LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pó de ferro é o combustível do futuro com reutilização infinita, segundo pesquisadores

28 de fevereiro de 2020 12

Diminuir ou zerar o uso de combustíveis fósseis ou que causem danos ao meio ambiente é uma das metas atuais dos grandes cientistas. Hoje em dia já temos carros elétricos que são tão potentes quanto os movidos à gasolina ou álcool e temos exemplos de tecnologias que podem armazenar energia sem uso de baterias químicas, agora o pó de ferro parece uma ótima solução para gerar energia sem criar resíduos.

É o que dizem pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda. Segundo eles, o pó de ferro pode gerar energia térmica durante a sua combustão, que pode ser convertida facilmente em energia elétrica. A vantagem é que esse composto não emite CO2, o dióxido de carbono, que é um dos grandes causadores do efeito estufa.

Pó de ferro visto no microscópio

Outros materiais são desvantajosos principalmente porque emitem esse gás quando entram em combustão, indo contra o estudo atual dos pesquisadores. Além disso, o pó de ferro pode ser reutilizado com o uso de hidrogênio no material restante, uma espécie de ferrugem que pode, por meio desse processo, criar energia novamente. Niel Deen, que é professor e um dos líderes da pesquisa disse:

"Ao obter o pó de ferro a partir da ferrugem, você recarrega a bateria. E você pode fazer isso uma vez atrás da outra."

Outras vantagens giram da nova alternativa, como a capacidade de reutilização e ainda a abundância dele em nosso planeta, o que elimina qualquer tipo de preocupação com escassez dele no futuro. O hidrogênio, que é utilizado, também pode ser encontrado em abundância na Terra e é obtido por meio de fontes não poluentes.

Por enquanto, os experimentos estão sendo conduzidos graças ao financiamento de uma empresa da província de Noord-Brabant pelo consórcio Metal Power, com apenas uma instalação.

O projeto deve ser apresentado para investidores ainda neste ano que devem ser de 3 áreas, principalmente do setor marítimo, químico e principalmente usinas termoelétricas. Ainda não se sabe se é possível utilizar o pó de ferro como combustível para automóveis.


12

Comentários

Pó de ferro é o combustível do futuro com reutilização infinita, segundo pesquisadores
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2