LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Periferias: Vivo diz que burocracia para antenas nas cidades atrapalha avanço da cobertura

10 de junho de 2020 7

Em uma transmissão ao vivo ao jornal Valor Econômico na segunda (08), o CEO da Vivo, Christian Gebara, comentou sobre as dificuldades de expandir a cobertura da operadora para periferias.

Para ele, as leis municipais dificultam a melhora da cobertura de telefonia móvel nas periferias. Isso porque hoje o país conta com mais de 300 legislações diferentes na hora de empresas de telecomunicações instalarem antenas nas cidades. Algumas exigem largura mínima nas ruas, o que dificulta a geografia de comunidades e outras regiões de altíssima densidade habitacional.

Ainda para Gebara, a legislação de Porto Alegre seria um "exemplo" para outros municípios, já que retira algumas burocracias e facilita a ampliação da rede de acordo com a demanda.


Outra preocupação do CEO da Vivo manifestada na live ao veículo diz respeito à implementação de redes 5G no país. Ele ressalta que a nova tecnologia exigirá mudanças de infraestrutura, o que por tabela implica na instalação de mais antenas.

Para ele, se o país não se modernizar após a pandemia, o Brasil ficará para trás na corrida do 5G. Vale destacar que nosso leilão das faixas que operarão a tecnologia ainda não aconteceu.

Por último, vale lembrar que assuntos de telecomunicações são de alçada federal. Visando desfragmentar tantas legislações específicas locais, o governo federal editou em 2015 legislação para a padronização de instalação de antenas em todo território federal. Enquanto o assunto não era tratado pela esfera federal, municípios detinham a liberdade de tratar localmente sobre o tema. Com a competência do tema devolvida, por questões hierárquicas valeria a palavra federal.

Porém, mesmo com legislação criada em 2015, ficou faltando o regulamento que dá efetividade e cria as ferramentas para a operação do novo entendimento legal. Ele é prometido desde 2019, e enquanto não sai, as cidades seguem tendo a palavra sobre o tema.

E você, tem boa cobertura da sua operadora na região em que mora? Conte para a gente nos comentários!


7

Comentários

Periferias: Vivo diz que burocracia para antenas nas cidades atrapalha avanço da cobertura
  • Me preocupa é uma antena desativada, abandonada sem responsabilidade pelos danos que poderá causar quando desmontada por vândalos, pois a mesma está em um terreno sem nenhuma segurança e aberto, e quem se diz responsável não toma atitudes para o desmonte da mesma há mais de 6 meses, mesmo sendo contatado pelos vizinhos, pois esperam a mesma cair causar danos materiais e pessoais pondo vidas em risco de todos os que moram em volta do raio, para só depois lamentar. Isto ocorre em Porto Alegre na Rua Banco Inglês, esquina com a Rua Banco da Província.

      • se não é seguro para a vida em geral, humana e nao humana, entao nao deve ser aprovada nunca. E é sim muito perigosa segundo todos os estudos que li

          • Az operadoras inventam desculpas e não vejo ninguem com soluçoes! Pra muita gente ainda fica sem sinal com aparelho dentro de casa fora a ma qualidade do sinal quando oscila....
            Queria saber o pirque de não agilixar esse 5G

              • Isso não é uma desculpa. O que ele falou tem total coerência. Em São Paulo, capital, chega a demorar 2 anos uma resposta de autorização pra instalar uma antena. Fora legislação muito antiga, de uma época que se achava perigoso estar próximo de uma antena, como se ela emitisse radiação, que cria diversas regras. Não pode estar a tantos metros de uma escola, não pode estar a Km de hospital, não pode estar visível olhando a 90º do chão... muitas bobagens.

                • E por causa dessa burocracia toda, o 5G só vai começar operar aqui no final de 2022.

                  • Esse Brasil é burocrático de mais, deve ser por isso que nem o 4G funciona direito, até pra instalar uma nova antena é burocrático %uD83D%uDE29.

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Especiais

                      Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                      Software

                      Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2