
Economia e mercado 02 Set
Nesta semana, o Banco Central antecipou para o dia 5 de outubro a implementação do PIX no Brasil – antes previsto para novembro. Ele consiste em uma nova modalidade de pagamento de forma instantânea que utiliza a tecnologia no processo.
Para receber um PIX, será necessário acessar o aplicativo da instituição financeira onde tem conta e fazer o registro de uma chave de endereçamento, a qual irá vincular o seu número de celular, e-mail ou CPF/CNPJ à conta. O cadastramento nessa plataforma deverá ter início antes do lançamento oficial.
Como explica o especialista em regulação José Luiz Rodrigues, a nova funcionalidade os bancos participantes criarão uma espécie de “Conta Transacional”, responsável pelas transações em tempo real durante os sete dias por semana.
“Para que o PIX funcione, as instituições participantes deverão oferecer aos seus clientes, usuários finais, uma Conta Transacional, que é uma conta cuja finalidade é o pagamento e o recebimento de pagamentos instantâneos. Esta conta pode ser de depósito à vista, poupança ou de pagamento pré-paga. Tais operações de pagamentos instantâneos contarão com infraestrutura de liquidação centralizada, o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI).”
José Luiz Rodrigues
Especialista em regulação e sócio da JL Rodrigues, Carlos Átila & Consultores Associados
A participação na iniciativa é obrigatória para instituições financeiras e de pagamentos autorizadas a funcionar pelo Bacen com mais de 500 mil contas de clientes ativas.
Rodrigues acrescenta que o objetivo do Banco Central com o PIX seria “trazer tecnologia, agilidade, inclusão e competição para o mercado, sempre com segurança e conveniência”.
A nova modalidade chega para ser acrescentada às demais já existentes, como DOC, TED, boletos e cheques.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários