população que quer produzir a sua própria energia aliviando o sistema sobrecarregado principalmente no período seco, praticamente vai ser um tiro no pé

                                                                                                                                                                                                                                                          • Intervenção e investigação já na ANEEL. Não justifica em tão pouco tempo de criação, mudanças na regra.
                                                                                                                                                                                                                                                            Faça parte desta corrente. Post o máximo. Vamos fazer a diferença.

                                                                                                                                                                                                                                                              • Brasil pra variar nadando contra a corrente. Aneel representa o lobby das distribuidoras de energia. Enquanto o mundo desenvolvido estimula adoção de fontes de energia sustentáveis. O país desestimula e pior lesa os consumidores.

                                                                                                                                                                                                                                                                  • É simples, usa sistema totalmente off-grid. O on-grid é muito falho se faltar energia na rua você não terá em casa

                                                                                                                                                                                                                                                                      • Qual mesmo a diferenca entre a Eneel e Aneel; há sei, são duas porcarias!
                                                                                                                                                                                                                                                                        Essa aAnnel, que deveria defender os interesses do país e dos consumidores, associou-de ao que há de mais podre e suga o sangue do brasileiro através dessas concessionárias estrangeiras; muito estranho!

                                                                                                                                                                                                                                                                          • Instalei um sistema de energia fotovoltaica na minha casa mais sempre pensei que não ficaria sem taxação por parte dás operadora de energia pois no Brasil e sempre o consumidor final que paga tudo

                                                                                                                                                                                                                                                                              • Já imaginava... temos uma das energias elétrica mais cara do mundo, um país tão ensolarado pra nada... Tenho vergonha em ser brasileiro.

                                                                                                                                                                                                                                                                                  • E só colocar o investimento na econ energia solar compartilhado mil reais que já da para pagar tua conta para sempre mais informações (86)998642239 msg

                                                                                                                                                                                                                                                                                      • O incentivo governamental é ilusório pois a arrecadação de ICMS em cima do consumo chega até 25 por cento e o governo não vai abrir mão deste imposto.

                                                                                                                                                                                                                                                                                          • Ficará cada vez mais barato o preço dos Painéis Fotovoltaicos, em 2008 custava em média 1600 reais hoje você encontra de 500 a 800 reais vai cair mais, quem entrar agora na produção GD Geração Distribuída nunca perderá !

                                                                                                                                                                                                                                                                                              • Bom dia !

                                                                                                                                                                                                                                                                                                A energia solar, e o melhor custo benefício de todos os tempos ,porém vivemos em um País que a corrupção está em todas as esferas, Já Já vai querer cobrar imposto sobre a nossa fonte inesgotável que é o SOL....as concessionárias estão fazendo pressão porque em 20 anos teremos um País auto-sustentável em energia elétrica limpa, elas deixarão da faturar milhões por isso esse retrocesso da ANEEL. Espero que não aconteça e deixem o povo Brasileiro ganhar alguma coisa..... pois até hoje só pagamos !!!!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Novembro 2019

                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Especiais

                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                                                                                                                                                                  TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                                                                                                                                                                  TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular