LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Uber na justiça: Tribunal do Trabalho do RS afirma que app não tem vínculo empregatício com motoristas

11 de dezembro de 2020 4

O Uber é um aplicativo que presta um serviço essencial atualmente, entretanto ele já se envolveu em muitas disputas judiciais como a ocorrida em Londres em setembro, onde o serviço venceu e pode continuar operando na cidade. Agora mais uma decisão em favor do app foi proferida, dessa vez pelo Tribunal do Trabalho do RS ao afirmar que o aplicativo não tem vínculo empregatício com seus motoristas.

A decisão foi proferida em segunda instância pelo juiz Carlos Alberto May do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e foi divulgada ontem (10). Segundo ele:

O Uber não impõe qualquer tipo de meta e que o motorista é livre para atuar na frequência e nos horários que lhe são mais convenientes, bem como para estabelecer, juntamente com o cliente, a melhor rota a ser seguida.

Dessa forma, o juiz concluiu dizendo que o aplicativo cria uma " situação que se aproxima de parceria civil, não se revestindo da subordinação que tipifica a relação de emprego." Isentando-o de pagamento de verbas trabalhistas aos motoristas.


Dessa forma, o tribunal praticamente decidiu que o trabalho exercido pelos motoristas é autônomo por considerar que o veículo utilizado no trabalho é do próprio condutor, além de não exercer poder diretivo sobre eles. Outras decisões semelhantes já foram estabelecidas anteriormente no país como a proferida em fevereiro pela 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, por exemplo.

No total, o aplicativo já coleciona mais de 600 vitórias em tribunais que decidiram a favor da empresa em relação a motoristas que pedem que direitos trabalhistas sejam pagos por ela, dessas, mais de 100 foram julgadas em segunda instância pela Justiça do Trabalho.

Por outro lado, a disputa entre esses dois lados deve continuar, visto que o argumento dos motoristas é que eles não podem negociar o preço livremente, enquanto que eles também obtém mais clientes graças a plataforma, que faz diversas exigências a esses trabalhadores para que a utilizem.

Saiba mais

4

Comentários

Uber na justiça: Tribunal do Trabalho do RS afirma que app não tem vínculo empregatício com motoristas
  • O grande problema é que Uber e 99 são mundo sem lei, pois eles fazem o que querem, manipulam tudo da maneira que querem e ninguém faz nada.

      • Isso que da aceitar os termos sem ler kkkkjj

          • Com todo respeito a quem trabalha com Uber / Ifood mas as empresas estão mais do que certas.
            Todo mundo tem seu direito de correr atrás do s seus direitos mas vamos tb ter um pouco de noção né? Empresa nenhuma botou arma na sua cabeça pra tu alugar tua bike / moto / carro e teu tempo a trabalho para elas. São apenas formas de complementação de renda. SE vcs querem fazer de salário, alguma coisa tá errada aí.
            Se todo mundo começar a se achar no direito, Uber / Ifood não terão mais os preços competitivos que todos querem, quiçá se não abandonarem

              • Quer definir o preço da corrida? Cria um aplicativo para chamar de seu e a partir daí coloque seu preço. É sério, tem pessoas querendo definir o valor do serviço do outro! Lembro dos problemas que tive com táxi no RJ, lugar péssimo para pegar táxi.

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista