LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Justiça brasileira não deverá punir Apple por episódio de redução de desempenho em iPhones antigos

06 de março de 2020 51

Nos Estados Unidos a Apple precisará desembolsar uma grana alta após o batterygate: até US$ 500 milhões serão usados para reembolsar em US$ 25 cada comprador de um iPhone que tenha passado pelo problema no iOS 10.2.1.

Para quem não lembra, em 2017 a Apple se viu em uma polêmica depois que foi descoberto que a atualização em questão reduzia o desempenho dos seus celulares mais antigos, visando preservar a saúde da bateria. Segundo a empresa, essa medida foi adotada para evitar desligamentos súbitos, mas não evitou a frustração geral. Assim, tentou minimizar danos oferecendo troca de baterias a preços mais baixos e liberando um novo update que passou a permitir que o usuário escolhesse se reduziria o desempenho do dispositivo ou não.

Para quem eventualmente ficar animado com a possibilidade de receber um reembolso por aqui, as notícias não são muito boas: diversas decisões judiciais apontam para o não entendimento de obsolescência programada por parte da empresa.

A Secretaria Nacional do Consumidor, por exemplo - que é órgão ligado ao Ministério da Justiça - arquivou uma investigação nesse sentido por entender que não havia provas suficientes e que as correções necessárias foram providenciadas pela companhia; ministérios públicos regionais, como do Rio de Janeiro e Paraná, foram pelo mesmo caminho.


O único processo que chegou a andar foi o movido pelo IBDI, Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática. Mesmo assim, em primeira instância o TJDF considerou a causa improcedente, e na instância recursal o desembargador do caso também julgou a causa improcedente.

Agora, com a novidade no processo norte-americano, o IBDI levou o caso ao STJ e STF. Por mais que reflita o mesmíssimo comportamento por parte da empresa, é válido ressaltar que cada território tem suas próprias leis, e um apanhado geral do caso não indica uma decisão favorável aos consumidores.

Vale observar que esse problema afetou modelos mais antigos. Então se o seu modelo, por exemplo, já saiu de fábrica com o iOS 11, você já não teria mesmo como ser uma parte beneficiada com um desses processos.

E você, acha que a Apple deve ser punida judicialmente por esse comportamento com os celulares antigos? Conte para a gente nos comentários!


51

Comentários

Justiça brasileira não deverá punir Apple por episódio de redução de desempenho em iPhones antigos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista