Economia e mercado 08 Jun
Com a aproximação do lançamento do console PlayStation 5, informações mais técnicas a respeito do hardware do dispositivo, bem como de eletrônicos que serão conectados a ele passam a ser de alta importância para a indústria de desenvolvimento de games, que depende de muitos fatores para determinar a configuração dos títulos.
Recentemente um ex-engenheiro de software do PS5 informou no Twitter que alguns jogos serão limitados a 30 fps não por vontade das empresas, mas por necessidade de enquadrar a fluidez nas configurações de SmarTVs que não possuem muitos avanços tecnológicos que permitam uma aplicação mais robusta.
Segundo Matt Hargett, isso deve-se ao fato de muitas TVs com tecnologia HDR em 4K serem mais caras do que a maioria do público-alvo da Sony para este videogame pode pagar. Caso a empresa forçasse as desenvolvedoras a darem mais poder de fogo aos títulos faria com que fosse necessário o investimento em um novo eletroeletrônico.
Alguns jogos da nova geração até rodarão a 60 fps, mas alguns que já foram anunciados ficarão limitados a 30 fps. Quando as tecnologias HDR 4: 2: 0 em 4K, 60hz, 4K 4: 2: 2 e 30hz estiverem mais populares, provavelmente veremos um belo update na indústria gamer.
Is it feasible to make this optional? Some games already allow you to turn off the frame limit or let you choose between quality/performance. I'd like to run some games at 120hz but I'd allow the resolution to drop to 1440 or lower.
— Evert (@EvertBouw) June 9, 2020
Um exemplo de título que vai adotar essa tática de otimização e "Assassin's Creed Valhalla", que foi um dos primeiros jogos anunciados para PlayStation 5. Isso vai fazer com que o tempo de carregamento dele seja mais rápido e até a jogabilidade mais fluida, mesmo que se perca um pouco de qualidade de imagem.
Obviamente que o fato do PS5 possuir suporte ao 4K já vai fazer com que essa limitação não seja tão sentida na prática, mas não deixa de ser algo negativo para quem é mais entusiasta.
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