LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

E agora? Conexão 5G interferirá na recepção de antenas parabólicas no Brasil

01 de março de 2021 19

A conexão 5G representa uma grande avanço da conectividade que trará um enorme progresso tecnológico para o Brasil, entretanto a frequência utilizada interferirá nas antenas parabólicas, que ainda são utilizadas por 6,5 milhões de pessoas no Brasil como forma única de ter acesso aos canais de TV de acordo com um estudo realizado em 2017.

Entenda agora como será possível continuar tendo recepção com essa mudança.

Começando com o leilão do 5G, que teve seu edital aprovado em 26 de fevereiro. Nele as frequências de 700MHz, 2,3GHz, 3,5GHz e 26GHz serão vendidas para uso por determinadas operadoras. O evento deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2021.

O problema para as parabólicas é que elas utilizam frequências entre 3,7 GHz a 6,45 GHz, então o 5G causará interferência no sinal ao utilizar o espectro de 3,3 GHz a 3,7 GHz.


Entretanto, o edital do leilão do 5G determina que as operadoras que comprarem lotes para essas frequências terão que distribuir kits contendo antenas e receptores para usuários de parabólicas para que eles possam continuar tendo acesso a programação regional sem interferências. O processo será similar a mudança da TV analógica para digital e ocorrerá nos próximos 2 anos.

Carlos Baigorri, conselheiro da Anatel, esclareceu:

As pessoas vão receber um kit gratuito, que vai conter uma antena menor, como a da Sky, pois a parabólica vai parar de funcionar.

Dessa forma não é preciso se preocupar de imediato, visto que a implantação do 5G deve levar um certo tempo e o novo equipamento deve chegar às lojas no período citado, além de ser disponibilizado gratuitamente para usuários de parabólicas no futuro.

Saiba mais


19

Comentários

E agora? Conexão 5G interferirá na recepção de antenas parabólicas no Brasil
  • Uma dúvida, eu utilizo internet via rádio que opera na faixa de 5.8ghz, será que haverá algum tipo de interferência?

    • O edital determina que as operadoras que comprarem lotes do 5G deverão distribuir receptores e antenas menores para os brasileiros que utilizam parabólicas. Além disso, segundo a Anatel, o processo será coordenado por uma entidade que ainda deve ser criada e que ficará responsável pela distribuição e instalação dos equipamentos. A mudança deve durar dois anos.O conselheiro da Anatel, Carlos Baigorri, afirmou durante coletiva de imprensa na última sexta-feira (26) que o processo será semelhante ao da mudança de TV analógica para a digital, que começou a ser feita no início de 2015 em vários municípios do país. "As pessoas vão receber um kit gratuito, que vai conter uma antena menor, como a da Sky, pois a parabólica vai parar de funcionar", explicou.O levantamento mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), feito em 2017, informa que 6,5 milhões de residências no Brasil contam apenas com antena parabólica para ver TV.Fonte: TecMundo

        • Título tendencioso como sempre

            • Depois reclamam da falta de investimento internacional no país, mas qual empresa de fora tem o desejo de investir no ramo de telefonia sabendo que já vai arcar com os custos da TV por satélite?

                • A empresa Vivo desde que chegou ao Brasil NUNCA teve prejuízo, NUNCA.

                    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc ta é louco

                      Ramo de Telecomunicações é que está e sempre vai dar uma boa grana agora vem cá e me explica uma coisa:
                      Nas Cidades de menos de 100 mil habitantes e que estão longes dos grandes centros ou capitais de serviços nesse país quem está levando internet seja por via rádio ou fibra optica são as pequenas empresas de provedores
                      procure pesquisar mais sobre o assunto TELECOMUNICAÇÃO NO BRASIL
                      JUVENIL HAHAHAHA

                        • Várias tentaram comprar a Oi, então provávelmente muitas.

                          • Os clientes pré pago terão que esperar bastante, talvez a partir de junho de 2022 as operadoras liberem o acesso.

                              • Acredito que até o final desse ano já tenhamos o 5G nas capitais, pois as operadoras não vão esperar até junho, elas devem lançar o 5G muito antes, principalmente para fidelizar clientes no pós pago %uD83D%uDE0F.

                                  • A maioria das pessoas que utilizam a antena parabólica são do interior, nas capitais quase não se vê parabólica, pois tem sinal de TV digital.

                                      • NÃO É BEM ASSIM NÃO TEM MUITOS BAIRROS AQUI EM SÃO PAULO PRINCIPALMENTE NA PERIFERIA LONGE DAS ANTENAS DE TRANSMISSÃO ONDE NÃO EXISTE SEQUER SINAL DE TV DIGITAL E TEM GENTE QUE USA O PRÉ PAGO COMO OPÇÃO POIS SE TEM UMA BOA IMAGEM E RECEPÇÃO VIA SATÉLITE

                                          • Sim, vai levar um bom tempo pra afetar algum grupo considerável.Até em algumas cidades menores já tem sinal digital desde que o 4G 700mhz chegou nelas. Boa parte que tem parabólica tem é na zona rual

                                            • esse governo eh uma piada

                                              • Quem ainda tem antena parabólica deveria criar vergonha na cara e parar e atrasar a inovação tecnológica do país para ficar vendo Ratinho e etc...

                                                  • Vai achando que é todo mundo que tem acesso a tv a cabo ou tem condições de pagar para ver tv, precisa sair da sua bolha e ver como o Brasil é.

                                                      • olha as besteiras que tu fala então só nas grandes cidades todo mundo tem vez cria vergonha na cara vc e pare de comentar asneira aqui e vai estudar sobre o País mais um pokinho lazarento

                                                        • poha toda hora um atraso pro 5g

                                                            Android

                                                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                            Android

                                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                            Android

                                                            Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                                                            Android

                                                            Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020