LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Contra a vontade de Trump! Brasil aprova participação da Huawei no leilão do 5G

30 de março de 2020 30

A Huawei não será vetada pelo Brasil de participar do leilão que determinará a implantação do 5G no Brasil. Embora o veto estivesse em discussão por questões de segurança, o Gabinete de Segurança Institucional publicou na última sexta-feira, 27, os requisitos de segurança necessários.

O Gabinete era visto como última resistência à empresa chinesa, já que tinha uma visão de que os equipamentos da Huawei pudessem comprometer a segurança de dados.

Em entrevista ao TudoCelular em janeiro de 2020, o gerente de Go To Market da Huawei no Brasil, Daniel Dias, afirmou que a tecnologia 5G da empresa está pronta para o estágio comercial, esperando apenas o leilão para ser comercializada. O executivo considera o Brasil um mercado muito grande e importante para a empresa.

A solução de 5G da Huawei já está pronta, e a Huawei já tem diversos contratos em muitos países, e aqui no Brasil temos à disposição do mercado essas mesmas soluções. Tão logo sejam disponibilizadas as frequências do 5G, a Huawei já está com a solução pronta para poder equipar o mercado brasileiro. O Brasil é um mercado muito grande e importante para a Huawei, que mantém sua presença no Brasil forte pelo fato de ser um mercado muito importante para nós.
Daniel Dias, gerente de Go To Market da Huawei no Brasil


O veto à presença da Huawei é um movimento da administração Trump a países aliados. O argumento do presidente estadunidense é que a utilização do equipamento chinês pode colocar a soberania de clientes em risco. Essa justificativa levou os EUA a cortar a empresa da lista de empresas confiáveis, o que levou a empresa a interromper negócios com o Google, por exemplo.

Por outro lado, a liberação da Huawei acontece pouco depois da conversa entre o presidente brasileiro e o chinês Xi jinping, movimento que aconteceu depois da crise diplomática provocada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, crítico contumaz da companhia chinesa e forte apoiador da gestão Trump.

Tratado militar

Embora não haja proibição da participação da Huawei, um tratado militar assinado recentemente entre Brasil e Estados Unidos pode dificultar a entreda da empresa no país, e o mesmo vale para o outro lado. O Brasil confirmou ainda a intenção de participar da iniciativa América Cresce, uma resposta ao investimento chinês em infraestrutura.

Ainda no Brasil, foram estabelecidas regras para evitar o monopólio de uma única empresa. O texto do GSI diz que as prestadoras devem subcontratar fornecedores distintos. A expectativa é de que o leilão - que deve acontecer ainda em 2020 - movimente cerca de R$ 20 bilhões, além de três licenças nacionais e duas regionais. Operadoras devem ainda se comprometer cível e criminalmente em caso de vazamento de dados pessoais.

Relembre a entrevista do gerente da Huawei no Brasil:


30

Comentários

Contra a vontade de Trump! Brasil aprova participação da Huawei no leilão do 5G
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2